A sociedade caminha orgulhosamente em direção a um senso grandioso de auto importância; preocupação exagerada com o sucesso; a busca desenfreada pelo poder; o desejo de ser reconhecido, ser especial, ser admirado, etc.
Vivemos na cultura da imagem. Quase sempre as pessoas desejam ser vistas, cobiçadas ou paparicadas. Ser humilde é ser impopular nos dias de hoje.
Na contramão social, a Bíblia honra os humildes. Davi afirmou em 2 Samuel 22.28: “Tu salvas os humildes, mas humilhas os orgulhosos.” Provérbios 3.34 declara: “Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes.” Tiago 4.6 diz: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Os humildes alcançam a bênção e a ajuda do Senhor.
Os humildes têm algumas características básicas:
1º — Eles entendem seus limites e pedem ajuda; eles não insistem em fazer as coisas do jeito deles.
2º — Eles também estão prontos a reconhecer seus erros e os erros dos outros, daí eles não têm problema em perdoar e pedir perdão.
3º — Eles são pacientes e não se frustram nem com seus erros e nem com os erros dos outros. Eles não se desesperam no fracasso.
4º — Eles centram nos outros. Eles se dispõem a servir as pessoas.
5º — Eles são gratos; eles estão sempre contentes com o que tem e são, e agradecem os que os ajudam e lhes servem.
6º — Eles também tratam os outros com respeito porque reconhecem que o valor da pessoa está no fato dela ter sido criada à imagem e semelhança de Deus.
Jesus ensinou em Mateus 11.29: “...aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde...” Seguir a Jesus inclui aprender a ser como Ele; ser humilde.
Você é humilde?
Nenhum comentário:
Postar um comentário