quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo? 8 truques para evitar o estresse no trabalho.

Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

Quando pensamos em evitar estresse logo de cara passa pela cabeça em evitar problemas. Seria possível?


Imagino que possa ser complicado evitar o surgimento de problemas, mesmo porque a palavra problema pode ser subjetiva, ou seja, o que seria um problema para uma pessoa pode não ser para outra pessoa, ou o que pode causar problemas num dado momento pode não ser em outro.   Também imagino o quanto pode ser limitante passar uma vida evitando situações que possam ser percebidas como causadoras de problemas, será que não acabaríamos evitando também as situações que poderiam ser produtivas?
O que eu percebo é que existem pessoas, ou pessoas em momentos de vida, as quais parece que as situações causam mais estresse do que causariam para outras pessoas ou causariam em outros momentos. Creio que neste caso possa ser interessante a análise do que possa estar ocorrendo com esta pessoa e assim trabalhar para que ela possa conquistar maior resistência às situações estressantes.

Para evitar estresse

Cada pessoa terá uma necessidade. É possível que o listado abaixo não se aplique a todas as pessoas nem a todos os momentos, mas de forma geral costuma ajudar:
1 - Aprender a dizer “não” de forma elegante e afirmativa. Ser assertivo pode significar saber negar pedidos, favores  e solicitações que não sejam aceitáveis, etc.
2 - Flexibilizar o pensamento ou até mesmo dar uma segunda  chance as pessoas a nossa volta quando surge a tendência de “catastrofizar” – ou seja, perceber como catástrofe situações que poderiam ser vivenciadas de forma mais leve.
3 - Respirar de forma profunda e tranquila.
4 - Trabalhar no sentido de identificar nossas forças, pois muitas vezes não percebemos que as temos.
5 - Aceitar, quando for o caso, que muitas vezes algumas situações não tem como alterar pois não depende de nós, como por exemplo o falecimento de um ente querido. São situações que nos "convidam" a trabalhar a aceitação e quem sabe identificar novas atividades, novas companhias, novas formas de olharmos para nós mesmos, etc.

Estresse positivo

Novos estudos tem lançado luz aos benefícios do estresse ao nosso organismo. Em que medida ele pode ser benéfico?
O estresse é a capacidade de reação a um estimulo negativo. Por exemplo, alguém ouviu uma noticia de que está havendo cortes na empresa – aquele sinal de alerta que nos mobiliza a ação  é estresse, não o prejudicial que acontece quando os estímulos negativos estão além da condição de reagir, mas é este estresse que poderá nos colocar em ação como por exemplo  procurar por mais informações,  caprichar mais em seu trabalho para que seu nome não entre na lista de corte, etc. Enfim, o estresse em nível ótimo nos ajuda.
Mesmo o estresse a longo prazo, quando usado da forma certa, pode ser positivo ao organismo?
Sim, quanto mais a pessoa percebe que consegue lidar com as adversidades maior poderá ser o aprendizado e resistência a novos eventos similares.

De acordo com alguns pesquisadores da University of Wisconsin-Madison, a grande diferença da atuação do estresse está na maneira como as pessoas o encaram o estresse é que o torna nocivo. Você acredita nessa abordagem?

Sim, quanto mais a pessoa encara o estresse (ou as situações causadoras de estresse) como insuperáveis pior poderá ser sua resistência. Mas quanto mais ela conseguir ver que dificuldades aparecem para todos e cada uma dela são oportunidades para aprender novas formas de superação melhor ela poderá lidar com o estresse.
Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

Nosso corpo, ao lidar com o estresse de forma normal, se prepara automaticamente para se recuperar dos efeitos do estresse?

Nosso corpo reage as eventos estressantes com um preparo para lutar ou fugir, ou seja suar, taquicardia, enrijecimento dos músculos são um preparo inconsciente para algo que muitas vezes não é utilizado, como por exemplo no caso da noticia de cortes na empresa não adianta sair correndo literalmente. Por isso fazer academia pode ser uma forma bem saudável de liberar esta adrenalina que o corpo acumulou.
Quanto melhor você lida com os eventos estressantes mais o seu corpo pode "entender" que não é necessário que ele se prepare para lutar ou fugir.

Um estudo mostrou que pessoas que se apoiam em situações estressantes obtêm uma resiliência relacionada ao estresse. Como esse mecanismo ocorre?

O ser humano se beneficia, de forma geral, da convivência com outras pessoas. A sensação de pertencer a um grupo, seja ele familiar, profissional ou mesmo o time de futebol a qual se torce pode gerar energia para lidar com o estresse pois a sensação de que há pessoas com quem contar costuma nos fortalecer.

Em um momento estressante, a pessoa fica mais alerta? Isso pode ajudar em situações de risco ou mesmo em provas ou momentos estressantes no trabalho?

Foi para isso mesmo que a natureza criou o estresse, esta é sua função mais básica, nos alertar de que algo ruim está acontecendo e devemos tomar providencias. O estresse negativo é quando o sinal de alerta “quebra” e recebemos sinais mesmo quando não há nada ruim ocorrendo.

O estresse ocasional pode ajudar o funcionário a sair da zona de conforto? De que forma isso pode ser benéfico?

Sim, sem um probleminha de vez em quando, ou seja sem a expectativa de que as coisam podem mudar, pode tornar  a pessoa um tanto acomodada. A expectativa de problemas pode impulsionar algumas pessoas a se dedicarem com a finalidade de evitarem possíveis problemas ou amenizar os danos quando, e se,  surgirem.

Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

8 truques para evitar o estresse no trabalho


1) Agradeça pelo que você tem – Parar para pensar nas conquistas pessoas e profissionais e agradecer pelo que tem não é só algo aceitável. Na verdade, é cientificamente provado que quem agradece é menos estressado. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), pessoas que cultivaram uma atitude de agradecimento reduziram os índices de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – no sangue.
2) Não use a expressão "e se" – Quando tudo está bem, você é daqueles que se pergunta "e se", antecipando que algo pode dar errado? Se sim, tente evitar esse hábito. Segundo Bradberry, essas duas palavrinhas, quando juntas, "colocam lenha na fornalha do estresse." As coisas podem se desenrolar em infinitas possibilidades – para que ficar pensando no pior que pode acontecer? 
3) Fuja da "hora do café" – No momento em que todo mundo se junta para aquele cafezinho da tarde, raramente o papo é otimista, certo? Conversas pessimistas atraem o estresse. Por isso, esqueça da "hora do café". Socialize com as outras pessoas em outros momentos. 
4) Seja otimista – Um "truque" complementar às duas últimas dicas. Não é que "pensar positivo atrai coisas boas", como livros de autoajuda sugerem. A questão é que, quando você pensa positivo, seu cérebro é direcionado para assuntos que não trazem nenhum estresse à mente.
5) Desconecte-se – A tecnologia trouxe inúmeros benefícios às nossas vidas, mas causou alguns problemas: um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas ao dia, sete dias por semana. Se "toda hora é hora de trabalhar", toda hora é hora de uma bomba explodir no seu colo.
6) Tome menos café – A bebida é um gatilho para a liberação de adrenalina, hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina pode ser importante para fazer alguém correr ao se deparar com um urso, mas não é a maior aliada para quem precisa responder um e-mail delicado.
 7) Durma – Colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e todos sabemos disso. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço: será que não há nenhuma horinha perdida no Facebook durante a noite que poderia ser transformada em uma horinha de sono? Um tempo a mais na cama é muito mais importante para o seu corpo do que as redes sociais – afinal, você já ficou online o dia todo, não é mesmo?
 8) Respire fundo – Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa. Quando você estiver estressado, vá para um lugar mais calmo, feche a porta e respire. Apenas isso. Bem devagar. Você vai ver como o nervosismo vai embora.

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo


Fonte: Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5 - http://www.marisapsicologa.com.br/

Fonte: Revista Pegn

Compartilhe com seus amigos...

sábado, 26 de novembro de 2016

Pensamentos negativos

Imagem relacionada

Por que temos pensamentos negativos?

Existem vários motivos para os pensamentos negativos “brotarem” em nossa mente. Muitas vezes eles aparecem dependendo da fase de vida pela qual a pessoa esta passando. O desemprego por exemplo, pode desencadear pensamentos negativos sobre a vida futura do individuo e sobre sua auto-estima também. Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada” , “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação.
O pensamento negativo pode estar vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida. É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida.
Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem mas cada tem o seu jeito de lidar com isso. Algumas pessoas tem baixa tolerância as estas frustrações e quando se sentem decepcionadas tendem generalizar os pensamentos negativos achando que “tudo está ruim” .

Quais são as consequências que podemos ter se persistimos em uma visão negativista?

A conseqüência de sempre pensar negativo poderá ser a influencia na qualidade de vida desta pessoa, tanto no campo emocional como em outros aspectos de sua vida, como o profissional e pessoal.
Além de prejudicar a saúde psíquica, pode trazer prejuízos na relação intra-pessoal (como a pessoa se vê, seu relacionamento consigo mesmo) e interpessoal ( relação com as pessoas ao seu redor). Muitas vezes a pessoa que sempre pensa negativo pode ser considerada uma má companhia, ou uma pessoa ruim o que pode intensificar ainda mais os pensamentos negativos acerca dela mesma, criando por exemplo pensamentos como “sou uma pessoa ruim mesmo, não mereço ter amigos” .

Quais os motivos que devemos ter em mente para pensar positivo?

Cada um tem os seus motivos específicos para buscar um modo de pensar positivo, ou pelo menos não tão negativo a ponto de lhe causar sofrimento. A própria palavra “motivo” já denuncia o que a pessoa precisa fazer para pensar positivo : achar uma motivação, algo que lhe dê prazer para assim fortalecer sua auto-estima.
Resultado de imagem para Pensamentos negativos

Como pensar positivo?

Um passo importante para pensarmos positivo poderia ser trabalhar os pensamentos negativos que estão influenciando a nossa vida. Um auto-questionamento acerca destes pensamentos pode ajudar a elaborar um melhor entendimento sobre eles próprios. Perguntas como “o que está acontecendo comigo/ na minha vida para eu ter tantos pensamentos negativos?” podem ajudar na busca de soluções para a diminuição destes pensamentos, e conseqüentemente na substituição destes pensamentos por pensamentos mais positivos , ou pelo menos não tão negativos.
Outra ação importante e que também está relacionada este primeiro passo seria a busca de soluções para os pensamentos negativos, ou seja, tentar se mobilizar para resolver estas questões que causam sofrimento.
Acho importante fazer atividades que deem prazer, não só pela atividade em si, mas as conseqüências que elas trazem para a vida e para auto-estima de cada um. Quando sentimos prazer ao fazer algo nossa auto-estima acaba sendo influenciada de maneira positiva e conseqüentemente temos pensamentos como “sou bom nisso” , “isto me dá muito prazer”, “me sinto feliz”.
Pessoas que ficam muito presas ao passado, principalmente quando o passado não lhes traz boas lembranças, tendem a generalizar o que vai acontecer no presente e no futuro. Pensamentos como “já que aconteceu antes, com certeza desta vez vai acontecer também” , ou “nunca mais vou arranjar um namorado” são comuns e as pessoas acabam predestinando seu presente e seu futuro com estes pensamentos.

Resultado de imagem para Pensamentos negativos

Pensar negativo demais é sinal de problemas emocionais?

Depende. Pensar negativo em algum momento da vida pode ser normal, todos já passamos por isso. Porém o quanto estes pensamentos influenciam suas ações e lhe causam sofrimento é que precisam ser observados de forma mais cuidadosa.
É importante procurar ajuda quando os pensamentos estão impedindo a pessoa de exercer atividades cotidianas, como trabalhar por exemplo.

Quando devemos recorrer à um psicólogo?

A ajuda psicológica é recomendada quando os pensamentos negativos começam a causar prejuízos psíquicos, físicos ou sociais na vida da pessoa. Quando temos pensamentos negativos permeando nossa mente a maior parte do tempo pode estar na hora de procurar um auxilio psicológico para lidar com estas questões.
Os pensamentos podem ser tão intensos que podem acabar em crises de ansiedade, por exemplo, apresentando sintomas como taquicardia, sudorese, falta de ar, e uma angustia muito grande de motivo muitas vezes inexplicável.

Você não é os seus sentimentos, nem o seus pensamentos, tal como não é aquilo que ouve, que vê, que sente, que come. Você é aquele que experiencia tudo aquilo que o seu corpo está preparado para experienciar. 
Você é aquele que usa as suas experiências internas como informação, mas essa informação deve ser filtrada pela sua consciência, pelos seus valores, objetivos e propósitos de vida. E, se os “passageiros” incômodos da sua mente o perturbarem, foque-se nos seus valores, foque-se na sua rota e nos marcos que quer atingir para levar uma vida significativa.

*O material deste site é informativo
Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/

Compartilhe com seus amigos...

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Corte a Corda!


Um homem para atingir o recorde de seu trabalho de alpinista ele resolve subir uma montanha sem um companheiro e sem alguns acessórios, pois ele queria a gloria só para ele. 

Muitas vezes tomamos decisões em nossas vidas empolgados e sem pensar nas consequências, e elas virão.


Então ele começou a subir a montanha e quando começou a subir, percebeu que seria mais difícil do que esperava, mesmo assim decidiu seguir a escalada, alegre com toda sua força e seu vigor.Mas começou a escurecer , e não era possível enxergar quase nada pois não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.

E quando estava a poucos metros do topo do monte, escorregou...e caiu.....

Enquanto cai ele tentava fincar as suas estacas, em alguns momentos ele se prendia mas logo escorregava novamente e caia.


Ele havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda que estava fixado em sua cintura, e de repente, sentiu um puxão muito forte que quase o partiu pela metade.

E naquele momento, suspenso no ar e em completa escuridão, começou a gritar:


- Oh meu Deus, me ajude!!!
- Deus o Senhor está ai?
E sentiu como que uma voz lhe dissesse:
- SIM
E voltou a perguntar:
- Deus me livra daqui!!
- Deus respondeu:
VOCÊ CRÊ QUE EU SOU O DONO DA VIDA?
- Sim
- VOCÊ CRÊ QUE TENHO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA?
- Sim
- E TUDO AQUILO QUE EU FALAR EU TENHO PODER PARA ME RESPONSABILIZAR E ASSUMIR A SUA VIDA?
- Sim, eu creio Senhor.
- ENTÃO, CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO !!!
- Não Senhor

Houve um momento de silêncio e reflexão.
E ele se agarrou mais ainda à corda e pensou que se a cortasse,
morreria.
Passado este momento ele voltou a perguntar:

- Deus, o Senhor ainda está ai?
- SIM
- Senhor o que que eu faço?
- CORTE A CORDA
- Não Senhor eu não posso
- CORTE A CORDA E CONFIE EM MIM
- Não Senhor, eu não consigo.

As horas foram passando a noite ficando mais fria e ele preso naquela corda.

No dia seguinte a equipe de resgate encontrou o alpinista que morreu congelado, preso  a uma corda e a apenas dois metros do chão.


Muitas vezes perdemos a batalha por falta de fé e discernimento em ouvir e obedecer a voz que vem de Deus !

A pergunta então é:
Qual é a sua corda? 

Você deixou a sua vida tomar alguns rumos e agora está vivendo as consequências, e esta preso a esta corda.
Sua Corda são vícios, abandone os vícios, eles estão destruindo sua família.
E você esta indiferente, mas a idade chega os anos passam, sua família vai continuar acreditando em você? E seus filhos, amigos, o que será de você?
A sua Corda é extraconjugal? A sua Corda e o passado? Sua corda hoje é uma magoa?

Percebe que preso a corda esta tudo escuro que você não consegue ver nada a sua frente, nada abaixo e nada acima. Diz que ama a Deus, mas não corta a corda, assim você vai morrer, não digo fisicamente. Sonhos morrem, Planos morrem, famílias são destruídas, filhos, esposas, maridos são prejudicados; Porque você não quer cortar a corda?

Mas de tanto te amar e talvez mesmo você não chamando, Deus vem através desta palavra dizer:


CORTE A CORDA!
Imagem relacionada

Você não vai morrer, cortar a corda talvez traz uma pequena ferida pelo tombo mas nada grave.

Jovem, você que perdeu o namorado a namorada, ficou preso nesta corda e esta morrendo, ficando longe de Deus, desesperado falando que vai acabar com sua Vida, se valorize, cada pessoa tem direito de escolha e se essa pessoa seguiu o rumo dela, segue o seu, continue sua historia. Cortar a corda da uma insegurança um certo medo uma pancadinha no chão pode doer um pouquinho, mas não vai te matar, te matar vai ser ficar preso a corda, a corda da magoa, a corda do passado, a corda de culpar os outros.

Ei! Aguem pode até ter te prejudicado, mas se você continuar com esta magoa, culpar os outros não resolve, chegou a hora de escrever sua historia, Deus te deu uma coisa linda, sua Vida. 

Não culpe a Deus pelos fracassos, quem escreve nossas historias somos nos. 

Mas fizeram isso no passado, esquece o passado, Deus esta te dando uma chance de recomeçar, coloque sua vida na mão dele e deixe ele te ajudar a recomeçar.

E hora de recomeçar, do renovo na sua vida.


Compartilhe com seus amigos...

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Desistir? Nem pensar!

Resultado de imagem para Desistir?

Você vai encontrar dificuldades no caminho para alcançar seus objetivos. 
Às vezes, esse processo parece tão assustador que você se sente como se quisesse desistir. Você pode estar a centímetros de chegar ao seu destino, e agora não é o momento de jogar a toalha. Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a continuar seguindo em frente quando você sentir vontade de desistir.
Concentre-se em quão distante você já chegou


Você trabalhou para um objetivo por um tempo e, talvez, você chegou a um platô ou sofreu alguns contratempos.
Antes de abandonar a sua missão, tire algum tempo para pensar sobre o quão longe você progrediu. Olhe como as coisas eram quando você começou e como elas estão agora.
Você pode ter caído algumas vezes, mas você definitivamente fez grandes progressos também.
Perceba a quantidade de força que você empregou para começar em primeiro lugar, e cultive-a novamente para levá-lo a linha de chegada.


Corra sua própria corrida


Resultado de imagem para Corra sua própria corrida

Os seres humanos, por natureza, têm a tendência de se compararem uns aos outros. Talvez seus colegas estejam desfrutando de suas carreiras tradicionais, enquanto o seu caminho pode ser pouco convencional.
Suas vidas parecem confortáveis e atraentes, enquanto você enfrenta incertezas. Todo mundo tem seu próprio caminho próprio para seguir, então tente não prestar atenção ao que todos em torno de você estão fazendo.
Você escolheu o seu caminho por uma razão e você tem uma visão para sua vida que ninguém pode ver tão claramente quanto você. Confie em seus instintos e execute sua corrida em seu próprio ritmo.


Aprenda a ser paciente enquanto trabalha para seus objetivos



A paciência é a capacidade de permanecer positivo, mesmo quando as coisas não estão indo bem no seu caminho. A pessoa que domina a paciência pode ter tudo o que deseja.
O maior obstáculo para a criatividade é a impaciência; o desejo quase inevitável para acelerar o processo e fazer acontecer. Você tem que lembrar constantemente a si mesmo que qualquer coisa de grande valor necessita de diligência e consistência.
Concentre-se mais no processo do que nos resultados. Mesmo se você está fazendo todos os movimentos certos, o universo pode levar algum tempo para se dar conta das suas realizações.


Concentre-se no que você pode controlar


Há uma famosa oração que diz: “Deus concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso, e sabedoria para saber a diferença.”
Ela captura a mentalidade que você precisa para persistir em direção a um resultado desejado. Concentrar-se em coisas fora do seu controle só vai levar à infelicidade e frustração.


Peça orientação para outras pessoas


Não há quase nenhuma situação que você está passando por que alguém não passou por diante. As pessoas têm lidado com depressão, mágoas, obstáculos e contrariedades tudo ao longo da história, e há alguém lá fora que tem uma história que você pode se relacionar.
Encontrar alguém que empurrado por uma situação que era semelhante ao seu. O que eles fizeram para superar suas circunstâncias? Use experiências de outras pessoas para guiá-lo e modelá-se depois de aqueles que alcançaram o resultado que você deseja.


Aprenda com seus erros


Seus erros podem ser usados ​​de duas maneiras. Eles tanto podem ser um lembrete de sua inadequação, o que acabará por parar você mortos em suas trilhas. Ou eles podem ser úteis para refinar sua estratégia daqui para frente.
Você, na verdade, estão em pior situação, se você desliza ao topo, sem obstáculos ou erros ao longo do caminho.
Tornando-se bem sucedido demasiado rapidamente e sem dificuldade pode levar à arrogância e uma atitude presunçosa, onde você acha que tem o toque de Midas.
Então, quando você finalmente experimentar alguma falha que você não vai saber como lidar com ele. Faça seus erros seus aliados e se tornar mais inteligente e mais forte por causa deles.


Pesar a dor do esforço contra a dor do arrependimento

Resultado de imagem para Desistir?

“Eu odiava cada minuto do treinamento, mas eu disse ‘Não pare, sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão’.” – Muhammed Ali.


A dor do esforço para alcançar seus objetivos empalidece em comparação com o sofrimento colossal do arrependimento. Sempre que você sentir vontade de desistir, pense em como vai se sentir ao olhar para trás em sua vida e saber que você desistiu de algo que realmente queria. Sinta a dor do arrependimento agora e use como combustível para a sua motivação, ou sofra com isso para o resto de sua vida.
Busque suporte nos seus amigos e família

Expresse seus sonhos e aspirações para aqueles ao seu redor que são confiáveis ​​e que realmente se preocupam com você. Peça-lhes para ajudá-lo a se sentir seguro quando você se perceber que chegou quase no fim de sua corda. Os seres humanos são sociais e precisam confiar um no outro para apoio. Envie um e-mail para os colegas, pedindo-lhes por ajuda e aconselhamento. Nenhum homem é uma ilha. Consiga o apoio das pessoas ao seu redor.
Construa sua resiliência


Quando você é derrubado e volta a se levantar, você provar a si mesmo o quão forte você realmente é.
Eu acho que muitos de nós subestimamos nossas capacidades, especialmente a nossa capacidade de ser resiliente e persistente. O Coronel Sanders teve dezenas de empresas falidas, antes de finalmente contituir o KFC. Ele poderia ter desistido dos seus objetivos depois de vários fracassos.
Em vez disso, ele usou seus fracassos para desenvolver uma forma que não lhe permitiria desistir. Você é somente um fracasso quando desistir completamente.


Comece pelo “Porquê”

Eu falo sobre a palavra “porquê” um pouco, porque a palavra tem muito impacto quando usada em uma perspectiva adequada. Quando você sentir vontade de desistir, pergunte-se por que você começou nesta jornada em primeiro lugar. Depois de um tempo, as lutas e obstáculos pode ofuscar o seu pensamento e você pode começar a perder de vista seu “porquê”. Volte ao início e redescubra sua paixão inicial.

Compartilhe com seus amigos...

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cebola nos pés? Pra Que?

Resultado de imagem para dormir com uma cebola nos pés


Saiba o que acontece se você dormir com uma cebola nos pés


Dado que neles estão representados todos os órgãos do corpo, ao colocar uma cebola nos pés podemos obter vários benefícios tanto para a nossa saúde interna quanto externa.

Alguma vez você colocou uma cebola aberta perto de si para evitar a tosse? Se não o fez, certamente já ouviu falar a respeito.
Todos nós lembramos do assombro, inclusive do riso, quando nos contaram o truque pela primeira vez, assim como a surpresa em ver que funcionava.

O sucesso do remédio se deve ao fato da cebola purificar o ar e, por isso, o tornar mais respirável. Logo, quando temos uma tosse incessante, esta hortaliça age com uma efetividade quase que milagrosa.
O único inconveniente é o cheiro que impregna no quarto. Para neutralizá-lo, existe uma infinidade de ambientadores naturais ou químicos

A cebola tem qualidades extraordinárias, o que explica seu papel privilegiado dentro da medicina tradicional. Todas as culturas nos oferecem receitas com ela como protagonista.

Imagem relacionada


Mostraremos agora por que é bom dormir com uma cebola nos pés.

Por que nos pés? 

Os pés são os grandes esquecidos em termos de saúde. Em geral, reparamos neles quando doem ou sentimos formigamento por problemas circulatórios.
Tais circunstâncias nos levam a ignorar o fato de que na planta dos mesmos temos uma grande quantidade de terminações nervosas conectadas com os órgãos vitais.

Os centros de conexão se chamam meridianos. Se correspondem com os pontos de acupuntura. Contêm uma grande potência elétrica, de modo que, quando estimulados, temos acesso rápido ao resto do corpo.

Por isso, se colocarmos pedaços de cebola nas plantas dos pés, colocaremos todas as suas propriedades (depurativas, antissépticas…) em contato direto com nosso interior, mantendo-o em plena forma.

Resultado de imagem para dormir com uma cebola nos pés

Benefícios de dormir com uma cebola nos pés 

Siga lendo e descobrirá algumas das inumeráveis vantagens deste fantástico remédio:

1. Adeus às infecções 

É um antibiótico natural. Ao colocar a cebola na planta do pé, chegará a qualquer lugar afetado pela infecção.
No entanto, isto não quer dizer que seja um substituto dos antibióticos receitados pelo médico, a cebola tornará o tratamento mais eficaz e mais rápido.

2. Facilita a eliminação de toxinas

As toxinas são todos aqueles resíduos que temos no sangue que danificam nossa saúde quando estão em acúmulo. Graças ao ácido fosfórico da cebola, esta funciona como um imã para as substâncias tóxicas, de forma que acaba por absorvê-las.

Logo, utilizando a técnica de modo regular, conseguiremos melhorar a saúde em longo prazo.

3. Hidrata o corpo

Você sabia que 90% da composição da cebola é água? Se obedecermos aos pontos da acupuntura, a energia elétrica dos meridianos tomará toda a água que nosso organismo precisa para que alcancemos os níveis desejáveis.

Levando isso em consideração, dormir com uma cebola nos pés é muito recomendado para aquelas pessoas que possuem dificuldade em beber água durante o dia, seja por trabalho ou por hábito.

4. Fortalece o sistema imune

A cebola é rica em vitaminas E e C, essenciais para nossas defesas. Além disso, estas vitaminas são estupendos antioxidantes, o que significa que atrasam o envelhecimento celular.
Assim, estaremos aplicando um tratamento antienvelhecimento sem cirurgias, nem químicos artificiais.
Instruções para dormir com uma cebola nos pés 

• Existem muitos tipos de cebolas, porém as mais apropriadas são a branca e a roxa. Escolha a que encontrar com mais facilidade.
• Depois, corte-a em rodelas e situe-as no arco da planta do pé, já que aí se encontram os meridianos.
• Calce uma meia para que não se mova e durma.

Imagem relacionada

Como dizíamos anteriormente, o maior incômodo de fazer isso é o cheiro da cebola que fica no pé. Para eliminá-lo, recomendamos passar algum objeto de aço inoxidável pelo pé.
Mesmo que pareça estranho, é um método infalível contra este incômodo cheiro.
Se você também notar o cheiro no ambiente, prepare uma infusão de cítricos e cravos. Coloque-a na mesa de cabeceira ou em um móvel do quarto e pouco a pouco, irá desaparecer.
Você também tem a disposição, nos supermercados, pulverizadores que eliminam os cheiros desagradáveis. Qualquer uma das duas alternativas funciona, mas a primeira é mais sustentável.
Apostar neste truque é garantia de sucesso. Pode fazê-lo uma vez por semana, como uma via para renovar a energia, depois de uma semana dura de trabalho. 


No entanto, é recomendado fazê-lo diariamente.

Não terá efeitos secundários em nenhum caso. Somente benefícios.






Compartilhe com seus amigos...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O primeiro espaço de convivência do ser humano.

Resultado de imagem para familia

A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. 
Referência fundamental para qualquer criança, é na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros. É a família que propicia os aportes afetivos e sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. 

Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.

As crianças adquirem muitos dos padrões de comportamento de seus pais, como atitudes e valores, através dos processos de imitação e identificação. Esse processo ocorre sem que os pais ensinem, ou tentem influenciar a criança, e ainda sem que a criança tenha a intenção de aprender. É o que chamamos popularmente de exemplo.
Podemos então pensar em como se tem perdido esses valores a medida que sucumbimos às exigências da vida moderna onde o convívio familiar se torna cada vez escasso. Hoje o que vemos são famílias reproduzindo de geração em geração, feridas imensas no coração de seus membros.

Imagem relacionada

Então como teremos filhos bons, obedientes, prontos para viver em sociedade e alcançando todos os projetos e sonhos a que se propõe????
Explico através de uma frase bem clichê: “o mundo que queremos para os nossos filhos, depende dos filhos que deixamos para o mundo”.
A sociedade que queremos depende da sociedade que construímos e como disse anteriormente, começa dentro da família, a primeira “célula” da sociedade, teremos uma sociedade melhor se começarmos a mudar essa sociedade através de nossos filhos.
Algumas dicas práticas para Educação dos filhos:
1- O diálogo sempre é importante. A criança em sua fase de desenvolvimento necessita de respostas para as coisas que apreende ao seu redor, os questionamentos são importantes nesse processo, por isso nunca deixe uma criança sem resposta e principalmente não minta se você não sabe, não é vergonha dizer que vai procurar saber, e assim responder a ela de forma eficaz.
2- Saiba o que o seu filho está vendo na televisão, sempre que puder sente juntamente com ele, e procure alertá-lo sobre valores errados que são transmitidos, despertando nele o senso crítico.

Resultado de imagem para familia
3- A disciplina é algo que a criança necessita, horários pré-estabelecidos devem ser cumpridos, o que pode ou não fazer, etc. Regras são fundamentais para que a criança aprenda a viver em sociedade.
4- Mesmo que o seu tempo seja pequeno com seus filhos, procure valorizar cada instante que passam juntos, mostrado sempre, que ele é importante para você. Se você nunca disser que ama ou mesmo não demonstrar isso, ela nunca vai saber. Para a criança, mesmo que ela não saiba expressar em palavras, o carinho, o amor e a atenção são muito mais importantes do que presentes.
5- A criança é puramente um reflexo do meio em que vive. Seja um exemplo de como quer que seu filho seja.
Você, pai ou mãe, cuide bem de seu filho. Não ignore nenhum detalhe. Pense bem na forma como você fala, nas expressões que usa, em tudo aquilo que ensina para ele. Olhe as pessoas com quem ele convive, procure saber como é o comportamento dela na escola. Fique por dentro de tudo, o máximo possível. 

Não se esqueça jamais que: 

O QUE OCORRE NA INFÂNCIA, GERA CONSEQUÊNCIAS PARA UMA VIDA TODA.

domingo, 20 de novembro de 2016

A dor


Imagem relacionada

Todos nós sentimos dor, seja ela dor física ou na alma. Todos nós estamos sujeitos à dor, não há saída. Ela está presente durante todo o percurso de nossas vidas e vai estar também na vida das próximas gerações; e é exatamente por este motivo, que penso ser pertinente uma simples reflexão acerca disto.

O objetivo deste pequeno texto, é pensar sobre aquele tipo de dor que está no interior de cada um de nós, aquela que chamamos de dor na alma, tendo em mente é claro, que esta abordagem de assunto não é algo tão simples e superficial para se desenvolver, isto se deve também ao fato de que quase ou todos os fenômenos envolvidos com o ser humano, são complexos; porém mediante reflexão e leitura, nos é possível estabelecer uma visão a respeito deste sentimento que habita e influencia nosso cotidiano; então todas as vezes que a palavra dor estiver descrita, se refere somente a este tipo de dor citada acima, da alma.

Em todas as sociedades que se tem registros históricos, desde a antiguidade, passando pela idade média, idade moderna, até os dias de hoje, todos os homens e quando digo homem, me refiro a espécie humana, sentiram dor, mas como podemos saber disto se não estávamos lá? Uma das formas de sabemos disto é que eles agiam de alguma forma para se aliviarem ou até se livrarem da dor, seja em forma de rituais, preces a seres divinos e etc.

Resultado de imagem para dor na alma

Ao vivenciarmos ela, tomamos decisões que muitas vezes tem como objetivo a extinção da mesma, e quando conhecemos alguns dos atos registrados por exemplo, por Martinho Lutero, vemos que ele era mais uma vítima da dor, que quando se isolava e conversava com seu deus, tinha como objetivo dentre outros, o alívio da dor que sentia por conta de sua condição espiritual.

Sentimos dor pela ausência de algo, mas também pela presença de algo que nos incomoda, de uma forma ou de outra, sentiremos dor. O homem tenta de alguma forma se livrar deste sentimento que é causado por situações incômodas em sua vida. Em cada geração, nós temos nossas formas de tentar acabar com ela, ou pelo menos não senti-la; em forma de trabalho, realizações, relacionamentos, conquistas financeiras, religião, espiritualidade e etc...

Resultado de imagem para dor na alma

Usar a religião como forma de escapar da dor existencial é comum desde a antiguidade. A religião como instrumento para este fim, é um dos mais fortes e presentes na sociedade. A dor da perda, a dor de uma situação que não está da forma como imaginávamos, mas também a dor por algo presencial, que não termina, é suportado pela esperança em seu deus, pela esperança de que um dia tudo irá passar, tudo ficará bem, enfim, que a dor passará.

Mas há algo de bom na dor, há algo de benevolente neste duro sentimento; ele nos faz fortes, perseverantes, e quanto mais estamos assim, mais maduro ficamos e lidamos com as situações diárias de dificuldade, com equilíbrio e tranquilidade.
Este texto não é de forma alguma de auto ajuda, mas sim de reflexão, é um olhar para si mesmo e para o outro, para que possamos compreender que todos passamos por momentos de dores e isto não é algo exclusivo de uma pessoa.

Que possamos lidar de forma positiva frente à dor, mesmo sabendo que não é algo tão simples assim. Eu definiria o conteúdo deste pequeno texto como algo que pode causar esperança e amadurecimento para todos os que tiverem contato com estas palavras.

A dor presente causa futura esperança, a dor presente causa futuro amadurecimento. Então além de pensarmos somente no dia em que a dor desaparecerá enfim, pensemos também em quanto de benefício a dor passada já nos causou e como sabemos que ela de uma ou de outra voltará, pensemos no quanto de bom ela ainda irá nos proporcionar num futuro próximo.

Toda essa ideia parece inconcebível; mas pode ser uma boa forma de encarar a dor e a tristeza.

''A dor presente, causa futuro amadurecimento; e este amadurecer, nos faz lidar melhor com as dores futuras''.

Daniel Natali
Estudante de História
Universidade Sant'Anna


















Compartilhe com seus amigos...

sábado, 19 de novembro de 2016

Traumas na infância.

Resultado de imagem para Traumas na infância.

Infelizmente, nem todos os pais cultivam a consciência de que tudo aquilo que ocorre na infância de uma criança, não permanece na infância. 
É extremamente fácil provocar traumas nessa fase e, por isso, é de extrema importância que os pais saibam como falar e agir com seus filhos e, principalmente, como eles se comunicam e se inter-relacionam com as outras crianças e adultos. 
A falta de atenção sobre as crianças e suas vidas, torna possível o surgimento de situações que, porventura, venham a marcar negativamente a vida dessa criança.


Quando você é rude com uma criança sem motivo algum, ou quando você a critica constantemente e a compara com seus amiguinhos, por exemplo, pode gerar sintomas como a baixa autoestima, a insegurança e a irritabilidade. 
Tais sintomas vão se desenvolvendo com o passar do tempo, e é principalmente na adolescência e na fase adulta que as consequências desses traumas aparecem, provocando grandes problemas na vida desse ser humano.

Resultado de imagem para Traumas na infância.


Os pais precisam ter mais consciência e entender que não tem como evitar que seus filhos sofram. A superproteção é algo que ocorre frequentemente entre os pais e ao invés de ajudar a criança, é um comportamento que gera graves danos, geralmente relacionados à sociabilidade. Em outras palavras, prender o filho e não deixá-lo conviver com outras pessoas por medo de que ele venha conhecer alguém ruim, acaba fazendo com que ele não aprenda a lidar e ter relações com outros semelhantes. Esse problema irá afetar significativamente a sua vida pessoal e profissional no futuro.



Em boa parte dos casos, os pais apresentam uma tendência a desconfiar de estranhos e dar uma enorme confiança a parentes e membros da família, enquanto que os abusos infantis são mais frequentes dentro da própria família, e os pais têm uma grande parcela de culpa nisso, pois não OBSERVAM seus filhos. É bem aí que se concentra o grande problema: A mãe fica de olho no filho para não deixá-lo fazer nada errado, mas ela não o observa.


Resultado de imagem para Traumas na infância: O risco de prejudicar uma vida inteira

Se uma criança está triste, acuada, isolada, é provável que exista um problema aí. Se a criança não consegue ter amiguinhos na escola, é provável que tenha algum problema aí. Se a criança odeia socializar, é muito provável que tenha algum problema aí. Tudo isso passa despercebido pelos pais. Por terem uma vida cheia de responsabilidades, mal conseguem reconhecer quando seus filhos estão bens de fato. Se um filho vive falando que odeia a vida, por exemplo, por que os pais não tomam providências? Por que não o levam a um psicólogo ou a um psiquiatra? Por que deixam essa criança ou pré-adolescente cultivar esses sentimentos? Por que as pessoas só entendem que alguém precisa de ajuda quando esta mesma pessoa corre risco de vida num hospital?



É compreensível entender que nessa fase, geralmente, tudo seja muito passageiro, mas deixar as coisas acontecerem e fingir que está tudo bem não ajuda em nada. 
Um dia essa criança triste e isolada pode tentar um suicídio, e se ela sobreviver, por sorte, você – pai ou mãe – verá o quão estava errado ao negligenciar esses sintomas no seu filho. A criança não enxerga a vida como ela de fato é. A cada coisa ruim que lhe acontece nessa fase, vai lhe deixando marcas. 
Quando essa criança crescer e começar a amadurecer, ela vai entender tudo o que ocorreu com ela, e vai desabar. Ficará imersa em seus traumas e dificilmente conseguirá seguir a diante.

Imagem relacionada


Você, pai ou mãe, cuide bem de seu filho. Não ignore nenhum detalhe. Pense bem na forma como você fala, nas expressões que usa, em tudo aquilo que ensina para ele. Olhe as pessoas com quem ele convive, procure saber como é o comportamento dela na escola. Fique por dentro de tudo, o máximo possível. Não se esqueça jamais que: 
O QUE OCORRE NA INFÂNCIA, GERA CONSEQUÊNCIAS PARA UMA VIDA TODA.

Compartilhe com seus amigos...



Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...