ENTENDENDO A ÉTICA DE PERSONALIDADE E DE CARÁTER
Antes de mais nada, é preciso relembrarmos as definições dos termos para melhor entendimento, iniciaremos, definindo ética que é um conjunto de valores e regras básicas de convivência em grupo, esse conceito se estende à formas e padrões que devem ser adotados dentro de uma profissão, empresa ou comunidade. A ideia básica é não prejudicar o outro através de algum ato que a pessoa venha a cometer.
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa.Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras. O caráter sofre as influências pelo meio em que é submetido.
Ética da Personalidade: valoriza a imagem pública, das atitudes, das técnicas, da habilidade que lubrificam o processo de interação humana. O “vencer na vida”, o “ficar rico” etc. Enfatiza o uso de técnicas manipuladoras do tipo “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Já a Ética do Caráter: enfatiza valores mais autênticos e permanentes, tais como: integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, diligência, modéstia e, a regra de ouro, “não fazer aos outros o que não quiser que os outros lhe façam”.
Portanto as coisas fundamentais na nossa vida passam pela ética e não podemos melhorar nosso desempenho profissional nem tão pouco buscar a satisfação pessoal tendo atitudes não éticas.
Assista o vídeo abaixo e reflita sobre sua vida e forma de agir.
Trecho do Seminário: Família, Escola e Cidadania: Quais os caminhos? Realizado em Florianópolis - SC Ano: 2007 íntegra ► https://youtu.be/C_mHeBZD7xk playlist Mario Sergio Cortella ► https://goo.gl/naogXt
Compartilhe em um segundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário