Hoje — mais do que nunca — há uma forte preocupação com a saúde. Sabemos da importância da saúde física. Contudo, somos tendentes a negligenciar a saúde da alma.
Paulo afirmou em Romanos 14.17: "O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”
É preciso buscar a saúde da alma. Em primeiro lugar, ninguém poderá ter uma alma saudável se não se alimentar somente de Jesus; ter um encontro pessoal com Ele. Ele é o alimento principal da alma.
Jesus afirmou em João 6.35: “…Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”
Você precisa ter esse encontro com Jesus; precisa crer nEle, centrar-se nEle e se submeter a Ele. Ele precisa ser o Senhor de sua vida. Esse é o primeiro passo para uma alma saudável.
Em segundo lugar, a alma precisa manter-se nutrida diariamente.
A receita dada pelo próprio Senhor Jesus está em Mateus 4.4: “...Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Se você se entregou a Jesus, agora precisa manter-se nutrido nEle, lendo, ouvindo, estudando e obedecendo Sua Palavra.
Em terceiro lugar, uma alma nutrida precisa jogar fora as “toxinas” espirituais. Uma alma saudável leva em conta a confissão dos pecados. Em 1 João 1.9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Cuide bem de sua saúde física, mas busque também e prioritariamente a saúde de sua alma. Entronize a Jesus em seu viver e estabeleça hábitos espirituais.
Lembre-se: nada pode ser melhor hoje e na eternidade do que uma alma saudável.