quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A FLECHA DA VITÓRIA


2 Reis 13.14-19
Eliseu era um profeta que sempre condenou o pecado dos reis de Israel. Apesar disso, o rei foi visita-lo no seu leito de morte. Porque apesar disso, ele reconhecia que aquele homem era um enviado de Deus, que havia sido usado por Deus para abençoar aquela nação. Por isso, quando o rei soube que ele iria morrer, ele foi se despedir; e usou as mesmas palavras que foram ditas pelo profeta Eliseu quando viu o Senhor levar Elias, em 2 Reis 2.11, e 12. Ali estão as palavras que Eliseu usou quando viu as carruagens de fogo levarem Elias pra o céu: “Enquanto eles estavam caminhando, um carro de fogo, com cavalos de fogo separou-os um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. Vendo isso, Eliseu gritou: Meu pai, meu pai! O carro de Israel e seus cavaleiros! E não o viu mais. Pegou então as suas vestes e rasgou-as em duas partes”.
Interessante que, as palavras de Eliseu e a história que ele contava a respeito do arrebatamento de Elias; todo mundo sabia. Então o rei, fazendo uma homenagem repete as mesmas palavras que aquele profeta tinha dito na ocasião.
Mas, quando a gente olha pra todo o contexto dessa situação, a gente vai descobrir que a verdade central desse texto, é que as flechas da vitória, são pessoas que Deus pode usar. E se eu pudesse dar um título pra essa mensagem, eu diria: VOCÊ É A FLECHA DA VITÓRIA QUE DEUS QUER USAR!
Resultado de imagem para NÃO DÁ PRA SER FLECHA DE VITÓRIA, SEM PERMITIR QUE A MÃO DO SENHOR ESTEJA SOBRE AS NOSSAS MÃOS
A vitória não é um acontecimento, um fato, mas é um processo de Deus na nossa vida. Por isso que você e eu somos flechas de Deus pra a vitória, pra o propósito que Ele tem pra a nossa vida. E é interessante que esse foi o último sermão de Eliseu pra o rei: Jeoás, a flecha da vitória é você! No verso 17b, Eliseu está dizendo pra Jeoás que era por meio dele que Deus iria conceder a vitória ao seu povo contra a Síria.
Então, a flecha da vitória é a pessoa que Deus escolhe para concretizar os seus planos. E aí a gente vai aprender uma coisa muito interessante; Se você é um servo de Deus, você é a resposta dele pra esse tempo. Nesse tempo, Deus tem respostas e Ele escolheu você pra ser a resposta das necessidades, dos enfrentamentos...
Mas aqui nesse texto a gente também vai descobrir que, pra que a gente seja a flecha da vitória de Deus, é necessário cumprirmos alguns requisitos, senão a gente não vai alcançar a vitória e nem vai ser flecha de Deus nessa Terra. Então eu gostaria de olhar junto com você quais são esses requisitos necessários pra que eu seja a flecha da vitória.

Resultado de imagem para NÃO DÁ PRA SER FLECHA DE VITÓRIA, SEM PERMITIR QUE A MÃO DO SENHOR ESTEJA SOBRE AS NOSSAS MÃOS

1º requisito: É NECESSÁRIO RECONHECER O TEMPO DA OPORTUNIDADE DE DEUS (v.14-16).
Há coisas que a gente só pode fazer no tempo da oportunidade de Deus. Quando a gente perde o tempo da oportunidade não dá pra voltar atrás. Tem muita gente que perde a bênção de Deus, que é aquela que Ele tem preparado pra você, simplesmente porque deixam passar a oportunidade que Deus lhe dá. Você já perdeu alguma coisa boa, porque não aproveitou uma oportunidade? Tem alguma coisa que você se arrepende de ter perdido a oportunidade? Tem coisas que a gente perde porque perdeu, mas tem algumas que dói o coração.

Eu me recordo que uma ocasião eu recebi um pedido pra fazer uma visita a uma pessoa que estava na U.T.I, e eu pensei assim: Hoje eu estou tão ocupado, amanhã cedo eu vou; e naquela noite a pessoa faleceu. Eu dizia: Senhor, perdão! Como é que eu vou resolver? Não dá mais pra voltar atrás. Porque a gente perde o tempo da oportunidade.

O que a Bíblia está nos dizendo é que Elizeu está morrendo e aquele era o último momento que o rei poderia ter uma conversa; Se ele não tivesse ido à casa de Elizeu, se despedido dele, ele não receberia essa profecia; e não receberia a bênção que vinha com essa profecia.

Acredito que uma boa pergunta, nesse momento seria: Porque, às vezes, nós perdemos o tempo da oportunidade que Deus nos dá? Quem sabe, porque a gente não é capaz de discernir a voz de Deus no meio das circunstâncias. Deus está falando conosco, está mostrando a oportunidade, está revelando a sua vontade e nós ficamos em dúvidas se está ou não discernindo a voz de Deus. E interessante que isso acontece, porque a gente não tem intimidade com Deus. Porque quando a gente tem intimidade com Ele é tão fácil discernir a voz de Deus.

Eu não sei se alguém já brincou com você, pegando o telefone, tentando passar um trote em você. Já aconteceu com você? Se a pessoa é muito próxima de você, quando fala a segunda, terceira palavra, mesmo que esteja tentando modificar a voz, logo a gente diz: escuta aqui, para com isso, já reconheci você... por quê? Porque a gente tem intimidade com aquela pessoa.

Quanto maior é a minha intimidade com Deus, mais fácil é discernir sua voz e muito mais fácil é não perder as oportunidades. Algumas pessoas perdem oportunidades preciosas porque não tem intimidade com Deus e por isso não conseguem discernir a voz do Senhor ou no coração, ou no meio das circunstâncias.
Interessante que apesar de Elizeu ser aquele que condenava os pecados de Israel e dos seus políticos, que apoiavam a idolatria, Jeoás viu, naquele momento, que o Senhor lhe daria uma profecia e teve coragem de ouvi-la, fosse o que fosse. Eu acho que quando Elizeu começou a dar a profecia, Jeoás ficou com o coração apertado, porque ele só levava bronca. Mas aquele era o tempo da oportunidade, e assim ele ouviria a voz de Deus.



Mas há pessoas que perdem a oportunidade, porque são capazes de ouvir a voz do Senhor, mas fogem, e não querem ouvir o que Deus está falando ao seu coração. Já teve alguma vez na tua vida em que você não queria ouvir? Interessante que às vezes a gente não quer ouvir a voz de Deus porque a gente sabe o que Ele está falando nas circunstâncias, mas a gente vai se convencendo de que não é bem assim. E aí a gente perde a bênção. E aí, pessoas ouvem, percebem a voz de Deus, mas rejeitam. Deus fala tão claramente, mas a gente quer racionalizar, argumentar, e o que a gente está fazendo é rejeitando a sua voz.

Mas há pessoas que nem são capazes de discernir o que Deus está querendo falar. Então eu gostaria de lhe dizer: se por qualquer razão, Deus lhe falar hoje, ouça e atenda a sua voz, porque sempre a voz dEle abre a oportunidade de Deus pra sua vida. Ele quer fazer de você a flecha da vitória. Mas não dá pra ser flecha se a gente não reconhecer e aproveitar a oportunidade de Deus.

Há dois textos tremendos a respeito disso na Palavra de Deus, que nos ajudam a entender isso: Hebreus 3.15: [...] Tem muita gente perdendo a bênção de Deus porque é teimoso. Porque a gente teima com Deus. Olha só o que a Palavra de Deus vai nos dizer em Apocalipse 3.20, 21: [...] Querido, se o Senhor está falando com você, abre a porta, porque Ele não somente vai abençoar você, mas também vai jantar com você. Comer junto é uma expressão hebraica que significa, minha casa é sua casa, você é meu amigo, você é alguém que desfruta da minha intimidade; Deus está dizendo eu vou entrar na tua vida, e estarei sempre contigo. Porque só o Senhor pode fazer algo tremendo na tua vida.

Resultado de imagem para NÃO DÁ PRA SER FLECHA DE VITÓRIA, SEM PERMITIR QUE A MÃO DO SENHOR ESTEJA SOBRE AS NOSSAS MÃOS

2º requisito: NÃO DÁ PRA SER FLECHA DE VITÓRIA, SEM PERMITIR QUE A MÃO DO SENHOR ESTEJA SOBRE AS NOSSAS MÃOS (v.16).

Deus vai abrir portas, vai falar ao coração, vai dar oportunidades, mas a vitória não termina na oportunidade; a vitória é entrar por essa porta e permitir que a mão do Senhor esteja sobre a nossa mão. Esse é o 2º requisito. PERMITIR QUE A MÃO DO SENHOR ESTEJA SOBRE AS NOSSAS MÃOS. Se havia uma coisa que um rei sabia fazer naquele tempo era usar o arco. E aí Elizeu diz: pega o arco, se prepare pra lançar a flecha; abre a janela pra lançar a flecha; mas nesse contexto ele põe a mão sobre as mãos do rei que está ali, se preparando pra atirar. Isso me fez pensar: porque Elizeu colocou as suas mãos sobre as mãos do rei, justamente no momento em que ele se preparava para atirar a flecha? Posso imaginar que, como naquele tempo Elizeu estava doente, as mãos não estavam muito firmes; tremia; além disso, já estava com idade avançada; Então o rei poderia pensar: Elizeu, eu sei atirar uma flecha; você vai atrapalhar minha pontaria colocando sua mão trêmula aqui; deixa que eu me viro. Mas o propósito de Elizeu era deixar claro que o rei só poderia ser a flecha de Deus, se permitisse que a mão do Senhor estivesse sobre as mãos dele. Que a mão do Senhor o direcionasse, o fortalecesse, o abençoasse.

Os prováveis sentimentos do rei representavam as barreiras que, muitas vezes, nos impedem de permitir que a mão do Senhor esteja sobre nós; Se Deus abrir a porta da oportunidade, entra, escuta a voz de Deus. Mas quando você estiver andando, no projeto e na oportunidade de Deus, não vá sozinho; deixa que a mão do Senhor esteja sobre você.
Às vezes a gente entra pelas oportunidades de Deus e não funciona; Você já teve alguma situação em que você disse assim: Puxa vida, eu orei tanto; eu tinha tanta certeza de que essa era uma oportunidade Deus; porque não deu certo? Porque algumas vezes nós vamos permitir que a mão do Senhor esteja sobre nós então nós vamos ser a flecha de Deus, outras vezes, por causa das barreiras do nosso coração, nós não permitimos. Uma dessas barreiras é, por exemplo, a nossa autossuficiência: é quando a gente diz: eu sei bem o que eu estou fazendo; deixa comigo. Mas logo a gente vai descobrir que por melhor que a gente seja, nem todas as variantes da vida, podem ser analisadas, compreendidas e resolvidas, pelo mais sábio dos homens. Ah, eu posso ter um discernimento tremendo da minha vida, olhar todos os cenários, calcular, projetar, mas eu não posso prever ou antever tudo. A única pessoa que conhece tudo é o Deus todo poderoso. 


E é isso que nós precisamos compreender: que nós dependemos de Deus;
Às vezes, a gente perde essa bênção maravilhosa de ter a mão do Senhor sobre a nossa mão, por causa de influência. 

Tem gente que confia mais nos conselhos dos homens, falhos, e não são capazes de confiar no Deus todo poderoso. Não, eu já me aconselhei com fulano, beltrano, ciclano, já me disseram que isso, aquilo; Irmãos, a gente precisa se aconselhar sim, a Palavra de Deus nos orienta pra isso, mas a Palavra final tem que ser de Deus, como fruto do MEU RELACIONAMENTO PESSOAL, VIVO E ÍNTIMO COM O SENHOR. Porque quando a gente depende de Deus, às vezes, a gente vai descobrir um cenário completamente diferente daquilo que imaginamos. Porque Ele sabe todas as coisas. Então, toma cuidado: às vezes a gente confia mais na orientação dos especialistas, do que em Deus.

Algumas pessoas perdem a bênção, por causa da teimosia. Porque teimosia é burrice. Deus está falando, a gente não quer ouvir, e aí a gente empaca no meio do caminho. Sabe por que teimosia é burrice? Porque uma das características do burro (animal) é empacar no meio do caminho. E quando ele empaca, nem o açoite do dono tira ele dali. Ele apanha e fica lá. Parece algumas pessoas, fala a verdade! Apanha e não sai. Eu conheço pessoas assim: empacam em uma ideia, em algumas atitudes; mesmo que Deus lhes fale, elas não se mexem.
Há pessoas que, por causa da sua culpa, fogem de Deus, que é o único que pode nos abençoar.Fazem isso, por causa do peso dos seus erros. Fugimos de Deus, das pessoas que nós ferimos, ou que nos feriram, fugimos dos lugares, porque não queremos encontrar as pessoas e não permitimos que a mão do Senhor esteja sobre nós pra nos restaurar.
 

Sabem meus irmãos: se existe uma coisa tremenda que faz a gente ser a flecha da vitória, é deixar Deus restaurar a nossa vida. As maiores vitórias que a gente pode viver, são aquelas que Deus nos dá nos nossos relacionamentos. Os títulos, a grana, o prestígio, tudo isso vai passar. Mas o que fica e nos marca pra sempre são os nossos relacionamentos. E às vezes a gente está fugindo de pessoas, de lugares, de Deus, e perdendo a bênção.

Eu gostaria de dizer pra você: Hoje, a mão do Senhor quer estar sobre a tua mão; e ela quer restaurar você; porque é só assim, estando debaixo da bondosa e poderosa mão do Senhor, que a gente pode se tornar uma flecha de vitória.

Meu querido: Deus quer transformar você numa flecha de vitória. Mas pra você ser essa flecha você precisa reconhecer que Deus está passando agora;
Eu acho tremenda a história de Bartimeu: Um homem cego que está sentado no caminho de Jericó pra Jerusalém, pedindo esmolas; de repente ele ouve o alvoroço do povo que está seguindo Jesus. Ele não vê; mas provavelmente ele pergunta, o que está acontecendo, e alguém responde: Jesus está passando... Ah ele não tem duvida: Ele levanta e começa a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim...os discípulos até tentaram conter ele: fica quieto... você acha que ele parou? Parou nada. Porque aquele homem foi capaz de reconhecer a oportunidade de Deus na sua vida. E pode deixar Jesus tocá-lo; colocando sua mão sobre ele. E quando a mão do Senhor está sobre nós, nós nos tornamos a vitória. Ele começou a enxergar de novo.


Hoje o Senhor está passando por aqui e quer fazer algo tremendo na tua vida. Mas você precisa reconhecer a oportunidade de Deus. E quando a gente reconhece a oportunidade de Deus, a gente vê o que nos atrapalha; então, olha pra o teu coração: o que tem atrapalhado você de enxergar as oportunidades de Deus, talvez a dureza do seu coração, a autossuficiência, quem sabe a teimosia; quem sabe o Senhor esteja dizendo: Não deixa passar mais essa. Deixa eu entrar no teu coração e mostrar pra você o caminho. Mas, se você já abriu o coração, ele vai dizer: então agora, segura na minha mão, e vem comigo. Eu tenho aprendido na minha vida, que Deus não dá mapa, ele apenas diz: vem comigo. E quando a gente segura na mão do Senhor, e vai, a gente vai ver a bênção do Senhor e por onde a gente passar a gente vai ser flecha de vitória porque o Senhor há de estar conosco.

Eu gostaria se orar com você.
É muito provável que você tenha muitas dúvidas, sobre qual é o caminho, qual é o projeto;
Este é o momento em que você vai poder dizer pra Deus: Põe a tua mão sobre a minha mão. Quanta gente está precisando da mão do Senhor sobre a sua mão no seu casamento; na educação dos seus filhos; nos negócios; pra viver. Porque todas as dimensões da vida dependem da graça de Deus.
Se hoje o E.S. estiver falando com você, e você disser: O Senhor falou comigo. Eu quero muito orar com você. E queria convidar você pra sair do seu lugar, e colocar-se de Joelhos.
Eu gosto de dizer isso, porque eu entendo que isso é tremendamente importante; 
A primeira grande tentação que você vai sofrer é agora; quando você vai dizer: Senhor, entendi, é pra mim. Mas eu vou fazer do meu jeito, vou ficar no meu cantinho. 
Querido, do teu jeito você tem feito a vida inteira. 
Faz agora do jeito de Deus. Entra pela oportunidade do Senhor, ouve a voz do Senhor, se rende ao Senhor, deixa Ele colocar a sua mão sobre a tua mão.
[Música: Sonda-me – Aline Barros]

Oração: Estenda suas mãos pra o céu.

Senhor, põe a tua mão na minha mão; segura na minha mão”(fecha a mão). Direciona a Flecha da minha vida, me ajude a prosseguir para o alvo de acordo com sua vontade...
“Pai querido, ajuda-nos a compreender a tua palavra e aplica a mensagem dela ao nosso coração; é aquilo que clamamos em nome de Jesus, Amém”. 


Pr. Hosea Sackvill
PIBToledo, 30/10/2016


Compartilhe com um Amigo!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...