segunda-feira, 29 de março de 2021

Comportamento autodestrutivo, como evitar.

Imagem relacionada
Podemos agir contra nós mesmos, nos destruímos sem perceber ou até mesmo por raiva auto-imposta. 
Comportamento autodestrutivo se refere a toda ação que provoca prejuízos para si mesmo.
- Fumamos e bebemos, apesar dos danos.
- Comemos demais.
- Tomamos remédios em excesso.
- Nos corroemos de ciúmes, raiva.
- Em casos extremos algumas pessoas até usam objetos cortantes sobre a própria pele com a intenção de provocar dor em si mesmo.
Acho interessante observamos a possibilidade de haver comportamentos auto-destrutivos em nosso dia a dia. Talvez algumas avaliações ajudem a nos conhecermos melhor, por exemplo: 
Avalie o inicio destes comportamentos, quando começaram? Avalie o que você ganha com cada um deles. 
Por exemplo: ao beber você “esquece” de seus problemas? Percebo que, algumas vezes, por trás de cada atitude auto destrutiva pode haver uma necessidade e uma tentativa (mal sucedida algumas vezes) em superar dificuldades.
O que mais causa sofrimento no ser humano podem ser as perdas. Perder emprego, perder bens materiais, perder pessoas queridas por morte, por mudança física ou afastamento emocional. Qualquer perda pode ser dolorida, mas perder pessoas muitas vezes são sofrimento quase impossíveis de serem esquecidos. 
O sofrimento é próprio do ser humano, os problemas existenciais são dores naturais do ser humano.  Sofrimento faz parte da vida, e devemos aceitar a vida com todas suas vicissitudes mas  precisamos continuar a sofrer eternamente? 
Podemos aceitar cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento. Se a cada problema que lhe aparecer você se volta para a comportamentos autodestrutivos pode ser que você não esteja aprendendo com eles. As pessoas não sofrem só com o que acontecem com elas, sofrem pela forma como enxergam as coisas que acontecem com elas.   A personalidade de cada um filtra o que aconteceu, conforme os recursos que cada um tem para enfrentar e superar os estresses da vida terá um final diferente. 
Os comportamentos autodestrutivos podem ser tentativas mal sucedidas de conviver com problemas, traumas e estresses, uma forma ansiosa de superação. Beber para esquecer, fumar para se distrair, utilizar da automedicação achando que cuidará facilmente e sua doença, deixar a raiva invadir sua mente por considerar que é impossível resolver os problemas.
Resultado de imagem para Comportamento autodestrutivo

Como evitar comportamentos autodestrutivos

Saiba como evitar os comportamentos autodestrutivos, esses que causamos sem perceber muitas vezes e são capazes de impedir nossa evolução.
Comportamentos autodestrutivos podem prejudicar - e muito - a sua vida, além também de prejudicar a vida de quem está ao seu lado. Afinal, quem tem esse tipo de comportamento acaba sofrendo sozinho, já que as pessoas costumam evitar pessoas que tenham pensamentos negativos.
Por esse motivo, é sempre bom manter o pensamento positivo e usar algumas dicas para mandar esse comportamento autodestrutivo para longe! Afinal, nada melhor do que viver de bem com a vida é consigo mesmo, não é mesmo?
Confira agora algumas de nossas dicas para melhorar a sua vida:
Evitar maus hábitos
A primeira dica é fundamental! Maus hábitos podem ser o começo de tudo! Então evite-os!
Entenda como maus hábitos, comportamentos que afetam a sua vida, o seu relacionamento social ou amoroso, e até prejudicam o seu desempenho no trabalho.
Resultado de imagem para Evitar maus hábitos
Por exemplo, o hábito de beber ou comer em excesso causa sérios danos físicos e morais, por isso deve ser evitado. Assim como falar coisas sem pensar ou grosseiramente.
O correto é que você faça um exame de consciência e pense em tudo o que você faz e que está te prejudicando. Depois desse exame, liste tudo o que você precisa evitar.

Evitar pensar negativamente

O pensamento atrai muita coisa, tanto coisas boas como coisas ruins. Por isso é indicado que você evite pensar em coisas ruins.
Comportamentos autodestrutivos começam com um simples pensamento errado ou apenas por imaginar algo que nem chegou a acontecer. Mais sobre Como evitar comportamentos autodestrutivos


Lembre-se que energia positiva, atrai energia positiva! Então ao perceber que algum pensamento maligno se aproxima, já comece a pensar em coisas boas, como algo que te fez feliz ou até mesmo uma pessoa em especial.

Evitar se vitimar

Uma atitude autodestrutiva e que muitas pessoas acabam fazendo, é se fazer de vítima.


Além disso é algo extremamente feio, se fingir de vítima para tirar proveito de algo só atrapalha ainda mais o seu desenvolvimento. Por isso o correto é se colocar no seu lugar ideal, nada de fingimentos!
Além do mais, as pessoas não gostam de quem se faz de vítima ou ainda de pessoas que acabam fingindo ser o que não são. Isso também prejudica o seu relacionamento social, atrapalhando a sua vida no trabalho, amorosa e até mesmo dentro do seu círculo de amizades.
Se você quer ser uma pessoa melhor, positiva e viver bem, o primeiro passo é esse! Evitar comportamentos autodestrutivos é chave para começar a se sentir melhor consigo mesmo e consequentemente com a sociedade.
*O material deste site é informativo
Fonte: http://www.zun.com.br/
Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/


Compartilhe com seus amigos...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...