quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO CONFRONTO



Em Gálatas 2.11-13, Paulo testemunha sobre um episódio que ocorreu entre ele e Pedro. 
O texto diz: “Porém, quando Pedro veio para Antioquia da Síria, eu fiquei contra ele em público porque ele estava completamente errado. De fato, antes de chegarem ali alguns homens mandados por Tiago, Pedro tomava refeições com os irmãos não judeus. Mas, depois que aqueles homens chegaram, ele não queria mais tomar refeições com os não judeus porque tinha medo dos que eram a favor de circuncidar os não judeus...” 

O cenário do texto é a confrontação pública de Paulo a Pedro em relação a aceitação dos cristãos que não eram judeus (os gentios).

Pedro bem sabia que a salvação não era apenas para os judeus e que também não o era por se praticar a Lei de Moisés. 
Pedro sabia que a salvação era também para os não judeus (gentios). Ele também estava ciente de que Deus havia chamado a Paulo ao ministério aos não judeus.



Contudo, quando Pedro veio até a Antioquia da Síria (igreja que Paulo estava cuidando), ele se recusou, por um tempo, a se associar com os cristãos gentios depois que certos judeus vieram de Jerusalém.

Pedro agiu assim porque sabia que esses judeus ficariam ofendidos se o vissem comendo com os gentios. 
Para evitar um conflito, Pedro, por medo e pensando apenas em si, agiu contra aquilo que ele sabia ser certo. Pedro foi hipócrita. 
Paulo percebendo a hipocrisia de Pedro, o repreendeu publicamente.



Esse incidente deve nos levar a refletir que de alguma forma, todos os que seguem a Jesus, podem, como Pedro, por algum momento não viver como Jesus quer.

Para problema como esse, uma solução é sempre termos por perto alguém que nos ame o suficiente, como Paulo, para nos confrontar e nos trazer de volta a sensatez de uma vida cristã saudável, enquanto também nos mantemos humildes, como Pedro, para aceitarmos a confrontação. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...