domingo, 9 de setembro de 2018

TRATANDO A IRA



A ira é um problema sério de ordem pessoal e social. Muitos sofrem com cônjuges, pais, amigos e parentes irados. Assim, é preciso lidar com ela de forma eficaz e que agrada a Deus.

Ficar irado não significa que você esteja pecando. Paulo afirmou em Efésios 4.26: “Irai-vos e não pequeis...”

 Paulo ensina nesta passagem que você não pode permitir que a ira o leve ao pecado. O problema é que se aprende a lidar com a ira de maneira inadequada. Há pelo menos três formas simples e adequadas para se lidar com a ira.

1º — Admita que você está irado.

Admitir significa que você reconhece a ira como um problema em sua vida. Nada acontece em  sua vida enquanto você não reconhecer o seu erro. A ira pode acabar com você, seu casamento, seus filhos, seus parentes, amigos, emprego, etc. Se você não admitir que vive irado sua vida não mudará.



2º — Confesse a Deus a sua ira.

Independentemente se você aprendeu a ficar irado numa família irada, com pais irados, por sua própria personalidade, etc., o importante é ir para Deus e dizer tudo o que se passa em seu coração. Conte a Ele sua luta contra a ira, suas frustrações, suas ameaças, etc. Seja honesto com Deus; Ele te ouvirá e te ajudará.

3º — Expresse sua ira corretamente.



Não guarde sua ira. Não se exploda em ira. Isso não resolve o problema, antes o aumenta. Se você sentiu que algo ou alguém lhe chateou, ore a Deus e peça a Ele por calma e por sabedoria para tratar o problema no tempo certo e com as palavras certas.

Se você decidir tratar a ira diante de Deus, de si mesmo e das pessoas, sua vida se tornará mais leve e você desfrutará de uma grande liberdade.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...