Série: Treinando novos líderes para multiplicar (Parte 1)
Nessa série, dividida em três partes, trabalhamos a formação de líderes no contexto das células. Nessa primeira parte apresentamos dicas para levantar e treinar líderes. Na segunda parte ensinamos como descobrir pessoas em potencial e na terceira, como investir nos mais novos.
Dicas para levantar e treinar auxiliares
Onde estão os líderes de que tanto precisamos? Resposta: dentro das células. Isso mesmo! O novo líder de que você precisa para multiplicar já está na célula. É importante o líder de célula ver cada membro da sua célula como um futuro e frutífero líder de célula, e, por conseguinte, desafiar o maior número possível de membros da célula para serem seus auxiliares. É o primeiro passo para levantarmos novos líderes. Olhando por esse prisma, todos devem ser treinados e desafiados a passar pelo trilho de liderança.
Ore e defina quem serão seus discípulos pessoais.
Comece a andar com eles e mobilize-os para o desafio de serem os próximo líderes.
Faça da sua célula um pequeno TADEL
O objetivo principal da célula é multiplicar; mas para multiplicar é preciso gerar líderes. Então, podemos dizer que a razão da existência de uma célula é gerar líderes, que por sua vez gerarão outros líderes.
A grande pergunta é: Como desafiar, mobilizar e treinar líderes que vão realizar os propósitos de Deus para a sua geração?
Desperte neles o desejo de ser líderes
É preciso entender que o bom líder não é o que faz tudo sozinho, e nem o que manda os outros fazerem; mas sim o que desperta nas pessoas o desejo de fazer. O que caracteriza um grande líder é a sua capacidade de gerar outros líderes.
O que caracteriza um bom líder é a capacidade de despertar interesse e mobilizar líderes para realizarem os propósitos e a visão de Deus para a sua geração. O que caracteriza um grande líder é a capacidade de descobrir talentos. O sucesso de um líder é medido pela capacidade de descobrir, motivar, recrutar, treinar e enviar novos líderes. Nosso sucesso como líder consiste em descobrir e motivar novos potenciais de liderança.
Mateus 9.9 e Lucas 5.27 descrevem o chamado de Mateus: “Partindo Jesus dali viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu”.
São muitos os olhos que veem, mas são poucos os olhos que enxergam. Um bom líder descobre, recruta, motiva, e treina outros líderes. Um dos segredos do sucesso de Jesus foi ser Ele um grande descobridor de talentos. Ele recrutou e soube motivar o potencial de liderança que viu em cada um dos Seus discípulos, e finalmente os treinou. Se o tempo tem passado e não temos formado líderes, temos falhado tragicamente. Mas ainda é tempo de recomeçar. Não perca mais tempo; comece já!
Extraído do Livro “Sua Igreja em Células: Formando Líderes de Excelência” – Sabá Liberal & Abe Huber, MDA Publicações, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário