IMAGINAR PODE AJUDAR NOSSA SAÚDE MENTAL
1 – É POSSÍVEL CONDUZIR O PENSAMENTO A NOSSO FAVOR? A IMAGINAÇÃO PODE SER BENÉFICA PARA SAÚDE? COMO ISSO É POSSÍVEL?
Considero possível e muito desejável que pratiquemos o ato de conduzir pensamentos. Temos duas opções: deixar nossa cabeça, nosso pensamentos vagarem ao sabor de nossas ansiedades e medos ou podemos tomar as rédeas de nossas cabeças. A imaginação é um instrumento poderoso para este auto controle, pois somos muito mais responsivos às imagens do que a apenas ideias abstratas. Quando damos oportunidade a nossa própria mente para desenvolver imagens mentais positivas estamos construindo uma atitude interna muito mais poderosa.
2 – FANTASIAR UMA CENA PRAZEROSA PODE TRAZER UMA SENSAÇÃO DE FELICIDADE MESMO AQUILO NÃO SENDO REALIDADE? PORQUE ISSO OCORRE COM A NOSSA MENTE?
Nossa mente não distingue se a imagem é real ou imaginada e reage da mesma forma. Uma prova disto são estudos onde pessoas treinam mentalmente que estão na quadra de basquete praticando cestas, e depois de alguns dias estas pessoas , quando comparadas com um grupo que não treinou, demonstram claramente que melhoraram. Isto quer dizer que tudo o que você imaginar será percebido como real. Outra prova disto são as pessoas com tendência a ruminar, que passam horas pensando nas possíveis coisas desagradáveis que elas imaginam que irão ouvir do patrão, amigo, etc, e quando encontra estas pessoas reage de forma muito desagradável e incompatível com o que esta pessoa realmente falou.
Fantasiar cenas prazerosas trazem tanta felicidade quando fantasiar cenas desagradáveis tras infelicidade.
3 – A IMAGINAÇÃO ACONTECE QUASE QUE NATURALMENTE, EM QUE SITUAÇÕES, ELA PODE SER PREJUDICIAL? IMAGINAR CENAS RUINS PODE AFETAR NOSSOS PENSAMENTOS E AÇÕES NO DIA A DIA?
A imaginação ocorre naturalmente conforme o histórico de vida da pessoa, ou seja se ela tem vivido coisas interessantes sua imaginação será positiva, mas se ela teve muitas experiências negativas tenderá a ter pensamentos e imagens internas negativas, mas nada impede de que a pessoa não se deixe dominar pelo que já vem acontecendo e permita que nossas possibilidades tomem conta de sua mente imaginando outras cenas mais positivas.
4 – IMAGINAR COMO SERÁ NOSSA VIDA NO FUTURO TEM A VER COM A CONSTRUÇÃO DOS SONHOS? OU SEJA, IMAGINANDO COMO SERIA UM EMPREGO OU UM CASAMENTO IDEAL, PASSAMOS A SONHAR COM ISSO?
Se você se refere aos sonhos que temos à noite a resposta é não. Não podemos comandar o conteúdo dos sonhos, mas se você se refere ao sonho simbólico o sonho de uma vida melhor, sim , quanto mais imaginamos um ótimo emprego e casamento mais teremos recursos para ter atitudes que promovam estas coisas.
5 – É POSSÍVEL CONTROLAR A IMAGINAÇÃO? COMO PODEMOS FAZER ISSO? EXISTE ALGUMA TÉCNICA ESPECÍFICA?
Sim, a psicoterapia é uma forma de reconstruir pensamentos para que possamos imaginar cenas mais produtivas em nossas vidas, mas qualquer um pode fazer de maneira simples, basta separar um tempo para isso, sentar-se confortavelmente, respirar fundo, identificar quais conteúdos seriam os mais benéficos e construir cenas dentro deste parâmetro. Deve ter cuidado para que a mente não escorregue para outros assuntos ou ruminações.
6 – EXISTE ALGUM EXERCÍCIO, POR EXEMPLO, EM QUE USAMOS A IMAGINAÇÃO (IMAGINAMOS CENAS AGRADÁVEIS) PARA INTERROMPER PENSAMENTOS NEGATIVOS E DE PREOCUPAÇÃO OU ATÉ CONTRA A ANSIEDADE?
O melhor exercício é a reestruturação cognitiva, é uma técnica aplicada por psicólogos para que os pensamentos disfuncionais sejam substituídos por outros mais verdadeiros e positivos. Uma dica seria reconstruir seu próprio passado, ou seja, imagine finais diferentes para as situações negativas do passado. Mesmo que você saiba que o que você esta imaginado agora não foi o que realmente aconteceu seu cérebro lhe fornecerá um repertório mais positivo para que novas construções sejam possíveis.
7 – A IMAGINAÇÃO PODE AJUDAR TAMBÉM NA CRIATIVIDADE? COMO E PORQUE EXISTE ESSA LIGAÇÃO?
Creio que tanto ajuda na criatividade como também o oposto é o verdadeiro, a criatividade ajuda na imaginação.
O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Compartilhe com um Amigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário