sábado, 28 de outubro de 2017

A importância do brincar

Imagem relacionada



O brincar não é apenas um direito da criança como determina o Artigo nº 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os estímulos que a criança recebe na infância são importantes porque auxiliam em vários aspectos do seu desenvolvimento como raciocínio, linguagem, socialização, autoestima e no desenvolvimento de suas habilidades motoras. 
O que muitos pais não sabem é o quanto a sua participação é fundamental nesse processo. 
O brincar vai além da diversão. É por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo e estabelece laços afetivos. Os incentivos contribuirão para a sua formação, por isso, os pais atuam como estimuladores da construção desse desenvolvimento global.
Resultado de imagem para A importância do brincar
As relações que se estabelecem no processo do brincar são tão importantes quanto os demais cuidados que os pais ou responsáveis têm no dia a dia com as crianças. 
Ao brincar, a criança experimenta sentimentos, aprende sobre regras e é estimulada a usar a imaginação. Ao incentivar as brincadeiras, os pais contribuem com desafios, estimulam a autoconfiança e a autonomia. 
A criança passa também a descobrir sobre suas preferências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e consciente.





A importância do brincar

O brincar tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. A participação dos pais também contribui, e muito, nesta etapa. Entenda
JOGOS E BRINCADEIRAS QUE AS CRIANÇAS ADORAM!
Criar momentos de interação e diversão contribuem para o aprendizado lúdico. Para ajudar desenvolvimento dos pequenos, veja quais atividades são indicadas conforme a idade.

Banner Galaxy 234x60


Fonte: Hospital Albert Einstein/ Filhos: dos 2 a 10 anos de idade. Dos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria para os pais. Editora Manole/ Pastoral da Criança.
Resultado de imagem para A importância do brincar
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho.

Compartilhe com um Amigo!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...