quarta-feira, 18 de setembro de 2019

MOTIVOS CERTOS


Paulo afirmou em 1 Coríntios 13.3: “Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo... mas não tiver amor, nada disso me valerá.”

Paulo usa a partícula “se” para estabelecer uma possibilidade. Ele ensina que alguém pode sacrificar tudo o que tem para buscar servir aos pobres. A pessoa pode estar envolvida num programa de distribuição de alimentos ou contribuir para que isso ocorra, mas se sua motivação não for o amor, nada vale. 
A reflexão chocante de Paulo é que sem amor, o que se faz não tem valor. Sem amor o tempo e o esforço são desperdiçados. Fazer coisas boas e doar algo por obrigação, por pressão de um grupo, por culpa, pelo desejo de reconhecimento, retribuição ou simplesmente para deduzir no imposto de renda, mas sem amor, não significa nada diante de Deus. 


O princípio básico do texto é que devemos profundamente sondar nossas motivações. Podemos nos tornar vítimas até mesmo de nossas boas ações. Podemos doar errado. O amor sempre é demonstrado pelo auto sacrifício, mas nem todo auto sacrifício é um ato de amor. 
Podemos doar  ou fazer qualquer outra coisa por culpa ou porque queremos obter um favor especial de Deus.  
Mas o Senhor Jesus nos ensinou em Mateus 6.1: "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.” 

Se seu motivo para abençoar algo ou alguém é obter a aprovação dos homens, seus elogios serão sua única recompensa. Mas se você estiver motivado pelo amor a Deus, Ele o recompensará. O que lhe motiva a abençoar e ajudar outros ? 


Antes de ajudar outros, olhe para dentro de seu coração e certifique-se de que seus motivos são retos e justos diante do Senhor. 

O único motivo aceitável diante dEle é o amor.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

ESPERANDO E CONFIANDO EM DEUS


Olhando para a sua situação atual, o que você realmente está esperando Deus fazer?

Paulo esperava e confiava em Deus. Ele afirmou em 2 Coríntios 1.9: “Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos.”

Paulo esperava e confiava que Deus o libertaria. Ele aprendeu que havia algo que ele nunca poderia controlar, e deveria aprender a manter suas expectativas em Deus.

Como Paulo, você precisa também aprender a esperar e confiar somente em Deus. Sempre haverá “becos” em sua vida. Quando eles chegarem nem sempre você terá as soluções. É preciso então que você recorra a Deus, buscando dEle uma solução sobrenatural.


Você até pode questionar: Por que Deus permite minha vida ficar tão difícil e sem controle?
A resposta é simples: Deus permite para levá-lo a esperar e confiar totalmente nEle.
Ele permite para que você substitua sua própria sabedoria, ingenuidade e esperteza, e aprenda a depender e confiar em Sua sabedoria celestial.

Quando Paulo aprendeu a depender e confiar somente em Deus, ele disse em 2 Coríntios 1.9,10: ...para que não confiássemos em nós, mas em Deus... o qual nos livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.


Quando sua esperança e fé estão somente em Deus, Ele age a seu favor. Ele fará grandes milagres para que fique extremamente claro que foi Ele quem agiu.  Mais do que qualquer coisa que você deseja que seja mudado, Deus quer mesmo é transformar sua vida.

Deus quer que você aprenda a manter suas expectativas, esperança e confiança somente nEle.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A BUSCA CERTA


O mundo lhe ensina que a verdadeira vida encontra-se em ter e acumular coisas. A mídia e a cultura tentam vender que sua vida depende de ter algo para ser alguém.

O perigo é quando as “coisas” tornam-se a razão de seu viver, e por alguma razão você as perde, sua decepção e frustração serão grandes.

Felicidade, bens, dinheiro, amigos, fama e status é o que devemos buscar nessa vida? 
Jesus ensina que não.


Jesus, em Lucas 12:15-21, conta a seguinte história: “...Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. Então Jesus contou a seguinte parábola: — As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! — disse para si mesmo. Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se. Mas Deus lhe disse: Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? Jesus concluiu: — Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.”
Lembre-se que tudo passa! As coisas da vida precisam ser MEIO e nunca um FIM em sua vida.


A busca certa é aquela que lhe faz centrar e focar em Deus. 
Pois, a pergunta de Jesus a você também poderá ser esta: 

“Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?”

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...