Série: Treinando novos líderes para multiplicar (Parte 2)
Nessa série, dividida em três partes, trabalhamos a formação de líderes no contexto das células. Na primeira parte apresentamos dicas para levantar e treinar líderes. Nessa segunda parte ensinamos como descobrir pessoas com potencial e na terceira, como investir nos mais novos.
Descubra as pessoas com potencial
Use “Binóculos Espirituais”. Em outras palavras fique de olho.
Cuidado com a síndrome de Samuel. O exemplo de Samuel quando foi ungir Davi. Acredite no potencial de todos os que estão ao seu redor. Aqueles que pensam ser os mais fracos podem vir a ser os mais frutíferos. Não se limite à aparência física – Deus vê o coração.
Motive a nível pessoal
Chame para tomar um cafezinho, mas não mande outra pessoa convidar; convide você pessoalmente. Crie um ambiente apropriado para uma boa conversa e desafie-o a assumir seu encargo ministerial. Deixe claro como alguém pode tornar-se o próximo líder na célula (o trilho, a escada do sucesso, os requisitos).
Não tenha medo de cometer erros ao promover alguém
Devemos aprender com a águia. Nenhum líder nasce feito; todos aprendem. Assim como os filhos da águia, não nascem voando, mas a mãe águia os ensina.
Cansada de buscar comida diariamente para seus filhotes, a mãe águia resolve ensiná-los a voar. E o método é muito perigoso. Ela empurra o filhote montanha abaixo, e o filhote fica sem entender, e, desesperado pensa: “Mamãe está me matando!” Mas enquanto ele está caindo, a mãe águia dá um voo rasante e o apara em suas asas. Depois faz o mesmo com os outros, dia após dia, até que todos aprendem a voar.
Não tenha medo de “soltar” as pessoas. Elas vão errar, vão ficar nervosas. Não tem problema; é assim mesmo. Sempre vai ter a primeira vez, mas depois de alguns dias serão líderes fortes, ungidos e ousados, para a glória de Jesus.
Extraído do Livro “Sua Igreja em Células: Formando Líderes de Excelência” – Sabá Liberal & Abe Huber, MDA Publicações, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário