Ao fazer uma breve pesquisa em um buscador de internet é possível encontrar centenas de opções de calçados de salto voltados para o público infantil. Há coloridos, brilhosos, outros mais discretos, grande parte dos modelos incorpora características dos sapatos das mulheres, tornando-os ainda mais atrativos para as meninas. Embora a altura dos saltos dos calçados infantis possa parecer inofensiva quando comparada às opções disponíveis para o público adulto, especialistas em ortopedia infantil alertam que o salto na infância pode provocar prejuízos ao desenvolvimento das crianças.
Problemas gerados pelo calçado infantil com salto
Problemas gerados pelo calçado infantil com salto
• As estruturas ósseas da criança podem começar a se moldar com problemas, modificando a posição da coluna e causando transtornos nos músculos.
• Sobrecarga no antepé, pois ele fica responsável por concentrar o peso corporal quando a parte de trás do corpo é levantada.
• Desequilíbrio da postura corporal, favorecendo quedas e tropeços.
• Manifestação de dores na panturrilha, pés, bolhas, joanete e alterações na unhas e dedos.
Quando a menina pode utilizar?
Quando a menina pode utilizar?
Após a primeira menstruação pode ser usado pelas meninas o salto, não muito alto, de até quatro centímetros. São indicados os modelos em formato de plataforma, porque não colocam o pé numa postura de elevação no calcanhar e apoio nos dedos.
Fonte: American Pediatric Medical Association / Revista Crescer / Site Bebê Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário