Mateus 1.19,20 relata sobre a vida de José: “Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”
Maria estava prometida a José em casamento. Na cultura judaica daquele tempo, o fato de um casal estar prometido um ao outro envolvia um compromisso pessoal entre eles, a família e a sociedade. Para a dissolução do noivado era obrigatório um divórcio.
José ao saber que Maria estava grávida, procurou um divórcio silencioso. Ele sabia que se Maria tivesse sido infiel a ele, seria impossível ir adiante com o casamento. No entanto, por ser um homem correto, ele não queria criar uma dificuldade desnecessária ou prejudicar Maria.
Enquanto José sofria, se incomodava e pensava numa forma correta de lidar com a situação diante de Deus, dele mesmo, de Maria e da sociedade, um anjo enviado pelo Senhor, apareceu a ele em sonho e esclareceu, dizendo: “...José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”
A sociedade de hoje relativiza quanto a um proceder correto e justo. A mentira, o engano, a hipocrisia, as “meias palavras” e o prejudicar os outros têm sido a forma normal e natural de se viver.
Mas a vida de José ensina que você deve dirigir sua vida vivendo corretamente, tomando decisões de uma forma que agrada ao Senhor.
Sempre que você buscar conduzir sua vida de uma forma que honra a Deus, Ele mesmo lhe dará uma clara solução. Aqueles que querem honrá-Lo, Ele também os honrará.