Fonte: Kathleen Doheny / WebMD Webmd descobre sinais de alerta comuns do câncer que as mulheres muitas vezes ignoram.
As mulheres tendem a ser mais vigilantes do que os homens com relação à recomendação de realização dos exames de saúde para rastreamento do câncer, segundo estudos e especialistas.
Mas nem sempre. As mulheres mais jovens, por exemplo, tendem a ignorar os sintomas que poderiam apontar para o câncer. "Elas têm essa noção de que o câncer é um problema das pessoas mais velhas", diz Daly. E elas muitas vezes têm razão, mas muitas mulheres jovens têm câncer também.
Naturalmente, algumas mulheres são tão hábeis como os homens em mudar para o modo de negação. "Há pessoas que deliberadamente ignoram seus sintomas do câncer", diz Hannah Linden, médica oncologista. Ela é um membro comum associado do Fred Hutchinson Cancer Research Center e professora associada de medicina na University of Washington School of Medicine, de Seattle. Geralmente é negação, mas nem sempre, diz ela. "Para alguns, há uma crença cultural de que o câncer é incurável, então, porque ir lá.?
Falar sobre sintomas preocupantes não deveria fazer as pessoas reagirem de forma exagerada, diz Ranit Mishori, médica, professora assistente de medicina familiar na Universidade Georgetown School of Medicine, em Washington. "Eu não quero dar a impressão de que elas devem olhar para todas as pequenas coisas", diz ela.
Com esse equilíbrio saudável entre a negação e a hipocondria em mente, Webmd pediu a especialistas para falar sobre os sintomas que podem não fazer uma mulher se preocupar de imediato sobre o câncer, mas que devem ser verificados.
Leia sobre 15 possíveis sintomas de câncer que as mulheres muitas vezes ignoram.
1: perda de peso inexplicada
Muitas mulheres ficariam felizes em perder peso sem esforço. Mas a perda de peso inexplicável - digamos, 10 quilos em um mês sem um aumento no exercício ou uma diminuição na ingestão de alimentos - deve ser verificada, Mishori diz.
Poderia, é claro, revelar-se uma outra condição, como uma tiróide hiperativa, mas é grande a possibilidade de câncer.
Procure o seu médico e faça exames para verificar a tireóide e, talvez, uma tomografia computadorizada de diferentes órgãos. O médico deve "descartar as possibilidades, uma a uma," Mishori diz.
2: Inchaço
Inchaço é tão comum que muitas mulheres apenas convivem com ele. Mas poderia apontar para o câncer de ovário. Outros sintomas do câncer de ovário incluem dor abdominal ou dor pélvica, sensação de plenitude rapidamente - mesmo quando você não comeu muito - e problemas urinários, tais como ter uma necessidade urgente de ir ao banheiro.
Se o inchaço ocorre quase todos os dias e persiste por mais algumas semanas, você deve consultar o seu médico.
3: Alterações da mama
A maioria das mulheres conhecem bem os seus seios, mesmo que não façam autoexames regulares, e sabem o que fazer para procurar nódulos. Mas o nódulo não é o único sintoma de mama que pode apontar para o câncer. Vermelhidão e espessamento da pele sobre o peito, podem indicar uma forma muito rara, mas agressiva de câncer de mama e o câncer de mama inflamatório, também precisa ser examinado, disse Linden. "Se você tem uma erupção que persiste ao longo de semanas, você deve ser avaliada," ela diz.
Da mesma forma, se notar mudanças no mamilo, ou se detectar vazamento (e não estiver amamentando), consulte o seu médico.
No.
4: Sangramento entre períodos menstruais ou outros sangramentos incomuns
''Mulheres na pré-menopausa tendem a ignorar o sangramento entre o período ", disse Daly. Elas também tendem a ignorar o sangramento do trato gastrintestinal, por engano pensando que é do seu período. Mas o sangramento entre o período, especialmente se o seu ciclo é regular, deve ser verificado, diz ela. Assim como o sangramento após a menopausa, que pode ser um sintoma de câncer endometrial. hemorragia gastrintestinal pode ser um sintoma de câncer colorretal.
"O câncer endometrial é o câncer ginecológico comum", diz Debbie Saslow, PhD, diretora de câncer de mama e ginecológico na Sociedade Americana do Câncer, em Atlanta. "Pelo menos três quartos das que ficam doentes têm algum sangramento anormal como um sinal precoce."
Seu médico fará um exame cuidadoso e, dependendo do tempo de sangramento e outros sintomas, provavelmente pedirá uma ultra-sonografia ou biópsia. 5: Alterações da pele
A maioria de nós sabe olhar para todas as mudanças em verrugas - um sinal bem conhecido de câncer de pele. Mas devemos também olhar para as mudanças na pigmentação da pele, Daly diz.
Se de repente você desenvolver hemorragias na pele ou descamação excessiva, deve verificar também, diz ela. É difícil dizer quanto tempo é tempo demais para observar as alterações da pele antes de ir ao médico, mas a maioria dos especialistas diz que não se deve esperar mais que algumas semanas.
6 Dificuldade de Engolir
Se você tiver dificuldade em engolir, você já pode ter mudado sua dieta para sopas ou alimentos líquidos, mas essa dificuldade pode ser um sinal de um câncer gastrintestinal, como no esôfago, diz Leonard Lichtenfeld, médico, diretor médico adjunto do American Cancer Society.
Procure o seu médico para ter exame cuidadoso e testes de ordem, como um raio X de tórax ou exames do trato gastrintestinal.
7: Sangue no local errado
Se você notar sangue em sua urina ou suas fezes, não assuma por conta própria que é uma hemorroida, diz Mishori. "Pode ser câncer de cólon.?
Procure o seu médico para fazer perguntas e, talvez, para testar com uma colonoscopia, um exame do cólon para detectar o câncer.
Sangue no vaso sanitário pode ser realmente a partir da vagina quando a mulher está menstruada, Mishori diz. Mas se não, deve ser verificado para afastar câncer de bexiga ou de rim, diz ela.
Tosse com sangue deve ser avaliada também. Uma ocorrência de sangue no lugar errado pode não ser nada, Mishori diz, mas se acontecer mais de uma vez, vá consultar o seu médico.
8: Tormento da dor abdominal e Depressão
Qualquer mulher que tem uma dor no abdômen e está se sentindo deprimida precisa de um check-up, diz Lichtenfeld. Alguns pesquisadores têm encontrado uma ligação entre depressão e câncer de pâncreas, mas ainda é uma conexão insuficientemente estudada.
9: Indigestão
As mulheres que estiveram grávidas se lembram de ter ocorrido indigestão quando elas ganharam peso. Mas indigestão sem motivo aparente pode ser uma bandeira vermelha. Pode ser um indício precoce de câncer de esôfago, estômago ou garganta.
10: Alterações na Boca
Os fumantes devem ficar especialmente alertas para qualquer mancha branca dentro da boca ou manchas brancas na língua, de acordo com a American Cancer Society. Elas podem apontar para uma condição pré-cancerosa chamada leucoplasia que pode progredir para câncer oral.
Peça ao seu dentista ou médico para dar uma olhada e decidir o que deve ser feito em seguida.
11: Dor
Conforme as pessoas envelhecem, mais parecem reclamar de dores diversas, mas a dor, tão vaga quanto pode ser, também pode ser um sintoma precoce de alguns cânceres, embora a maioria das queixas de dor não sejam. Contudo, uma dor que persiste e é inexplicável tem de ser verificada.
12: Nódulos e Alterações na linfa
Se você notar um caroço ou inchaço nos gânglios linfáticos na axila ou no pescoço - ou em qualquer outro lugar ? pode ser preocupante, diz Linden.
"Se você tem um nó de linfa que se torna progressivamente maior, já há mais de um mês, consulte um médico", diz ela. Seu médico irá examiná-la e descobrir os problemas associados (como a infecção) que poderiam explicar o aumento dos linfonodos.
Se não houver nenhum, o seu médico irá normalmente para uma biópsia.
13: Febre
Se você tem uma febre que não é explicada pela gripe ou outra infecção, pode ser câncer. Febres mais freqüentemente ocorrem após o câncer se espalhar a partir do seu local original, mas também pode apontar para câncer hematológico precoce, tal como leucemia ou linfoma, segundo a American Câncer Society.
Outros sintomas do câncer podem incluir icterícia, ou uma mudança na cor de suas fezes.
14: Fadiga
Fadiga é outro sintoma vaga que poderia apontar para o câncer -, bem como uma série de outros problemas. Pode aparecer após o câncer ter crescido, mas também pode ocorrer no início de certos tipos de câncer, como leucemia ou com alguns tipos de câncer do cólon ou do estômago, de acordo com a American Cancer Society.
15: Tosse Persistente
Tosses são esperadas com resfriados, gripes, alergias, e às vezes são um efeito colateral de medicamentos. Mas uma tosse muito prolongada - durando mais do que três ou quatro semanas - não deve ser ignorada, Mishori diz.
Examine sua garganta, confira o funcionamento do pulmão e, talvez, raios-X, especialmente se você é fumante.
Ainda assim, os sinais exatos e sintomas do Câncer podem variar. Como regra geral, você deve sempre consultar o seu médico se você suspeitar que algo não está certo.
Compartilhe com um Amigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário