sexta-feira, 22 de março de 2019

ALICERCE DA VIDA


Diante da Palavra de Deus podemos ter atitudes erradas. 
Podemos apenas gostar de ouvi-la, seja ensinada ou pregada, mas apenas ouvi-la. Podemos também errar por amar estudá-la. 
Podemos  buscar a Palavra de Deus apenas para conhecê-la melhor para termos uma erudição bíblica. Diante de Deus, nada disso vale. Tiago 1.22 nos ensina: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Deus quer que você seja exposto a Sua Palavra com o fim e obedecê-la. 
Obedecer a Palavra é o que fará toda a diferença em sua vida. 
Jesus afirmou em Mateus 7.24,25: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” 


Nesse texto, Jesus ilustra a vida espiritual como a construção de uma casa. 
A casa pode ser bonita e ornamentada, mas se ela for construída num alicerce errado, ela ruirá quando a tempestade bater. Assim é importante que você pergunte: em que alicerce estou construindo minha vida espiritual? Sou apenas um bom ouvinte ou estou obedecendo a Palavra de Deus?

Segundo Jesus, sua vida espiritual depende da obediência às verdades ouvidas. Ouvir e não praticar é uma incoerência espiritual. A isso 1 João 2.4 afirma: Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”


Não obedecer aquilo que você ouve é um desperdício de sua energia e tempo. 
Você não ganha nenhum mérito espiritual com Deus por gostar de ouvir Suas verdades. 

Você O honrará e terá sua vida transformada quando se dispor a obedecer a Palavra de Deus. 

terça-feira, 12 de março de 2019

VIGIE E ORE!


Jesus ordenou em Mateus 26.41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Jesus ensina que todos somos espiritualmente vulneráveis; somos seres tentáveis. Em fração de segundos podemos ceder à tentação, cair no pecado e nos afastar do Senhor.

Ele também ensina que precisamos lutar com as armas certas. As armas são a vigilância espiritual e a oração. É preciso ser cauteloso e cuidadoso quanto ao perigo que o pecado traz. O coração pode ser facilmente iludido e seduzido pelo pecado.


É preciso vigilância, mas é preciso também orar e pedir ao Senhor por Sua proteção. Em Mateus 6.13, o Senhor Jesus ensinou que devemos orar da seguinte maneira: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.”

Façamos o que façamos, seremos tentados. É preciso manter-se prevenido e bem equipado contra os ataques do diabo. Ele nunca dá uma dica de como será sua abordagem, e essa é uma das razões pela qual devemos orar: “livra-nos do mal.”

Por isso, vigie! Vigie para que você não se coloque em situações onde ficará vulnerável à tentação. Saiba muito bem quais são as suas áreas de fraquezas e mantenha-se longe de pessoas, circunstâncias e lugares onde você poderia facilmente ser tentado.


Ore! Ore para que você não seja tentado. Caso seja tentado, peça ao Senhor para que não caia no pecado e seja livrado do mal.

Enquanto você vigia e ora, lembre-se do ensino de 1 Coríntios 10.13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

Assim sendo, Vigie e Ore!

segunda-feira, 4 de março de 2019

AS RIQUEZAS ETERNAS


Todos os dias ouvimos sobre bolsa de valores, a cotação do dólar, valor do ouro, etc. 
Lidamos com contas bancárias, poupança e uma infinidade de oportunidades de investimentos.

A verdade é que não podemos fugir quanto à realidade desse mundo econômico. 
Apesar dos benefícios de contas bancárias, ações, títulos, investimentos, etc., toda essa questão de bens e recursos terrenos um dia acabarão, seja por um mal negócio, roubo, quebra no mercado, recessão ou pela inevitável realidade da morte.

Em Mateus 6.19,20 Jesus afirmou: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam.”


O que Jesus ensina é que ao contrário dos tesouros terrenos, você precisa dedicar e aplicar sua vida nos tesouros celestiais; nas riquezas eternas, as quais ninguém poderá lhe tirar.

Quanto à realidade dessa vida, você não deve se preocupar e nem andar ansioso com nada, pois Deus cuida e cuidará de você. 
Em Mateus 6.31,32 Jesus também ensina: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?...pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.”

Seu papel no dia a dia é manter-se nas prioridades de Deus. 
Você precisa diariamente orar por tudo, trabalhar duro, ser sério e estratégico e confiar que o Senhor lhe abençoará. 


Sua vida aqui é passageira; seus negócios são passageiros. 
Mas se você tem a Jesus como Senhor e Salvador, toda as suas ações precisam ser um meio para a verdadeira vida, a eterna, onde há o verdadeiro tesouro lhe aguardando.

Não permita que a busca por coisas perecíveis lhe desvie da alegria das riquezas eternas.

sábado, 2 de março de 2019

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS HUMILDES


A sociedade caminha orgulhosamente em direção a um senso grandioso de auto importância; preocupação exagerada com o sucesso; a busca desenfreada pelo poder; o desejo de ser reconhecido, ser especial, ser admirado, etc.

Vivemos na cultura da imagem. Quase sempre as pessoas desejam ser vistas, cobiçadas ou paparicadas. Ser humilde é ser impopular nos dias de hoje.

Na contramão social, a Bíblia honra os humildes. Davi afirmou em 2 Samuel 22.28: “Tu salvas os humildes, mas humilhas os orgulhosos.” Provérbios 3.34 declara: “Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes.” Tiago 4.6 diz: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Os humildes alcançam a bênção e a ajuda do Senhor.


Os humildes têm algumas características básicas:

1º — Eles entendem seus limites e pedem ajuda; eles não insistem em fazer as coisas do jeito deles.

2º — Eles também estão prontos a reconhecer seus erros e os erros dos outros, daí eles não têm problema em perdoar e pedir perdão. 

3º — Eles são pacientes e não se frustram nem com seus erros e nem com os erros dos outros. Eles não se desesperam no fracasso.

4º — Eles centram nos outros. Eles se dispõem a servir as pessoas.

5º — Eles são gratos; eles estão sempre contentes com o que tem e são, e agradecem os que os ajudam e lhes servem.

6º — Eles também tratam os outros com respeito porque reconhecem que o valor da pessoa está no fato dela ter sido criada à imagem e semelhança de Deus.


Jesus ensinou em Mateus 11.29: “...aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde...”  Seguir a Jesus inclui aprender a ser como Ele; ser humilde.

Você é humilde?

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...