segunda-feira, 8 de julho de 2019

ENQUANTO EU VIVER



 TEXTO BÍBLICO: “Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou...” JOÃO 9.4ª





Introdução: Olhando para a extensa obra a ser realizado e o imenso desafio que nos traz, precisamos perguntar a nós mesmos:







Olhando para o texto onde se encontra a nossa divisa de Missões Estaduais para este ano:


Me faz pensar em alguns pontos essenciais para que possamos alcançar mais pessoas para Cristo. Isto só será feito, se enquanto eu viver...

“Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras Daquele que me enviou.” JOÃO 9.4a

Algo que estava bem definido na mente e no coração de Jesus era a sua missão, o seu propósito de vida. Ele mesmo afirmou que enquanto era dia (enquanto vivia), deveria realizar a obra daquele que o enviou.

Em outro texto, temos Jesus afirmando que a sua comida é fazer a vontade daquele que o enviou e completar a sua obra:



“Meu alimento consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e em terminar a sua obra.” JOÃO 4.34

Portanto, Ele tinha em sua mente a certeza do porque estava aqui e o que tinha para realizar.

A grande frustração na vida de muitas pessoas é por não realizarem aquilo para qual foram feitas para fazerem ou por não saberem qual realmente é a razão de sua existência. Para que nasceu? Para que existe?

A verdadeira realização se dá quando estamos certos de que realizamos ou estamos realizando aquilo para o qual fomos criados. A isto chamamos de propósito ou missão. E a bíblia é clara em dizer que fomos criados para glorificar o nosso criador:

“...pois eu os criei para minha glória...” ISAÍAS 43.7

E chamados para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz:



“...assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I PEDRO 2.9


MISSÃO: É um encargo, uma incumbência, um propósito, um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.

Fomos feitos para a glória de Deus e ainda recebemos por parte de Jesus uma incumbência de ir anunciar o evangelho. Nós temos uma missão, como indivíduo e como igreja. O “Enquanto eu viver” só terá sentido se eu tomar consciência do propósito de Deus para minha vida e da missão que eu tenho para realizar.




Jesus se refere especialmente à oportunidade de realizar a obra de Deus. Ele por estar conectado 24 horas com o Pai, tinha uma visão clara de sua vontade e das oportunidades de colocá-la em prática.

O apóstolo João registra que Jesus, depois de evangelizar uma mulher samaritana, e querendo ilustrar aos seus discípulos que deveriam estar atentos as oportunidades de servirem a Deus, lhes mostra os campos de trigos, os quais ainda não estavam prontos para colher e disse:


“...despertem e olhem em volta. Os campos estão maduros para a colheita.” JOÃO 4.35

O ato de levantar os olhos não é apenas para contemplar o que se está a frente, mas especialmente para permanecer atentos para ver onde Deus está trabalhando e assim nos juntarmos a Ele. Fazendo assim, com certeza, ficaremos surpresos, pois muitas vezes será em lugares e situações improváveis que Ele nos convidará para agir, como o caso de Filipe em Atos 8, onde Deus o chama para uma estrada deserta.



Jesus deixa claro que trabalhos enquanto é dia, pois a noite vem. Ele diz isso de forma figurada, querendo afirmar que enquanto vivemos, enquanto temos folego e saúde, precisamos aproveitar as oportunidades de realizar a obra.

Como não sabemos quando a noite vem (quando morrer ou quando Jesus voltará), precisamos aproveitar a cada momento e cada oportunidade para cumprirmos a nossa missão.

Quando temos consciência de nossa missão não temos tempos para postergar aquilo que precisa ser realizado, pois não sabemos quando a noite vem (a morte ou qualquer outra condição que impeça de realizar a obra).

Jesus disse aos seus discípulos que enquanto Ele estava mundo, ele era luz do mundo. Porém, em outro momento, Ele mesmo disse que seus discípulos eram a luz do mundo. Sendo assim, como discípulos, precisamos brilhar enquanto estamos no mundo, pois Ele nos deu o exemplo para que façamos o mesmo.

Precisamos levantar os olhos e vermos os campos que estão prontos para colheita. Há urgência nisto, pois a noite vem e já não se pode mais trabalhar, pois só podemos fazer isso enquanto vivermos.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...