sexta-feira, 29 de junho de 2018

DESTRUÍDO PELA COBIÇA



Em Êxodo 20.17, Deus ordena no décimo mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”

O verbo “cobiçar” no texto significa “desejar, desejar muito, ter prazer, encantar-se, deliciar-se”. Nesse décimo mandamento Deus ordena que você examine minuciosamente as coisas que lhe encantam; aquilo que você está desejando ou querendo demais.




Cobiçar não significa admirar e desejar algo que você não tem. 
Cobiçar significa ser devorado por um desejo de ter algo que não é seu. Cobiçar não significa desejar ter uma esposa; um casamento. Cobiçar significa fazer de tudo para ter a esposa ou esposo do vizinho, os bens do vizinho, o status do vizinho, a influência do vizinho, etc. Cobiçar é perseguir e lutar vorazmente para ter o que é do outro ou ser como o outro.

A cobiça faz com que você fique obcecado por uma pessoa, um objeto, uma posição e você não se dará por satisfeito enquanto não conseguir o que quer. A cobiça tem o poder de dominar seus olhos, mente, vontade e o próprio corpo. A cobiça é extremamente poderosa e destrói sua vida.



A cobiça é um pecado e como tal precisa ser tratado com seriedade aos olhos de Deus por meio do arrependimento, confissão e uma postura séria. 

Quanto a essa postura, Paulo ensina em Colossenses 3.5: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a cobiça, que é idolatria.”

Lembre-se sempre: Ou você destrói a cobiça em seu coração ou o seu coração e toda sua vida serão destruídos pela cobiça.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

VIVA O DIA DE HOJE



Jesus afirmou em Mateus 6.34: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

Sem dúvida essas palavras de Jesus têm sua base em Provérbios 27.1, que diz: "Não te glorias no amanhã." Um homem não pode assegurar-se sobre o dia de amanhã, e viver ansioso pelo futuro é uma grande tolice.

Jesus condena as ansiedades a respeito do amanhã porque não se precisa e nem se deve viver o futuro. Faz parte da fé em Jesus confiar a Ele o amanhã.

A vida em Cristo inclui confiar nEle o hoje e crer que amanhã Ele nos dará fé suficiente para quando o amanhã chegar.



Viver o dia de hoje é um grande desafio. Alguns de nós achamos que não teremos força suficiente para mais um dia. E, de fato, não teremos mesmo. Os recursos de Deus são para hoje e somente hoje; e parte desses recursos está em crer que novos recursos nos serão dados por Deus quando o amanhã chegar.

Creia firmemente que Deus tem dado apenas o dia hoje para você viver. Não se atreva a ir além; é um fardo muito pesado. Deus lhe dá apenas o hoje e nesse dia há os problemas que você é capaz de suportar.



Tenha apenas a plena convicção de que o Senhor está com você hoje e creia que se Sua presença é real em sua vida, Ele lhe dará em Sua bondade e misericórdia a força, o ânimo, a disposição e a sabedoria que você precisa para suportar os problemas de hoje.

Viva o problema, a alegria, as dificuldades, a tranquilidade, as tribulações e a paz do dia de hoje. Viva apenas o dia de hoje.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

NÃO DESPERDICE SUA VIDA



Talvez uma pergunta oportuna seria: Como você está vivendo sua vida?

É preciso que que você entenda que essa vida é muito breve e passageira. Moisés afirmou no Salmos 90.9,10: “...acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.”

Se a vida é breve e passageira, ela não pode ser desperdiçada. Daniel disse ao rei Belsazar em Daniel 5.27: “...Pesado foste na balança e achado em falta.” No padrão de Deus, a vida de Belsazar era fútil. Ele desperdiçou sua vida. Suas prioridades eram sem propósitos e ilícitas aos olhos de Deus.



Infelizmente, hoje existem muitas pessoas que desperdiçam suas vidas. Elas a vivem de forma tola e superficial. Elas não se preocupam com os valores e princípios de Deus e nem com os critérios da prudência e sabedoria. Suas vidas são uma bagunça e desperdiçadas aos olhos de Deus, as pessoas apenas querem o bem delas mesmas.

Não desperdice sua vida odiando alguém, comendo demais, dormindo demais, trabalhando demais, fofocando, imaginando uma crueldade a alguém, se ressentindo, buscando agradar aos outros, vivendo na imoralidade, pensando em como ficar rico, se matar, etc.



Não desperdice seus minutos, horas, dias, semanas, meses e anos com coisas que não glorificam a Deus, que não fazem bem aos outros e a você mesmo.

Não desperdice sua vida. Não se perca. Faça todos os dias valerem a pena e também faça da oração de Moisés no Salmos 90.12 a sua própria oração diária: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”

terça-feira, 19 de junho de 2018

ONDE ESTOU?



O mundo do povo de Israel era dominado por divindades visíveis. Assim, acostumados a um panteão de deuses, as nações olhavam para o povo de Israel e não viam nenhum deus. A pergunta dessas nações foi  expressa e respondida pelo salmista no Salmos 115.2,3: “Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.”

Que resposta! Ele está soberanamente nos céus, reinando. De lá, Ele está dirigindo o mundo e tudo mais. Ele está vivo! Ele é real! Ele “…FAZ TUDO como lhe agrada.”



“Onde está Deus?” é uma pergunta muito comum, especificamente quando a dor chega. Na dor, pergunta-se: “Onde está Deus que me deixa passar por tanta aflição… que deixou meu filho, meu cônjuge, meu pai, minha mãe, meus avós, meu irmão e meu amigo morrer?” “Onde está Deus nessa doença?” “Onde está Deus que parece insensível diante da minha dor e dos meus problemas?” “Onde…onde está Deus?” Quando não se acha a resposta, é mais fácil dizer: “NÃO HÁ DEUS!” “Ele não existe!”

Não é sábio e nem prudente concluir algo sobre Deus só pelo fato dEle não agir do modo como achamos, queremos ou desejamos. É mais fácil orgulhosamente O acusarmos do que confessarmos nossa limitação quanto aos Seus planos e propósitos.

“Onde está Deus?” Ele está invisível aos nossos olhos, mas reinando consciente sobre tudo e todos, fazendo “tudo como Lhe agrada.” E se Ele está agindo, você deve descansar no fato de que algo bom ocorrerá.



O sábio é fazer a pergunta certa; não, “onde está Deus?”, mas, “onde estou diante desse Deus que tudo faz como Lhe agrada?”

Se você decidir não confiar em Deus, você descarta a única possibilidade de esperança e respostas que sua vida tanto deseja e precisa.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

O PROVEDOR



Em Gênesis 22.14 Deus se apresentou como Jeová-Jiré: “O Senhor proverá”. O nome foi utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. Assim, Deus é o Deus provedor.

Deus está interessado em prover para o nosso espírito, alma e corpo. Ainda que Ele é provedor de tudo, Ele sabiamente diferencia entre nossas necessidades e nossos desejos.

Deus quer que saibamos que este mundo é um meio e não um fim. Aqui não é a nossa casa permanente. O que precisamos é aprender a sintonizar nossa realidade, necessidades e desejos do hoje e agora com os princípios e os propósitos eternos de Deus.




Jesus ensinou em Mateus 6.11 que devemos pedir pela provisão diária de Deus. A oração deve ser: "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia." Jesus nos ensina que não devemos nos preocupar com comida, roupa ou qualquer outra coisa, antes devemos orar ao Pai, porque Ele sabe do que precisamos.

Assim, nada deve nos preocupar porque o Pai é o provedor. Aquele que dá a vida é o mesmo que a mantém. Nosso foco, segundo Jesus, deve ser viver consciente e diariamente o Seu ensino em Mateus 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”




Deus espera que você não seja dominado pelas preocupações e ansiedades dessa vida. Deus espera que você confie que Ele é provedor de suas necessidades do dia a dia.

Assim, descanse na verdade de que Deus cuida de você e é o maravilhoso provedor para suas necessidades. 
Creia na poderosa verdade bíblica de Filipenses 4.19: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus."

quarta-feira, 13 de junho de 2018

O AMOR VERDADEIRO




O “Dia dos namorados” é sempre uma oportunidade para demonstrar e renovar o amor. Milhões de reais foram gastos com cartões, flores, chocolates, perfumes e cosméticos, joias e semi-joias, jantares, etc.; tudo para demonstrar o amor.
Uma extensa pesquisa realizada nos Estados Unidos por uma importante agência de pesquisas distribuiu questionários para pessoas de várias idades e ocupações, perguntando: “O que você mais procura na vida?”
Quando os resultados foram compilados, os analistas ficaram surpresos. A maioria esperava que aqueles que foram entrevistados dissessem que queriam atingir certas metas materiais. Mas no topo da lista estava o amor. A pesquisa serviu para mostrar que as pessoas querem amar e ser amadas.



A questão é que alguns tem uma visão bem particular e irreal do amor porque a cultura o distorce. Há algo errado com o conceito de “amor” na sociedade.
Assistimos constantemente celebridades que se apaixonam, casam e se separam. Confunde-se “amor” com “paixão” e “sexo”. O certo é que todos buscam por um amor verdadeiro que resista ao teste do tempo. Mas como podemos conhecer e encontrar esse amor verdadeiro?

Independente de você estar namorando ou não, ou se ainda você sairá para comemorar o “Dia dos Namorados”, o importante é saber que Deus te ama profundamente.

Esteja certo de que você é amado por Deus e por isso você pode amá-Lo também. 1 João 4.19 afirma: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.”





É o amor de Deus que faz toda a diferença na sua vida. É o Seu amor que lhe capacita a amar quando você supostamente até precisaria ser amado.

É o amor de Deus que faz com que sua vida siga adiante, firme, em paz e alegria, quer o dia seja especial ou não.
Assim, louvado seja Deus por Seu amor; o amor verdadeiro.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

ESCOLHENDO PELA VIDA



A vida é preciosa porque Deus a concede a cada um de nós. Precisamos escolher por ela, mesmo em face dos problemas. 

Alguns versículos do Salmo 139 apresentam razões para você escolher pela vida. 

1º - Deve-se escolher pela vida porque Deus sabe tudo sobre você. Os versículos 1,2 afirmam: “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” Deus lhe conhece muito bem. Saber que Ele sabe, traz sempre calma, confiança e paz para se viver cada momento da vida. 



2º - Deve-se escolher pela vida porque Deus está ao seu lado; você nunca está só. Os versículos 9,10 declaram: “Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” Deus está com você. Ele continua lhe liderando e o sustentando no meio de seus problemas.

3º - Deve-se escolher pela vida porque só Deus tem o controle total dos seus dias. O versículo 16 afirma: “...no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Independente de quanto tempo se vive, Deus controla os dias da sua vida. Deve-se então viver um dia de cada vez, bem vivido, para a glória de Deus e para o bem das pessoas ao redor. 



Diante dos problemas aprenda a duvidar de si mesmo; não creia no que você pensa e sente;  ore a Deus pedindo o mesmo que o salmista fez nos versículos 23 e 24:  “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” 

Lembre-se sempre: Quanto mais de Deus em sua vida, mais razão para viver.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

O PERDÃO



Quando você erra contra alguém é preciso que se busque o perdão do ofendido na possibilidade de que o relacionamento possa ser restaurado. 
Caso o perdão seja concedido, o ofendido perdoa e decide cancelar a ofensa, expressando sua compaixão, amor, graça, bondade e misericórdia. 

A Bíblia nos diz que todos, sem exceção, ofendemos a Deus com os nossos pecados. Eclesiastes 7.20 afirma que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.” Por isso precisamos urgentemente de Seu perdão. 



Não buscar o perdão de Deus para os pecados é atrair eternamente sobre si as sérias consequências espirituais do pecado. João 3.36 adverte: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Romanos 6.23 diz que “o salário do pecado é a morte...” A morte é a consequência natural do pecado. Mas Deus Pai enviou Jesus, Deus Filho, o qual tornou-se homem. Jesus veio e pagou na cruz o preço pelo pecado. 2 Coríntios 5.21 afirma que “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

Assim, a morte de Jesus providencia para você o meio perfeito para que Deus possa perdoar os seus pecados. O que lhe condiciona o perdão de Deus é o arrependimento e confissão de seus pecados, crendo na obra de Jesus na cruz e Sua ressurreição dentre os mortos por você. 



Por causa de Sua grande paciência e amor, Deus lhe convida hoje a reconciliar-se com Ele. 
Deus lhe oferece gratuitamente o perdão de todos os seus pecados.

Você gostaria hoje de se libertar da culpa do pecado e receber o perdão de Deus?

quinta-feira, 7 de junho de 2018

ESPERANÇA



Usamos a palavra “esperança” relacionada a um desejo de algo bom no futuro ou a uma boa expectativa de que algo realmente poderá acontecer.  

Quando estudamos a Bíblia, a esperança não é apenas desejar e querer algo bom para o futuro. Esperança na Bíblia significa uma plena confiança em Deus de que algo realmente ocorrerá.

Um exemplo desse princípio e verdade está no Salmos 9.18. Davi afirma: “Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.” 

“Esperança” para Davi significa que Deus agirá no futuro para com o necessitado, trazendo dias melhores, porque a verdade última é que esse necessitado confia plenamente em Deus, e todos os que confiam em Deus não se frustrarão. 



Assim, “esperança” consiste numa certeza e convicção de que Deus – por causa de Sua bondade, amor, graça, misericórdia e perfeito propósito – cumprirá desejos e anseios do coração, fazendo com que as coisas ocorram no futuro para Sua glória e para a alegria de quem nEle espera.

“Esperança” segundo Jim Elliot é o fato de que “Deus sempre dá o seu melhor para aqueles que deixam a escolha com Ele.” “Esperança” para o profeta Jeremias é o ápice da realização e da alegria nessa vida. Em Jeremias 17.7, lemos: “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.”



Onde está sua esperança? Você pode estar depositando sua esperança e expectativa em algo errado, tal como uma circunstância, uma oportunidade, uma pessoa, etc. 

O convite de Deus é que você espere somente nEle. 
Por quê? 
Porque o Salmos 25.3 afirma: “Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado...”

Por isso, espere no Senhor!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

AS DECISÕES DA VIDA



Decidimos sempre. Algumas decisões são extremamente importantes e podem mudar totalmente o rumo da vida.

A Bíblia nos ensina um recurso divino e poderoso que podemos usar quando chegarmos diante das decisões da vida: a sabedoria.

No Salmos 111.10 lemos que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso…”

“O temor do Senhor” é um termo bíblico que expressa um relacionamento respeitoso e reverente com Deus. “Temer a Deus” significa ter um grande apreço por quem Deus é.




Mas o que é sabedoria? Sabedoria é a junção do conhecimento e da habilidade que permite uma pessoa fazer decisões certas e sensatas de acordo com os princípios de Deus e que O honram.

Segundo a perspectiva bíblica, se uma pessoa desconsidera Deus como o Criador de todas as coisas, não aceita que Ele se auto revelou por Sua Palavra, ou despreza que Ele estabeleceu valores absolutos que conduzem a vida, então essa pessoa é um tolo. Ela terá muitos erros nas decisões da vida.

O tolo não se deixa ser dirigido pela sabedoria de Deus. O tolo ignora o sistema de valores de Deus e consequentemente toma decisões erradas, pobres e com dano a sua vida e a dos que convivem com ele. O tolo é arrogante e se recusa admitir que necessita da sabedoria de Deus para conduzir a sua vida.



Talvez você esteja diante de uma seria decisão para a sua vida e sabe que se a fizer de forma errada poderá ter enormes consequências. Mas se você teme a Deus, peça por Sua sabedoria e Ele lhe dará.

O professor Winkie Pratney afirmou: “Deus não orienta aqueles que querem dirigir sua própria vida. Ele só orienta aqueles que admitem a necessidade de Sua direção e confiam em sua sabedoria.”

terça-feira, 5 de junho de 2018

VENCENDO O MAL



Em Lucas 6.27,28 Jesus afirma: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês.”

O que Jesus ensina nesse texto é que o mal do outro não pode dirigir sua vida. Você precisa ter um plano de ação eficiente para quando a maldade chegar. Segundo Jesus, a forma correta de reagir ao mal é praticando o bem, e focando no bem-estar do malfeitor.



O problema sempre é que reagimos mal ao mal. Por vezes ficamos inertes e reativos quando alguém se levanta como inimigo de forma declarada, calada ou velada. É necessário obedecer ao ensino de Jesus de vencer o mal com o bem.

Mas você poderia dizer: “eu não consigo fazer isso!” Essa é uma boa confissão porque você já começou a entender que é incapaz de vencer o mal sozinho.

Somente em Jesus você recebe poder e capacitação para vencer o mal. Se Jesus é o seu Senhor e Salvador; se Ele estiver habitando em você e no comando total de sua vida, o mal então  não terá força e você poderá hoje reagir ao mal com o bem.



O pregador Inglês, Charles Bridges escreveu: “Somos discípulos de Jesus; aquele que morreu por seus inimigos. Você é cristão? Então você é seguidor de alguém que morreu por seus inimigos. Você não é um cristão? Então você está sendo procurado por alguém que morreu por seus inimigos, Jesus Cristo."

Decida hoje no seu coração viver a revolucionária verdade de Romanos 12.21, que diz: “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.”

segunda-feira, 4 de junho de 2018

APRENDENDO A TOMAR DECISÕES




Decisões acertadas nos deixam felizes, mas decisões erradas podem atormentar nossas vidas por anos. 

A Bíblia nos ensina como sermos bem-sucedidos em nossas decisões. O livro de Provérbios nos fornece princípios para excelentes decisões na vida. Em Provérbios 14.8 somos ensinados: “A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho...”

1. Suas decisões devem considerar sempre as verdades da Palavra de Deus. Provérbios 30.5 diz: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.” Pergunte para si: O que a Palavra de Deus ensina sobre essa decisão na minha vida?

2. Aprenda a buscar a Deus e Sua vontade diante de suas decisões. Provérbios 3.6 afirma: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Leve a Deus “tudo” o que você intenta fazer.

3. Antes de decidir algo, busque conselhos. Em Provérbios 15.22 somos ensinados: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Aprenda a buscar conselho com pessoas sábias, maduras e competentes na área de atuação.



4. Evite tomar decisões apressadas. Provérbios 19.2 diz: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Não se deixe pressionar pela circunstância, por outros e por você mesmo. Pense antes de agir.

5. Sonde as motivações de suas decisões. Nunca decida algo por mágoa, ressentimento ou ira. Provérbios 14.17 afirma: “Quem facilmente se ira faz loucuras…” 



6. Evite tomar decisões quando sua motivação última é agradar o outro, buscando para si um senso de aprovação, abandonando seus próprios valores. Provérbios 29.25 esclarece: “Quem teme ao homem arma ciladas…” 

Lembre-se que suas decisões são importantes. Elas podem afetar definitivamente sua vida, por isso, agir baseado nos princípios da Palavra de Deus pode lhe dar grande proteção.

Aprenda a tomar decisões com sabedoria.

domingo, 3 de junho de 2018

Cuidados importantes na gestação




Cuidados importantes na gestação

A gestação costuma ser um momento muito especial para a mulher. Saiba quais cuidados são importantes para garantir a saúde da mamãe e do bebê
Os cuidados com a gravidez têm início antes mesmo da concepção. Toda mulher que deseja engravidar deve conversar com seu ou sua ginecologista, que irá indicar os exames pré-concepcionais, assim como a eventual suplementação de vitaminas e nutrientes, como o ácido fólico, indicado para evitar as más-formações do tubo neural do bebê (meningocle, espinha bífida e outros). A alimentação equilibrada ajudará a manter mamãe e bebê saudáveis durante todo o período. Veja quais os principais cuidados ao longo da gravidez.

Pré-natal
O pré-natal tem início com o resultado positivo do teste de Beta HCG, que confirma a gravidez. A ida regular ao ginecologista garantirá que todos os exames, acompanhamentos e imunizações necessárias sejam realizadas. Exames como hemograma, glicemia, tipo sanguíneo e fator RH, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, Hepatite B e C, Papanicolau e ultrassom são alguns dos exames solicitados no primeiro trimestre de gestação. O médico também acompanhará o desenvolvimento do bebê e poderá solicitar outros exames mais específicos de acordo com a necessidade. Portanto, o pré-natal é indispensável para a saúde da gestante e do bebê.








Alimentação balanceada

A alimentação equilibrada fornecerá os nutrientes que o bebê e a mamãe necessitam no período da gestação. O cardápio, portanto, deve conter proteínas; ferro, presente nas leguminosas como feijão, grão-de-bico e soja; vitaminas do complexo B encontradas no tomate, ervilha e brócolis; cálcio, presente no leite, iogurte e queijos; e grãos e cereais. As fibras também são essenciais, pois auxiliam no funcionamento do intestino. Evite alimentos com excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos. A alimentação deve ser sempre bem cozida e as frutas lavadas corretamente para evitar contaminações.

Atividade física

Praticar atividade física ajuda a aliviar eventuais desconfortos da gestação. O médico ginecologista deverá indicar a atividade mais adequada para cada gestante. Mas, de maneira geral, os exercícios devem ser leves, na forma, por exemplo, de caminhadas, natação e hidroginástica.

Tabaco

São inúmeros os riscos do uso do tabaco durante a gestação. O ideal é que a mulher nunca tenha fumado, mas se assim não for, que pare de fumar antes de engravidar. A nicotina e todas as substâncias que o cigarro contém contribuem para o surgimento de graves problemas à saúde do bebê, como má-formação, aborto e problemas no desenvolvimento. A restrição ao uso do tabaco deve se prolongar até o final da amamentação e, de preferência, não deve voltar a fazer parte da rotina da mulher.






Álcool

Se a mulher já souber que está grávida, ou tem intenção de engravidar, ela deve parar completamente de ingerir bebidas alcoólicas. Beber durante a gravidez pode ocasionar problemas graves ao bebê. Quanto maior for o uso de bebidas, maiores serão os riscos. O fígado do bebê não consegue metabolizar o álcool ingerido como o fígado do adulto, o que agrava o risco da exposição ao álcool e, consequentemente, a ocorrência de malformações congênitas, incluindo as faciais e as do sistema nervoso. A exposição do embrião/feto ao álcool nos primeiros meses da gravidez aumenta o risco de abortamento, parto prematuro e baixo ganho de peso. Os danos causados pela ingestão de álcool pela grávida incluem também maior probabilidade de ocorrência de distúrbios de aprendizado e problemas sócio-comportamentais em idades futuras. 
Álcool não deve ser ingerido durante a gravidez!

Fonte: Ministério da Saúde/ Hospital Albert Einstein/ Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)

sexta-feira, 1 de junho de 2018

AJUSTANDO O FOCO DA VIDA



A visão é algo maravilhoso. Basicamente tudo o que o corpo faz depende da visão. 

Jesus usou a realidade da visão para ensinar verdades espirituais. 
Em Mateus 6.22,23 Ele diz: “São os olhos a lâmpada do corpo. 
Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. 
Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” 

Na Bíblia o “olho” é equivalente ao “coração”. “Fixar os olhos” em algo é “colocar o coração em alguma coisa”. O ensino de Jesus nessa passagem centra especificamente na importância de ter o coração no lugar certo. Isso equivale a ter os “olhos bons”. Assim aquele que controla os seus olhos terá a direção da vida afetada. 



Quando sua visão de vida estiver focada em amar a Deus — servindo-O, obedecendo-O e O agradando — e a amar as pessoas — ajudando-as, apoiando-as e cuidando delas — então sua vida ficará iluminada e bem dirigida. 

Quando sua visão de vida se mantém centrada no pecado e em ambições egoístas ou ainda no materialismo, imoralidade, ganância, mentiras, hipocrisia, orgulho, etc., a escuridão invade sua alma e você perde a direção, o rumo e o significado dela. 



Tudo é uma questão de visão! Assim como seus olhos conduzem bem seu corpo, sua visão espiritual dirige sua vida.  Se sua perspectiva espiritual estiver ajustada corretamente, sua vida estará cheia de propósito e significado, caso não, sua vida estará confusa e a caminho do caos.

Sua vida só fluirá em tudo e para com todos, caso você decida ajustar o foco dela conforme os desejos, os interesses e a vontade de Deus.

Ajuste hoje o foco de sua vida!

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...