terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Mau Hálito







Mau hálito: livre-se desse incômodo

Saiba como evitar o desconforto e as medidas que podem ajudar a manter a sua saúde bucal
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre com mau hálito. Também chamado de halitose, o mau hálito é um sinal de que algo está em desequilíbrio na boca ou em alguma outra parte do organismo. 
O mau hálito pode ser resultado de alguma doença na cavidade bucal como gengivite ou periodontite, ou até mesmo, efeito do jejum prolongado, ingestão de alimentos com odores, hipoglicemia e alterações hepáticas ou intestinais. 
Outra possível causa para o mau hálito é a diminuição de produção de saliva. A saliva ajuda a proteger a boca e colabora na digestão, mas a falta dela pode favorecer a formação de placa bacteriana, inflamação nas gengivas, saburra lingual (língua branca) ou cáseos amigdalianos (pequenos círculos brancos na garganta). A falta de saliva, por sua vez, pode ser consequência de estresse, doenças autoimunes e medicações.


Proteja a sua boca do mau hálito


• Use fio dental
• Escove os dentes e a língua
• Consulte o dentista regularmente
• Tenha uma dieta balanceada
• Evite o jejum prolongado
• Controle o estresse


CUIDE DA SUA SAÚDE BUCAL


Escove os dentes ao menos três vezes ao dia

Escolha uma escova macia e faça movimentos suaves durante a escovação. Lembre-se de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia: após o café da manhã, almoço e jantar. Não esqueça também de escovar a língua e o céu da boca. Uma escovação correta evita o surgimento, por exemplo, de tártaros e cáries.


Fio dental

O fio dental é importante porque pode alcançar espaços onde a escova não chega com facilidade. Ele ajuda a remover restos de alimentos e placa bacteriana.


Visite o dentista regularmente

A visita ao dentista é importante para identificar e evitar as doenças bucais. A recomendação é que as visitas sejam realizadas a cada seis meses.


Cárie

A cárie é provocada pelo crescimento bacteriano favorecido pelos restos alimentares não eliminados com a adequada higiene bucal. Essas bactérias favorecem a formação de substâncias que corroem os dentes causando dor e desconforto. A escovação correta e regular e o consumo moderado de doces evitam o problema.


Gengivite

Gengiva inchada e dolorida, sangramento ao escovar os dentes ou durante o uso do fio dental podem ser sinais de gengivite, uma das responsáveis pelo mau hálito. O dentista pode indicar o melhor tratamento para, inclusive, evitar que o quadro evolua para uma periodontite, quadro mais grave e com maior risco para a saúde.


Fonte: Ministério da Saúde/ Associação Brasileira de Odontologia (ABO)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...