segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ANSIEDADE - Infantil

Resultado de imagem para ANSIEDADE - Infantil

COMO A ANSIEDADE SE MANIFESTA NAS CRIANÇAS

Crianças podem ser ansiosas tanto por característica de sua personalidade como por consequência de eventos fortes em suas vidas como frustrações, sustos, etc.
Os sintomas podem ser choro sem explicação, acordar no meio da noite com sobressalto, reações abruptas a pequenas coisas, mudanças nos hábitos alimentares, "manhas", apego exagerado com um dos pais, medos sem sentido, etc.

Resultado de imagem para ANSIEDADE - Infantil

SINAIS DE QUE A CRIANÇA PRECISA DE AJUDA COM A ANSIEDADE?

Existem as chamadas “ansiedades boas”, esperar ansiosamente pela festa a prepara a criança para lidar com as situações da festa. 
Não é necessário intervenção para estes casos. 
Mas para crianças que apresentam os sintomas mencionados na pergunta acima é necessário conversar com a criança, oferecer acolhimento e caso os pais não consigam ajuda-la procurar um psicólogo.

Resultado de imagem para ANSIEDADE - Infantil

O QUE CAUSA ESSA INQUIETAÇÃO

Algumas possibilidades como por exemplo: A vontade de ser aceito, de fazer as coisas bem feitas, de não errar, de perder a festa, de não dar tempo para brincar, etc, tudo isso pode causar inquietação - que em níveis mais elevados passa ser chamado de preocupação, medo ou pânico, conforme o caso.
Como ajudar a criança
Identificando o que a deixa ansiosa, qual seu medo, e mostrar que há caminhos que podem ser trilhados e que não há problema algum em falar com um adulto sobre suas dificuldades. 
Caso os pais não consigam sozinhos um psicólogo infantil pode ajudar.


Compartilhe em um segundo!


Um comentário:

Lorena disse...

blog muito interesante recomendei para a minha equipe no colegio objetivo zona norte adorei o post, parabéns pelo conteudo, nos ajudou muito a lidar com essa questão complicada!

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...