quinta-feira, 31 de maio de 2018

DEPENDER PARA RENOVAR SUAS FORÇAS.



Em Isaías 40.28-31 temos a nítida imagem de quem é Deus e o que Ele pode fazer por você. O profeta afirma: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” 


As provas sobre quem Deus é, é o suficiente para que você deixe sua vida em Suas mãos. 





No texto, o profeta apresenta Deus como 
1) o incansável: “...o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga....” 
2) o inigualável: “Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.” 
3) o imbatível: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” 
4) o inesgotável: “...os que esperam no SENHOR renovam as suas forças...”

Assim, por ser Deus quem Ele é, você deve depender totalmente dEle. Ore e entregue a Ele sua fraqueza, preocupação e ansiedade. Por ser Deus quem Ele é, você também não precisa se fazer de forte ou esconder sua dor. 





Não basta saber quem Deus é, é preciso que você dependa dEle. Deus nunca se cansa quando você está cansado ou desanimado e somente Ele pode restaurar suas forças, dando-lhe vigor. Deus sabe tudo de sua vida e por isso você pode confiar, esperar e depender dEle. 


Deus sabe deflagrar suas fraquezas para que você receba Sua força e aprenda a depender totalmente dEle.

Por isso, decida depender de Deus!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

LIDANDO COM A PREOCUPAÇÃO



Com certeza você já disse para si mesmo: “Eu não vou mais me preocupar com isso”. Na verdade é preciso mais do que determinação, força e vontade para não se preocupar. Para dar um fim em sua preocupação você precisa aplicar em sua vida os efetivos princípios de Deus.

1 — DECIDA POR UM RELACIONAMENTO COM DEUS

Jesus diz em Mateus 6.32: “Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.”

A falta de um relacionamento com Deus lhe dá motivo para se preocupar. O seu relacionamento com Deus se torna real quando você se arrepende de seus pecados e crê que Jesus morreu na cruz por você. 

2 — ELEJA DEUS O “PRIMEIRO” EM SUA VIDA

Jesus diz em Mateus 6.33: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” 

A preocupação cresce quando Deus não é a prioridade de sua vida. O segredo é dar prioridade a Deus e entregar a Ele tudo o que lhe preocupa.



3 — VIVA UM DIA DE CADA VEZ

Jesus diz em Mateus 6.34: “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” 

Se você se preocupa com o dia de amanhã você não poderá viver o dia de hoje. É sábio planejar o futuro, mas viva o presente. As bênçãos de Deus são apenas o hoje e o agora. 



4 — ORE A DEUS

Obedeça 1 Pedro 5.7, que diz: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.”  

O que lhe está preocupando nesse exato momento? Entregue-o a Deus numa simples oração. A oração é a demonstração de sua confiança nEle. Quem ora mais se preocupa menos.  

Entregue sua preocupação a Deus e descanse nEle.

terça-feira, 29 de maio de 2018

A SEMEADURA DA VIDA




Muitos na vida se colocam em situações comprometedoras. Por vezes fala-se o que não deve; convive em lugares duvidosos, reúne-se com pessoas erradas; consome-se o ilícito, diverte-se impropriamente, etc. Semeia-se o erro e a maldade, e por isso colhem resultados trágicos. 

Ao advertir Timóteo sobre a semeadura da vida, Paulo afirmou em 1 Timóteo 6.11: “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.”




Paulo, no texto, orienta a Timóteo para que semeie em sua vida decisões que honram e glorificam a Deus. 

Paulo está consciente sobre a lei da  semeadura. Ele mesmo ensinou em Gálatas 6.7,8: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

As sementes que você está semeando hoje serão colhidas no futuro. Se você planta sementes de corrupção, inveja, engano, mentira, falsidade, injustiça, incredulidade, etc., tudo isso será colhido amanhã com trágicos resultados em sua vida. 




Mas se você planta hoje sementes espirituais que glorificam a Deus, fazendo o que é certo aos Seus olhos, sem dúvida você colherá resultados abençoados no futuro. 

Assim, que tipo de sementes você está semeando hoje em sua vida espiritual, emocional, física, relacional, conjugal, familiar, social e profissional?

A semeadura da vida diz que você sempre é livre para plantar o que quiser, mas sempre responsável para colher o que se plantou.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

EM DIAS DIFÍCEIS


Davi era um guerreiro que enfrentou diversas batalhas. Seu fardo e responsabilidade eram grandes. Ele constantemente lidava com o perigo de morte. No Salmo 140.6,7 ele escreve em como lidava com seus dias difíceis.

Salmos 140: 6. Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; dá ouvidos, ó Senhor, à voz das minhas súplicas. 7. Ó Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. 8. Não concedas, ó Senhor, aos ímpios os seus desejos; não deixes ir por diante o seu mau propósito. - Bíblia JFA Offline




Em seus dias difíceis, Davi elegeu o Senhor como o centro de sua vida. O Senhor era o seu Deus e nEle Davi confiava. Ele não confiava em sua habilidade, capacidade, estratégia ou destreza. Davi confiava e dependia do Senhor.
Quando o medo e a fraqueza o abatiam, Davi em oração simples e objetiva buscava ao Senhor pedindo seu auxílio, ajuda e proteção. Em seus dias difíceis Davi prioritariamente achegava-se ao Senhor. No Salmo 10.14 ele também afirmou: “Tu... atentas aos trabalhos e à dor... A ti se entrega o desamparado; tu tens sido o defensor do órfão."
É maravilhoso saber que nos dias difíceis de nossas vidas, assim como Davi, Deus continua a nos ouvir e agir para conosco se também dependemos e confiarmos somente nEle.


Você hoje se sente sobrecarregado? Há alguma coisa que lhe está incomodando? Há alguma ansiedade sobre uma determinada situação? As coisas não andam bem no lar, no trabalho, na saúde, nos relacionamentos ou em qualquer outra situação? Qualquer que seja seu fardo, Davi lhe oferece seu exemplo: ore, busque ao Senhor e lance tudo a Ele.


Em seus dias difíceis lembre-se do Salmo 55.22, que diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.”

Quando os seus dias estiverem difíceis chame Deus para intervir e agir em sua vida.

terça-feira, 22 de maio de 2018

A CARREIRA CRISTÃ



Paulo em 1 Coríntios 9.24,25 escreve: “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.”

Os eventos esportivos na época de Paulo eram grandes e famosos. A cidade de Corinto era o centro dos Jogos Ístmicos, o segundo mais importante do mundo daquela época, perdendo em popularidade apenas para as antigas Olimpíadas.



Paulo fez uso frequente em suas cartas das competições dos jogos esportivos, incluindo exemplos de corredores, boxeadores, gladiadores, corredores de carruagem, troféus, etc.

Paulo usa dessas competições esportivas como uma figura de linguagem para exemplificar a carreira cristã. Segundo Paulo, a carreira cristã exige seriedade.

Se você quiser ver o fruto de uma vida espiritual robusta e com a aprovação de Deus, é necessário objetivo espiritual, foco espiritual e disciplina espiritual.

A carreira cristã por vezes é comparada a uma corrida; uma corrida de longa distância. Muitos começam com entusiasmo nessa corrida, mas quando as lutas, dores, dificuldades e provações chegam, eles se abatem e desistem.

É certo que haverá momentos em que você entrará em colapso e cairá, mas o que é preciso fazer é levantar-se novamente, continuar correndo e cruzar a linha de chegada.

Por isso, inspire-se no exemplo do próprio apóstolo Paulo, que no final de sua vida afirmou em 2 Timóteo 4.7,8: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”


—————-

Caso queira, leia, ouça, assista e COMPARTILHE esse “BOM DIA”.

Para ENTRAR EM CONTATO,  ou receber o "BOM DIA" por What’sApp,  favor enviar uma mensagem para o número +55-62-9-8550-6112

Caso queira receber o conteúdo do “BOM DIA” em espanhol e inglês, entre em contato conosco.

Você também pode ouvir as pregações do Pr Roberto no canal “TV Iceso” pelo YOUTUBE. Assista e se inscreva no canal.

Roberto Naves Amorim é o idealizador, escritor e locutor do "BOM DIA" em português. Ele reside em Goiânia-GO e é pastor da ICESO - "Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste.”  - www.iceso.com.br -



sábado, 12 de maio de 2018

Colesterol X Infância





Colesterol na infância

Crianças também podem apresentar níveis elevados de colesterol. Entenda e saiba como lidar com o problema
A aparência saudável pode esconder alguns problemas de saúde, independentemente da idade. Alterações no nível de colesterol, por exemplo, só são identificadas após a realização de exames de sangue. Por isso, a visita ao médico na infância é tão importante quanto na vida adulta. 
Os motivos para o aumento do colesterol em crianças podem ser diversos, como doenças metabólicas hereditárias, obesidade, diabetes, doença hepática, doença renal ou hipotireoidismo. Alguns desses fatores podem estar relacionados, por exemplo, à alimentação ou hereditariedade. Durante a consulta e com os exames em mãos, o médico poderá identificar o problema e buscar sua causa.

Alimentação

Crianças que têm o hábito de consumir alimentos gordurosos, como fritura, salgadinhos, bolacha recheada, doce, hambúrguer e pizza estão mais expostas ao desenvolvimento de algumas doenças. Nos Estados Unidos, por exemplo, devido ao aumento da obesidade em crianças, a Academia Americana de Pediatria recomenda a verificação do colesterol em todas as crianças de 9 a 11 anos. Além disso, a orientação é válida também para aquelas acima de dois anos cujos pais ou avós tiveram ataques cardíacos, foram diagnosticados com artérias bloqueadas, AVC ou com histórico de colesterol alto. 

A principal preocupação em relação ao colesterol alto na infância são os riscos para a vida adulta, pois é grande a probabilidade de o problema persistir ao longo dos anos. A elevação do nível de gorduras no sangue pode gerar a formação de placas de gordura na parede das artérias e, na vida adulta, resultar em problemas graves como hipertensão arterial, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). 


DICAS PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL



1. Escolha, preferencialmente, alimentos que tenham alto teor de nutrientes (proteínas, vitaminas e minerais) em comparação à quantidade de calorias, gorduras e sal;


2. Tenha à disposição frutas e legumes frescos;


3. Inclua no cardápio alimentos com alto teor de fibras e opte pela versão integral de arroz, massas e pães;


4. Queijos, leites e iogurtes devem ter baixo teor de gordura;


5. Opte por frango sem pele, peixe e cortes de carne magra;


6. Inclua óleos saudáveis, como canola ou azeite de oliva extra virgem;


7. Biscoitos, bolachas recheadas, salgadinhos, pizza e embutidos devem ser evitados pois têm alta concentração de gordura;


8. Prefira métodos de cozimento sem gordura, como assar, grelhar ou cozinhar.



Fonte: Hospital Albert Einstein e Academia Americana de Pediatria

domingo, 6 de maio de 2018

Hipertensão arterial






Hipertensão arterial

Entenda os perigos da pressão alta, os efeitos no organismo e os hábitos que ajudam a controlar o problema
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e, por isso, muitas pessoas têm o problema e não sabem. Em alguns casos, os sintomas só surgem depois de alguns anos. O perigo está justamente quando se desconhece que a doença está presente, pois quando a pressão arterial não é controlada, podem surgir problemas graves no coração, rins, cérebro e em outros órgãos do corpo. Apesar de não ter cura, mudanças no estilo de vida ajudam a controlar o problema e a minimizar suas consequências.


O que é hipertensão arterial?

Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos que saem do coração – as artérias. De modo semelhante que a água que corre nos canos de nossas casas exerce pressão dentro deles, o sangue também o faz dentro das artérias. Se comprimirmos a saída de uma mangueira de água ao lavar o piso, por exemplo, a pressão da água se eleva. De modo similar, se houver um estreitamento nas artérias em função da presença de placas de aterosclerose, a pressão sanguínea também se elevará ocasionando a hipertensão arterial. Embora existam outras causas para a hipertensão este é um modo simples de explicar o mecanismo das causas mais frequentes.
A pressão arterial é considerada alta quando é igual ou superior a 140 por 90 mmHg (popularmente fala-se 14x9). Mas pressões em níveis inferiores já representam sinal de alerta (tabela a seguir).
O diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica será confirmado com a medida em pelos menos duas ocasiões da pressão arterial sistólica > 140 mmH e pressão diastólica > 90 mmHg


Sintomas

A maioria das pessoas não apresenta sintomas que possam identificar claramente que ela é portadora da doença. Algumas podem ter dor de cabeça, sangramento nasal, falta de ar, mas esses sinais podem ser ignorados ou confundidos com outras doenças. Quando o problema não é tratado, os sinais tendem a se intensificar e podem resultar em fortes dores de cabeça, vômito, dispneia, agitação e visão borrada. 

Consequências

O endurecimento ou estreitamento das artérias prejudica a circulação sanguínea. Com o passar dos anos, as artérias podem se romper ou entupir e as consequências podem ser sérias como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência renal, alterações na visão, entre outras complicações.

Fatores de risco

A pesquisa Vigitel 2016, realizada pelo Ministério da Saúde, identificou um aumento de 14,2% nos casos de hipertensão. Os dados mostram que a doença aumenta conforme a idade e está presente em mais de 60% dos idosos acima de 65 anos.  Os fatores de risco são:
• Histórico familiar de pressão alta;
• Ter acima de 60 anos;
• Obesidade;
• Sedentarismo;
• Má alimentação;
• Sal em excesso;
• Consumo exagerado de álcool;
• Tabagismo;
• Diabetes, doenças renais e apnéia do sono;
• Excesso de trabalho, preocupações e ansiedade.

Orientações preventivas

• Medir a pressão pelo menos uma vez por ano;
• Praticar atividades físicas todos os dias;
• Manter o peso ideal, evitar a obesidade;
• Adotar uma alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
• Reduzir ou banir o consumo de álcool;
• Não fumar;
• Seguir o tratamento recomendado pelo médico;
• Desfrutar de tempo livre com a família e os amigos.

Fonte: Mayo Clinic, Sociedade Brasileira de Hipertensão e Ministério da Saúde

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...