domingo, 9 de outubro de 2016

COMO FAÇO PARA MUDAR MINHA VIDA?

Mudar de cidade, mudar de profissão, mudar de fase da vida. Como fazer isso?



 


Mudar é considerado uma das coisas mais difíceis de se fazer pelos seres humanos. Seja de lugar ou de direção, mudar vem sempre junto com uma condição, algo que não se separa da mudança: o desconhecido. Nunca sabemos o que vem em seguida com a mudança, por mais que tenhamos planejado ou seguido diversos conselhos, na prática o que vem a seguir é sempre desconhecido.
Entretanto, a mudança também é uma característica de fábrica de todo ser humano. Ela vem do desejo que temos de sempre querer algo a mais misturado com o “livre-arbítrio” de sempre poder escolher algo a mais. Mudar é uma característica da sobrevivência, desde os povos mais antigos que mudavam para obter comida, água, solo fértil ou uma forma melhor de viver. A mudança faz parte de uma evolução consciente.
Então, como fazer para mudar sempre da melhor forma possível? Como sei quais mudanças vão fazer bem pra mim e quais mudanças podem me prejudicar? O que fazer com o vazio que sinto toda vez que eu quero mudar?
Essas são perguntas que vamos trabalhar neste texto, com pequenas dicas para que você possa cada vez mais aplicar mudanças positivas em sua vida.

01. Faça amizade com o medo.

O medo também é algo que todos temos, como um mecanismo de defesa para sobrevivermos ao perigo. Sentir medo não está errado. Preste atenção naquilo que está te fazendo sentir medo na hora da mudança e se entregue ao sentimento. Sinta de fato o medo do que pode acontecer. Isso vai fazer você enxergar todas as possibilidades que podem dar errado e que podem te prejudicar, e te alertará dos pontos onde você precisará ter mais atenção. Portanto, leve em primeira instância o medo como seu aliado, pois ele tem a intenção positiva de te fazer bem. Logo após, agradeça o medo por te mostrar esses pontos e reflita que tudo o que pensou são só criações mentais de algo que não existe. Afinal, o futuro é “desconhecido” e tudo o que você pensou são hipóteses. Anote esses pontos críticos e deixe eles como algo para fortalecer no seu caminho de mudança, que te fará ser mais forte e estar mais preparado quando chegar lá. Continuar sentindo medo vai ser normal, mas deixar que ele influencie no seu futuro será opção sua.

02. Aproveite todos os detalhes.

A mudança é algo para ser aproveitado. Deixe de lado o pensamento de que os detalhes são coisas pequenas e irrelevantes. Curta tudo o que acontece! Quanto mais você valorizar a mudança e curtir de fato tudo o que acontecer neste período, mais a recompensa será valiosa.

03. Seja a mudança.

“O que vale é a intenção” não é apenas mais uma frase bonitinha. É uma verdade influencia tudo o que fazemos em nossas vidas. Colocar uma intenção profunda em tudo o que você faz tornará as atividades mais fáceis de serem realizadas, pois todas elas terão um motivo para acontecerem. Portanto, mentalize como você quer estar quando tiver mudado 100%. Mentalize profundamente, criando até os detalhes, sentindo como vai ser a sensação na prática, o que você vai ver quando tiver mudado, quais vão ser as pessoas que vão estar ao seu lado, como vai soar aquilo, qual o odor, qual o sabor. Sinta de verdade. Criando esse sentimento, você está criando uma lembrança positiva para todas as dificuldades que encontrar na frente. Lembre-se disso como o seu troféu, o seu triunfo, e faça com que a mudança já tenha acontecido pra você, na sua mente, mesmo que ela esteja longe na prática. Você verá o quão forte isso te deixará.

04. Aceite que tudo é impermanente.

Mais um ponto importante sobre a vida: tudo é impermanente. O que significa isso? Significa que nada existe para sempre. Quando vamos percebendo e entendendo isso com pequenas coisas em nossa vida, seja momentos de felicidade ou tristeza, começamos a entender que se apegar a um momento bom ou ruim sempre nos fará sofrer. Isso porque quando o momento bom acabar, você sofrerá, ou quando o momento ruim aparecer, você também sofrerá. Mas ambos vão acabar! Não vão existir em algum outro momento da vida, pois tudo muda. Portanto, aceitar que tudo é impermanente é deixar de sofrer tanto com as pequenas mudanças boas e ruins em nossa vida, e criar um pensamento mais constante de compreensão e paz, já que não precisamos nos apegar a tudo o que acontece. Isso se tornará também um grande aliado na hora da mudança.

Mudar minha vida
As pegadas ficam na areia, mas vão embora na primeira onda. 

05. Faça sua mudança ser divertida!

Diversão vem do latim “divertere”, que significa “mudar de direção”. Portanto, a mudança é algo que pode (e deve) ser divertida, já que é uma nova condição em nossa vida, que virá com desafios e aprendizados. Saber se a mudança é boa ou ruim vem da prática, por mais que sigamos conselhos de pessoas que já tentaram. Afinal, quando as pessoas tentaram, as condições podem ter sido outras, e pra ela foi algo positivo ou negativo. Para nós será diferente. Experimentar e levar isso como algo divertido fará termos a certeza de qual caminho seguir.
A mudança não é um bicho de 7 cabeças. Não é algo ruim ou bom. É apenas um estado necessário para nossa evolução. Entender que se adequar cada vez mais à mudança é necessário fará nossa vida ser mais leve e feliz, pois a mudança será um estado comum de viver.
Ainda não está convencido e acha que está passando por uma crise? 
Que façamos da mudança o nosso caminho e apreciemos cada vez mais as oportunidades que temos em nossas vidas.
Compartilhe em um segundo!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...