segunda-feira, 8 de agosto de 2022

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”

Nesse texto, Salomão ensina que é fácil saber se alguém teme ao Senhor ou não. Aqueles que O temem, buscam andar de uma forma que O agrada; buscam viver de um modo justo e reto. Os que não O temem, sempre escolhem os caminhos do pecado.

A busca pela obediência é um perfil daquele que realmente teme ao Senhor, enquanto a desobediência e desprezo à palavra de Deus é o retrato claro e definido dos que não O temem.

O temor do Senhor é um estilo de vida que obedece a Deus e guarda Seus mandamentos. O Senhor Jesus disse em Joāo 8.31: “…Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos.” Temer ao Senhor também implica em odiar e fugir do pecado. Provérbios 8.13 declara: “O temor do Senhor consiste em odiar o mal...”

Você não deveria acreditar nem em você e nem nos que apenas dizem temer ao Senhor, se as ações não provam isso. Boas árvores dão bons frutos; árvores más dão frutos maus. Se o seu coração for bom, suas ações serão boas. Você não poderá produzir boas ações se o seu coração não for sincero para com Deus, pois suas ações ou manifestam seu amor e temor por Ele, ou revela seu compromisso com o pecado.

Assim, avalie o seu temor ao Senhor. Disponha-se a confessar a Ele cada incoerência ou hipocrisia. Peça a Ele por um coração puro, pois, suas ações são sempre uma demonstração externa da realidade do seu coração e a demonstração se você teme a Ele ou não.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O ALICERCE DA VIDA ESPIRITUAL

Jesus terminou seus ensinos no Sermão do Monte, afirmando em Mateus 7.24-25: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” 

A conclusão de Jesus no texto é muito simples: Você enfrentará grandes tempestades na vida, mas o que fará a diferença é se você estiver obedecendo as Suas palavras. 

Você precisa certificar-se de que sua vida espiritual está alicerçada em um correto, sério e obediente relacionamento com Jesus. Nunca alicerce sua vida espiritual com base nem na experiência e nem nas emoções. Ambas são como areia, inconstantes. Pergunte a si mesmo: que alicerce estou construindo minha vida espiritual? Sou um bom ouvinte ou um praticante da Palavra? 

Se você não colocar em prática o que tem ouvido das palavras de Jesus, sua vida não estará sólida. Você não ganha nem um mérito diante de Deus simplesmente porque gosta de ouvir Suas verdades. Você somente terá sua vida transformada quando decidir praticar o que ouve. 

Por isso, alicerce sua vida espiritual somente em Jesus e em Sua Palavra. 
Ele e Suas verdades são a rocha onde você deve construir sua vida espiritual. 
Fora disso, tudo é perda tempo, esforço e recursos. 

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...