sábado, 31 de dezembro de 2016

Sua Avaliação Pessoal 2016

Resultado de imagem para 10 itens para que você faça uma coerente avaliação de 2016
Mais um ano. 
As empresas fazem seus balanços financeiros. Os governos prestam suas contas. Enfim, todos os setores da sociedade se quiserem mudar no ano seguinte para melhor precisam fazer o levantamento do que deu certo, do que deu errado e do que melhorar.
No campo pessoal, familiar, profissional também nós temos de fazer essa avaliação. Afinal, como diz Albert Einstein: “Insanidade mental tem aquele que deseja obter resultado diferente fazendo a mesma coisa”. Para essa avaliação, sugiro como ponto de partida ou como foco de orientação a seguinte afirmação: “Na vida não existe fracasso, mas tudo é um grande aprendizado”. Para não se sentir frustrado pela avaliação, recomendo também eliminar a palavra culpa. Para isto, use da compreensão, pois durante todas as nossas ações sempre tivemos uma intenção positiva e naquele momento estávamos fazendo a melhor escolha.
Com essas orientações podemos começar nossa avaliação. Um jeito muito bom para não deixarmos nenhuma área sem ser avaliada, é seguir as dicas da “Roda da Vida”. Não sabe o que é isso? Entra na internet e pesquise e faça o teste. Os pontos sugeridos são dez:
Resultado de imagem para Relacionamento familiar.
1. Relacionamento familiar. Como foi o diálogo, as correções, a compreensão e a superação, a colaboração de todos, etc.
2. Relacionamento social. Convivência com os vizinhos, com os colegas no trabalho, as visitas familiares, com os amigos, proporcionaram momentos felizes com as pessoas que gostam, amigos… Frequentaram festas, cinemas, teatros, parques; fizeram viagens…
3. Aspecto financeiro. Controlaram os gastos, realizaram as metas estabelecidas, cortaram os desperdícios, eliminaram aquelas coisas que destroem a saúde, gerando gastos com medicamentos, etc.
4. Relacionamento íntimo. Como o casal viveu essa dimensão muito importante para o fortalecimento da relação; como se curtiram…
5. Espiritual. O que fizeram para se abastecer nessa área tão importante da vida. Leituras, celebrações, orações, meditações, retiros…
6. Físico. Os cuidados com a saúde do corpo. Exercícios, caminhadas, sono saudável e profundo, higiene corporal, água o bastante (dois litros diários), alimentação saudável. Estão acima do peso.
7. Profissional. Trabalha com prazer, deu o melhor de si, foi amigo, companheiro, comprometido na empresa. Atualizou-se, melhorou sua qualidade no que faz. Soube separa problemas da empresa com problemas familiares.8. Intelectual. Fez algum curso a mais, leu algum livro, foi em alguma palestra, rodas de estudo, etc.
9. Lazer. Se permitiu curtir a vida, fazer o que gosta, etc.
Resultado de imagem para 10 itens para que você faça uma coerente avaliação de 2016
10. Emocional. Superou os ressentimentos, mágoas, ofensas… Partilhou seus sentimentos ou os engoliu sempre, gerando sérios problemas de saúde. Mal entendidos logo foram superados, ofensas perdoadas, tristezas resolvidas…
Ao final da avaliação, veja quais os pontos que você daria a nota menor . Agora peque dois desses pontos e faça um projeto de como no novo ano vai elevar o nota deles. Que decisões vai tomar e mudanças realizar. Não queira melhorar nos dez, ao mesmo tempo, que não funciona. Pegue um ou dois por vez e melhore e depois outros.
Faço votos que sua avaliação forneça um excelente material para que o Novo Ano seja muito mais frutuoso, muito mais saudável e próspero em todas as áreas.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Dia a Dia - Feliz 2017

Resultado de imagem para feliz 2017

Novo ano, nova perspectiva de vida?


É inevitável, a sensação que temos é de que sempre ao final de cada ano, nos preenchemos com uma nova esperança, uma nova perspectiva de vida. Por mais que não queiramos nos deixar levar por isso, e termos os pés no chão, a esperança nos persegue, e a emoção de completar mais um ano de vida em um mundo que desde sempre é repleto de vaidade, interesses pessoais, guerra, fome, violência e morte, é de fato, muito válido.

Mais do que ter esperança por um ano melhor, que você e eu sejamos alguém melhor. Mesmo que isto possa parecer clichê, quando de fato, o é.

Desejo à você e sua família, um Feliz 2017! E que tenhamos a nossa esperança renovada!

Daniel Natali

“Mudar de ano é mudar de vida?” com Mario Sergio Cortella

Imagem relacionada

Participação do Cortella no Jornal da Cultura, ele faz uma reflexão sobre o fim de ano.





Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos.
É professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e o ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire.
É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira
.
Compartilhe em um segundo!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dia a Dia - Sarah "Saartjie" Baartman - 201 anos de sua morte - Uma história de preconceito ao extremo


Resultado de imagem para sarah baartman
                                    (Todas as imagens utilizadas neste texto, são do filme "Vênus Negra")

Dia a Dia - Sarah "Saartjie" Baartman - 201 anos de sua morte

Jamais podemos nos esquecer, da história que "chegou ao fim" em 29 de Dezembro de 1815, de uma mulher de origem africana, que teve sua vida aos 26 anos de idade terminada. Seu nome era Sarah "Saartjie" Baartman, e no século XIX, ou especificamente em 1810 teve o rumo de sua vida transformado para sempre.
Segundo alguns estudiosos, Sarah nasceu e viveu até 1810 na província oriental do Cabo, na África do Sul e o ano de seu nascimento seria 1789, sem a informação precisa do dia e mês. Sua vida sempre fora marcada por dificuldade e sofrimento, pois é provável que sua mãe teria falecido quando ela tinha 2 anos de idade, e seu pai, um criador de gado, faleceu quando era ela adolescente. Para viver, Sarah se tornou empregada doméstica na cidade do Cabo. Vivia com um homem, e com este, teve um bebê que prematuramente morreu. Como se não bastasse, o pai de seu bebê foi assassinado por um colono holandês, e daí pra frente, tudo mudou. 
Sarah era iletrada/analfabeta e mesmo assim, teria assinado um contrato com um inglês chamado Hendrik Cesars, dono da casa que trabalhava e quem lhe prometera que seria uma atriz em espetáculos na Inglaterra. Porém, Sarah ao chegar em Londres, foi feita como atração em espetáculos e recebeu o nome artístico de ‘’Vênus Hotentote’’, em uma referência aos khoikhois e aos san, os principais membros de um importante grupo populacional africano, os khoisans. Os ingleses presentes no espetáculo se divertiam às custas das formas ‘’desproporcionais’’ de seu corpo e consequentemente, a ridicularização de sua pessoa.
Usava uma roupa de tecido fino, algumas vezes aparentando a cor de sua pele, e era permitido que tocassem em seu corpo, e em suas nádegas, para verificarem se era realmente de verdade; além de alguns solicitarem um encontro íntimo com ela, oferecendo dinheiro para seu empresário. Era colocada em uma jaula e ficava lá de dentro rugindo. Após isso, Hendrik a soltava e a segurava com uma espécie de coleira, a tratando como se fosse um animal selvagem adestrado, com danças e rugidos, apresentada como ‘’a selvagem do continente negro’’.

Resultado de imagem para venus negra colera

Posteriormente, foi atração também em Paris, onde cientistas analisavam e calculavam suas medidas, segundo eles, com fins científicos. Após o declínio de suas atividades em apresentações por perda de público, por não ser mais novidade, ela teria se prostituído, e posteriormente faleceu com apenas 26 anos, provavelmente por uma doença inflamatória, uma pneumonia, sífilis ou provinda do alcoolismo, pois para realizar suas apresentações, bebia e fumava constantemente.

Resultado de imagem para venus negra

Após a sua morte, suas partes íntimas, cérebro e esqueleto, foram colocados em frascos para serem expostos no museu do homem, em Paris, até 1974. Em 1994, Nelson Mandela solicitou aos franceses, a repatriação de seus restos mortais, pedido que só fora atendido em 2002, por algumas razões. Ela foi enterrada em Agosto do mesmo ano, na província Hankey, onde vivia anteriormente.
Muitos livros sobre sua vida foram escritos, e até filmes foram produzidos, e um deles é o ''Vênus negra’’, que retrata muito bem seus últimos anos de vida na Inglaterra e França.
Hoje, dia 29/12, completa 201 anos de sua morte, e com certeza, não vai ser o tempo que vai fazer apagar a memória e relatos de sua terrível penúria.

Daniel Natali

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

É chegada a hora de promovermos mudanças!

Resultado de imagem para É chegada a hora de promovermos mudanças!

É preciso deixar de manter junto gente dispensável, que não faz a menor questão de nos fazer ou de nos ver felizes. 
É necessário buscar novos empreendimentos e empregos, caso o trabalho seja a pior parte de nosso dia. 
É urgente a necessidade de darmos um basta, quando nos vemos mergulhados em lágrimas, arrependimentos e súplicas vazias.

Talvez uma das maiores dúvidas que temos seja percebermos quando é chegada a hora de promovermos mudanças nos vários setores de nossas vidas. Isso porque a comodidade da zona de conforto em que nos sentimos confortáveis acaba por nos tolher a iniciativa de operarmos a quebra do que aparentemente se encontra instalado em nós. Mudar assusta e requer coragem, mas é vital e necessário.

Temos uma forte tendência a querer que os dias corram sempre na mesma sintonia, no mesmo tom, pois ansiamos, sobretudo, por calmaria e equilíbrio. No entanto, mesmo que aparentemente as coisas possam nos parecer já estabilizadas, nada é imutável, nada deixa de se transformar ao longo do tempo – é assim com as pessoas, é assim com tudo o mais.
Resultado de imagem para É chegada a hora de promovermos mudanças!
As experiências acumuladas, as mudanças de perspectivas, as diferentes direções dos sonhos, tudo serve para promover a ampliação de perspectivas. Nesse sentido, as ideias mudam, o mundo se transforma, ou seja, não permanecemos os mesmos, pois vamos também nos transformando ao compasso das mudanças que se descortinam ao nosso redor.Por isso é que certas coisas vão perdendo o significado e a importância que possuíam para nós, à medida que avançamos no tempo e amadurecemos os nossos pensamentos. A vida corre e, aqui dentro da gente, os sentidos clamam pelo seguir sempre em frente. E prosseguir muitas vezes significa ter que deixar para trás parte daquilo que já tínhamos como certo em nossas vidas.
Não é fácil nem agradável nos libertarmos do que pensamos ser imprescindível em nossas vidas, pois temos a impressão de que não conseguiremos sobreviver sem aquilo tudo. Quer saber? Sobrevivemos, sim, pois fomos feitos para durar, a despeito de toda dificuldade, toda dor e toda desesperança que teimará em ferir os nossos sonhos. Uma vida digna é o que devemos priorizar, longe de coisas, de pessoas e de situações que só servem para nos distanciar de nossas verdades.
Resultado de imagem para É chegada a hora de promovermos mudanças!
É preciso deixar de manter junto gente dispensável, que não faz a menor questão de nos fazer ou de nos ver felizes. É necessário buscar novos empreendimentos e empregos, caso o trabalho seja a pior parte de nosso dia. É urgente a necessidade de darmos um basta na relação, quando nos vemos mergulhados em lágrimas, arrependimentos e súplicas vazias. Mas também é preciso olhar para dentro de nós, percebendo a nossa parcela de responsabilidade sobre todo o mal que nos aflige.
Todos os dias, a vida nos dá várias oportunidades para repensarmos o que fizemos de nossas vidas, para que tenhamos a chance de agir em favor de nossa felicidade. Felizmente, embora muitos não pensem assim, nunca é nem será tarde demais para reiniciarmos a busca pela realização de nossos sonhos. Sejamos, assim, a mudança que queremos para nossas vidas, de mãos dadas com quem nos ama sinceramente, com quem chegou para ficar, com disposição e com verdade.

Compartilhe com um Amigo!


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Boca Fechada não Entra Mosquito!

Resultado de imagem para Boca Fechada não Entra Mosquito!

Há muitas situações em que é extremamente difícil não responder, mas em algumas circunstâncias complicadas não faz sentido responder – reagir – impulsivamente. É necessário dar um tempo para refletir se a sua reação espontânea, se expressa, vai fazer a situação ficar melhor ou pior.
Seguem-se oito situações em que seria muito melhor para você não responder (pelo menos não imediatamente) à provocações, apesar da tentação de fazê-lo.Eu aconselho você a não responder à outra pessoa se …

1. Provavelmente ofenderia alguém; 
Sem ter qualquer possibilidade realista de resolver a situação ou melhorar o relacionamento. Você pode se importar com a pessoa ou a relação pode ser realmente importante para você (pragmaticamente ou não). Portanto não há nenhuma boa razão para correr o risco se alienar só para ser mais sincero, ou negativamente avaliativo, do que eles podem lidar emocionalmente. Algumas pessoas são amáveis, leais e solidárias, mas também fáceis de se ofender e altamente reativas à crítica. A rigidez de algumas pessoas faz com que seja praticamente impossível para elas apreciar um ponto de vista diferente. Então é tolice dizer algo que só causará sofrimento para ela e acentuará as diferenças entre vocês. Se esses indivíduos dizem ou fazem algo que lhe incomoda, geralmente será melhor para você tentar esquecer e, internamente, encontrar uma maneira de resolver suas frustrações imediatas com eles ao invés de confrontá-los diretamente.

2. Iria ferir seus sentimentos. 
Se você quiser agir de uma forma discreta, atenciosa e carinhosa, você certamente não quer fazer um comentário gratuito sobre, digamos, o ´´cabelo feio´´ da outra pessoa. Mesmo que ela solicite o seu feedback sobre a sua aparência, tenha um pouco de caridade para minimizar como o seu cabelo parece e se concentre no que ela pode fazer para melhorar. Se ela tiver uma auto-imagem forte você vai ter muito mais liberdade para responder com franqueza, mas a princípio será bom refletir sobre como a sua resposta pode afetá-la. A mesma regra se aplica se alguém disser algo ingênuo, mal informado, contraditório, etc. Será que vale a pena magoar a pessoa e seu relacionamento com ela para simplesmente pronunciar as primeiras palavras que vêm à sua mente, sem antes considerar o impacto negativo que a sua resposta pode ter?Meu conselho pode parecer óbvio: “É melhor não dizer nada se você não tem nada de bom a dizer”. Mas a relutância em falar para evitar ferir os sentimentos do outro não é uma questão de reprimir a sua expressão – algo que, em geral, eu não recomendo. É sobre não ofender alguém desnecessariamente, imprudentemente, ou duramente, somente porque agiu de uma maneira que, no momento, fez você se sentir desconfortável.

Resultado de imagem para situações em que você deve manter a sua boca fechada

3. Faria você parecer na defensiva, mente fechada, ou mesmo mal-humorado. 
Se alguém está lhe oferecendo uma crítica construtiva, pode ser importante colocar o seu ego de lado e, conscientemente, avaliar a legitimidade do seu ponto de vista. Nesses casos, é muito melhor permanecer em silêncio, ouvir com atenção, e só então dar uma resposta (se houver). Se você não conseguir resistir ao impulso imediato de se defender, pode perder uma oportunidade valiosa de aprender algo importante sobre si mesmo.

4. Iria apenas aumentar ainda mais a raiva de alguém. 
Quando alguém estiver com muita raiva para ouvir de forma racional o que você tem a dizer, será pior do que inútil responder a ela. Qualquer resposta será prematura e só servirá para piorar a situação porque, provavelmente, será interpretada como uma interrupção, como se você não estivesse realmente ouvindo. Em tais casos, se houver alguma esperança de resolver a situação, é essencial dedicar toda a sua atenção para ouvir a pessoa, dando-lhe todas as oportunidades para expor suas queixas. Só depois então ela poderia ficar aberta para ouvir o seu ponto de vista.É também essencial evitar qualquer reação defensiva que, provavelmente, só iria aumentar a animosidade da pessoa. Quando você perceber que a pessoa está claramente exagerando, a melhor coisa a fazer é estar presente e consciente, olhá-la diretamente (não evasivamente), e atender ao que eles estão veementemente dizendo. Dessa forma, você poderá otimizar a chance de que, sentindo-se ouvida por você, ela eventualmente se acalme. Então, e somente então, será possível que você manifeste a sua perspectiva.
Além disso, você pode precisar se acalmar durante um confronto desta natureza. A pessoa pode fazer acusações que poderão parecer injustas e abusivas para você. A calma vai ajudar você a ler entre as linhas apaixonadas e ter uma melhor noção de como ela pôde, no fundo, ter sido ferida por tudo o que você fez ou disse. Não que você tivesse a intenção de magoar a pessoa, mas o que você fez pode ter (talvez inconscientemente) suscitado alguma lembrança do passado que ainda está carregada negativamente para ela. Se, por outro lado, você impulsivamente reagir a ela, sem compreender a dinâmica por trás da sua ferocidade vocal, essa resposta só pode piorar a situação.

Resultado de imagem para situações em que você deve manter a sua boca fechada

5. Só iria intensificar a sua própria raiva. 
Seguir o seu impulso de atacar uma pessoa que chateou você, provavelmente só vai piorar as coisas. Emoções – não apenas a raiva, mas a ansiedade e a depressão – devem ser guardadas em níveis moderados. Quando elas começam a se tornar pronunciadas, o seu julgamento pode ser seriamente comprometido e você pode reagir de maneiras que farão você se arrepender mais tarde. É melhor segurar a língua e fazer o que é necessário para  se acalmar do que seguir cegamente o impulso de retaliar contra a pessoa que o provocou.

6. Iria dignificar – ou dar crédito para – algum indivíduo rancoroso que degrada você. 
Não há nenhuma boa razão para responder a qualquer pessoa cujo motivo principal é provocar você. Quando, por hostilidade ou malícia, outra pessoa atacar o que você disse ou escreveu, responder ao seu veneno verbal pode dar a suas palavras uma autoridade que não merecem. A expressão familiar: “Eu não vou dignificar isso com uma resposta”, se aplica aqui.
A maioria dos terceiros que viram você não reagir às provocações da outra pessoa vão interpretar a sua atitude dando descrédito à veracidade da provocação. Ironicamente, o seu poder nessas situações vem ao ignorar os ´´jabs retóricos´´ deles. Na maioria dos casos, você não está de modo algum obrigado a responder a críticas não construtivas. Se alguém atacar gratuitamente a sua pessoa, não tem sentido tentar se defender ou zombar ela de volta. A melhor maneira de resolver a questão é através do silêncio, isso o deixa muito menos suscetível a novas investidas.

7. Poderia te levar a se envolver com alguém cujo objetivo é iludir você. 
Quando alguém tentar fisga-lo para um duelo verbal invencível, é provavelmente porque isso proporciona para ela uma gratificação perversa. Se você entrar no ringue é praticamente garantido que você tome um nocaute, ou seja, ir para o nível dela já é uma derrota. Como Mark Twain disse: “Nunca discuta com pessoas estúpidas. Elas vão arrastá-lo para o seu nível e, em seguida, bater-lhe com a experiência”. Se alguém já o cutucou para que você responda, e está o empurrando para uma segunda rodada, seja sábio para cortar suas perdas e sair do jogo, reconhecendo que ele está apenas incitando você a participar de um exercício contínuo de futilidade, ou de loucura. Tal assédio moral é mais fácil de ignorar, especialmente se eles estão apenas se entregando a provocações para alimentar ilusões de ser mais forte ou superior aos outros.

Resultado de imagem para situações em que você deve manter a sua boca fechada

8. Poderia reforçar um comportamento que precisa mudar. 
Quando as crianças têm um acesso de raiva, esta é a sua maneira de atrair atenção (mesmo que negativa) ou manipularem uma situação para obter o que querem. Com poucas exceções, é melhor não reagir a esse tipo de comportamento indisciplinado (em pré-escolares ou adultos). É melhor, taticamente, ignorar, especialmente porque uma resposta ativa pode inadvertidamente reforçar o impulso. As crianças precisam aprender a lidar com as frustrações inevitáveis da vida. Se a sua atuação fora de controle tira você da cadeia para ir  até eles solucionar os seus problemas, então você está, na verdade, ensinando-os a agir dessa forma.



Compartilhe com um Amigo!


Dia a Dia - E depois do Natal?

Resultado de imagem para e agora oq faZER?

E depois do Natal?
Bom, e depois do Natal, só nos resta esperar a vinda do novo ano?
Muitos nesta época do ano estão em recesso/férias, depois de um ano conturbado, complicado e agitado de trabalho, estudo, família, e outras coisas mais; e estão merecidamente, aproveitando suas viagens programadas ou não, ao longo do ano, para outros estados, países, ou para a praia, com seus filhos, amigos, parentes. Outros ainda, estão em seu maçante ritmo que a vida, cheia de responsabilidades nos impõe, em seus trabalhos diários.
O Papai Noel já se foi, a virgem Maria já deu a luz, a ceia já passou, e já nos deliciamos com todo aquele cardápio, que nossos familiares nos presenteou em nossa mesa, seja especificamente por causa do Natal em sí, ou simplesmente por ser uma época de festas.
Então, o que nos restou para esta última semana do ano? Vamos apenas esperar que os dias passem, e o dia 31/12 chegue rapidamente? O que vamos fazer, ou, o que nos resta fazer? Pode ser que a reposta para isso não seja tão simples assim, ou pelo contrário, pode ser que ela seja tão simples, que você e eu já sabemos o que temos de fazer após o dia 25 ter passado. Porém, mesmo assim, eu me pergunto e pergunto à você também:
E depois do Natal?

Daniel Natali

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dia a Dia - Natal


Resultado de imagem para nascimento de jesus pintura


O Natal chegou, e se você ou eu comemoramos ou não, é o que menos importa.

Sabemos historicamente, que a data que Jesus nasceu não corresponde ao dia 25/12, por algumas razões, e que existe muito comércio por trás de tudo isso. Sabemos também que independente de você ou eu considerarmos ele ou não como Messias/Cristo, ele de fato existiu e isto é quase unânime entre os estudiosos. E mesmo que algo, ou especificamente músicas sejam produzidas por causa de tais datas, não podemos negar a beleza delas.
Pois, facilmente percebemos a beleza que existe em certas combinações no mundo, e uma delas é a junção entre coral e orquestra, em uníssono. O Tabernáculo Mórmon produziu uma versão da canção ''What Child is This'', que é no mínimo excelente; pois mais do que a intenção da música, está o resultado que ela manifesta.

Aos que comemoram esta data, Feliz Natal! E aos que não comemoram, desejo boas festas!

Daniel Natali

Dia a Dia - O Idealista


Resultado de imagem para idealismo

O Idealista

Por Felipe Valente
Sempre admirei idealistas. O idealista vai até as últimas consequências pelo que acredita e se submete à condições que, para muitos, podem ser consideradas ultrajantes. Houve um tempo em que acreditei ser assim. Em função do que desejo sou capaz de perseguir objetivos, mas logo descobri que entre idealistas existe uma máxima introjetada (que eles não assumem) e que para minha vida não serve: "os fins justificam os meios". Para eles a idéia é um norte, um condutor, um pólo de atração. Toda a jornada se estabelece a partir dela, fazendo do percurso mero resultado.
Depois de sacrificar pessoas e machucar os que amo, aprendi que nem todo sacrifício é válido. Sei que minha fala é subjetiva, mas no meu modo de "ver as coisas", hoje o meu caminho deve ser sempre inverso ao do idealista.
Minhas idéias não determinam meu trajeto, ao contrário, meu trajeto aponta para minhas idéias.

Daniel Natali

Dia a Dia - Não é só futebol

Resultado de imagem para não é so futebol

Li esta frase em um vídeo onde mostra como crianças, jovens e idosos, apaixonados pelo mundo da bola reagem ao ver um jogo, ou um jogador predileto, seja de perto ou de longe.

O futebol serve pra muita coisa, há aqueles que o utilizam como lazer, entretenimento e emoção, entretanto, existem os que se apoderam dele para outros fins como brigas, confusão e até morte; não esqueçamos daqueles também, que o utilizam como forma de ganhar desonestamente fortunas infinitas, por trás de toda a beleza do esporte.

Me parece que a questão não é apenas o futebol, mas o esporte em geral, têm esse ''poder'' de unir pessoas, nações em um mesmo propósito, o esportivo.

Depois de ver tanta coisa em homenagem ao time da Chapecoense, em específico, penso que sim, o futebol pode ser incentivado e assistido por nós, já que quem o faz somos nós, seres humanos, e a cada grito de gol não será apenas um grito, mas a realização do sonho de alguém, ou de milhões e milhões de pessoas; pois preferiria mil vezes escutar um grito de gol da Chapecoense, do que um grito de dor, a dor da perda.

Não sei o autor desta frase, mas pode ser que ele tenha um pouco de razão; afinal, não é só futebol, é muito mais.

Daniel Natali




quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Dia a Dia - Somos Um

Resultado de imagem




Por Leonardo Gonçalves
eu acredito que o ser humano e tudo o que nos envolve é complexo. e todas as tentativas de simplificar as coisas/pessoas têm –consciente ou inconscientemente– algum objetivo escuso.
por exemplo: tenho uma visão de mundo (uma maneira de enxergar e entender os fenômenos ao meu redor) que me leva a considerar meu posicionamento político como sendo levemente de esquerda. e, não, isto não significa que eu seja a favor de todas as causas que comumente são relacionadas à esquerda nem que eu sempre vou preferir um candidato de esquerda a um de direita; isto também não significa que eu acho que o governo da Dilma era bom ou que lula, quando enfim conseguirem comprovar as coisas erradas que ele fez, não deva ser preso. não me simplifique. não me reduza. que eu também não o farei com você, mesmo que seu posicionamento seja oposto ao meu. combinado? 

outro exemplo: pertenço a uma denominação religiosa, sim. e sou membro regular da mesma. mas isto não quer dizer que eu concordo com tudo o que comumente se atribui a esta denominação, nem que eu esteja alinhado com o que a liderança mundial –ou local– faz em todas as instâncias. e isto não faz de mim um membro rebelde. isto faz de mim um ser pensante. que às vezes está certo em seus questionamentos e às vezes também pode estar errado, mesmo querendo acertar (como também assumo que possa ser o caso daquelas pessoas das quais eu discordo). aí sempre tem uns que acham que se eu não concordo com tudo, que eu deveria me desligar da denominação; como se houvesse até mesmo na cúpula da nossa liderança um consenso em relação a todos os assuntos!
em suma: sinto-me estranhamente conectado a todos os seres humanos da terra.


Daniel Natali

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A rejeição um sentimento difícil.

Resultado de imagem para A rejeição um sentimento difícil.

Algumas vezes a própria pessoa identifica o sentimento de estar sendo rejeitada, mas em outras ela pode se manifestar de forma difusa e seria identificado através da análise realizada pelo psicólogo. 
Por exemplo, uma pessoa relata que não iria a um determinado evento mesmo já tendo manifestado interesse pelo tema, declara que não se sentiria bem naquele lugar pois percebe que não se encaixa com as pessoas que lá estarão. 
É possível que o motivo desta pessoa evitar o tal evento seria o receio de ser rejeitada por aquelas pessoas. 
É possível que haja um histórico de experiências ou percepções de rejeição em outros momentos significativos de vida que possam estar sendo associados, internamente e talvez não conscientemente, a este evento.
A rejeição percebida costuma ser mais sutil do que outros sentimentos como a raiva por exemplo. Muitas vezes a rejeição é traduzida como descaso ou desmerecimento.

Algumas situações podem fornecer indícios, que podem ser melhor investigados pelo psicólogo, demonstrando que pessoa sofre pelo sentimento de rejeição, como por exemplo a percepção de afastamento de algumas pessoas, não ser correspondido quando se dirige a palavra a uma determinada pessoa quando conversam em grupo, não obter resposta quando solicita atendimento, comportamentos que possam demonstrar desprezo, descaso, isolamento, desconfiança, etc.

A rejeição é um sentimento difícil de ser consentido pela maioria das pessoas, saiba como lidar com essa dificuldade em diferentes âmbitos.

A rejeição é um problema muito delicado e que precisa ser  cuidado. Afinal, quando uma pessoa é rejeitada de alguma forma, ela acabada sofrendo, não somente pela rejeição, mas isso pode causar danos psicológicos e abalar a vida emocional da pessoa.

Em casos mais sérios, a pessoa rejeitada tem a vida amorosa, profissional e familiar drasticamente afetada. Por esse motivo todos devemos saber como lidar com esse problema:


A REJEIÇÃO PODE SER IMAGINÁRIA


Muitas vezes a rejeição percebida pode não ser real, mas a pessoa fragilizada por seus sentimentos internos pode “ver” rejeição onde talvez não esteja ocorrendo. Algumas vezes a pessoa sofreu rejeição em outros momentos de sua vida, foi dolorido e deixou marcas de forma a faze-la ver rejeição onde pode não estar ocorrendo.

É possível que certas ações possam ser interpretadas como comportamentos de rejeição por parte das outras pessoas por haver um viés interno que distorce a percepção, como por exemplo não ser convidada para festa de um amigo onde apenas os familiares deste amigo estarão presentes. Neste caso ele não foi rejeitado porque sua participação não estaria no perfil desta festa.


E QUANDO A REJEIÇÃO FOR REAL?


Algumas vezes a rejeição pode estar realmente ocorrendo. Creio que faça parte do equilíbrio interno aceitar que não seremos unanimidades, é possível que alguém não deseje nossa companhia. Talvez nosso estilo não esteja dentro das características que esta pessoa deseja compartilhar, não seria o caso de aceitar os desejos desta pessoa? Talvez esta pessoa tenha vivencias que a traumatizaram em algum aspecto justamente o qual nós o fazemos lembrar, não seria o caso de respeitar esta pessoa? Talvez nós estejamos sendo inconvenientes e não tenhamos percebido, não seria o momento de fazer uma reflexão serena e identificar o que de fato ocorre, e se for o caso poder corrigir?

Resultado de imagem para A rejeição um sentimento difícil.

Rejeição amorosa
O amor é algo lindo e maravilhoso, quando recíproco. Em alguns casos existe a rejeição por parte de um dos envolvidos, seja por falta de amor ou ainda por uma terceira pessoa envolvida.Seja qual for o motivo da rejeição, quando você ama alguém e esse alguém não sente o mesmo por você, acaba virando uma mágoa. Muitas pessoas que sofreram por amor evitam se envolver em outros casos amorosos, porém esse é um grande erro!
Para lidar com a rejeição amorosa é preciso em primeiro lugar se amar. Além disso ter bons amigos também ajuda a melhorar a angústia que normalmente é sentida.
Tem gente que quando sofre rejeição fala no assunto insistentemente para quem quiser ouvir. É natural querer desabafar, porém escolha a pessoa que você fará isso é evite gritar sobre o assunto para o resto do mundo.
Esse fato também inclui as indiretas em redes sociais. Além é claro de evitar as espiadinhas no perfil da pessoa.

Resultado de imagem para A rejeição um sentimento difícil.

Rejeição familiar
Esse é um problema mais sério, pois a família é a base estrutural de um ser humano. Quando existe a rejeição dentro de casa, há grandes chances de causar danos sérios e até permanentes.
Por esse motivo é importante um acompanhamento desses casos, principalmente quando se trata de crianças mais novas, que sentem a rejeição dos pais ou outro familiar de uma forma muito mais intensa.
É importante que pessoas que se sintam rejeitadas dentro de casa procurem alternativas e atividades que as façam se sentir melhor, como esportes, música, artes e até mesmo a igreja podem ajudar.

Resultado de imagem para A rejeição um sentimento difícil.

Rejeição dos amigos
Esse tipo de rejeição é mais conhecida como bullying. Essa atitude negativa, que acaba afetando a vida emocional das pessoas pode levar a sérios danos irreversíveis, como até mesmo morte.Quando essa rejeição é perceptível e a vítima não toma uma atitude, é preciso que os mais próximos incentivem a essa pessoa a fazer um tratamento psicológico.
Uma forma de lidar com a rejeição dos amigos também envolve a busca por outras atividades e até mesmo frequentar novos círculos de amizades ou ainda lugares novos.
A rejeição, seja ela como for, precisa ser tratada com calma e paciência, e se for preciso, um psicólogo pode ajudar a passar por esse problema.

REJEIÇÃO PROVOCADA INCONSCIENTEMENTE

Algumas pessoas pode provocar rejeição sem ao menos perceber que está fazendo isso. Talvez o medo de ser rejeitada ative sua autodefesa e provoque comportamentos que possam ser percebidos como desagradáveis para a outra pessoa. Talvez esta pessoa não deseje ser rejeitada mas não recebeu treinamento adequado a fim de desenvolver habilidades sociais adequadas. Outras vezes pode ser que esteja ocorrendo uma profecia auto realizadora onde a pessoa tem tanta certeza de que será rejeitada que promove para que isto ocorra de forma a confirmar sua expectativa.

Imagem relacionada

QUANDO A PRÓPRIA PESSOA REJEITA

Algumas vezes o psicólogo recebe pessoas em seu consultório que sentem rejeição em relação a outra pessoa a qual percebe que precisa melhorar o relacionamento. Algumas vezes pode ser a sogra, um irmão, o pai, até mesmo um filho, colega de trabalho, etc. O psicólogo pode ajudar tentando identificar qual seria o significado desta pessoa em sua vida, quais aspectos desta pessoas mais tocam sua sensibilidade e assim poder analisar e buscar mecanismos de superação.

ORIGEM

Muitas vezes o sentimento de rejeição pode ter sua origem em vivencias da infância onde pessoas significativas como pais, professores, parentes e pessoas de convívio próximo possam ter agido de forma a instalar a rejeição. Por exemplo, uma criança que ficou muito tempo sozinha, mesmo não havendo sentimento de rejeição por parte de seus pais mas que precisaram deixa-la só para poderem trabalhar, pode interpretar como rejeição e levar por algum tempo as sequelas. Em outro exemplo a pessoa teve pais que não a elogiavam quando realizava uma tarefa bem feita, talvez por inabilidades destes pais e não por falta de amor, pode promover sentimentos de rejeição.

Claro que estes exemplos falam de possibilidades, de forma alguma haveria correspondência direta destes comportamentos dos pais quanto à instalação de sentimento de rejeição em seus filhos

CONSEQUÊNCIAS

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social. Muitas vezes comportamentos desajeitados e/ou desproporcionais na tentativa de contornar a rejeição percebida podem piorar a situação. Mas acredito que a investigação tanto da origem como de meios de superar de forma harmoniosa pode ajudar.

Referencias
- Jeffrey E. Young, Janet s> Klosko, Marjorie E. Weishaar. Terapia do Esquema. Artmed (2008)
- Coe, C. L., Mendoza, S.P, Smotherman, W.P, &Levine, S. (1978). MOther-infant attachment in the squirrel monkey.
- http://www.zun.com.br/

Compartilhe com seus amigos...


domingo, 18 de dezembro de 2016

Nada de novo



Texto de cunho religioso

Este texto não traz uma ideia absoluta sobre o assunto abordado, mas sim uma breve reflexão aberta para novos entendimentos e horizontes.

Realmente, ''não há nada de novo debaixo do sol'', já dizia o sábio rei Salomão. Acordamos, levantamos e fazemos nossas obrigações diárias, almejando realizar algo novo, algo inédito. Trabalhamos, estudamos, planejamos sempre com o objetivo de realizar aquilo que é novo para nós, mas que na verdade, não o é para a humanidade como um todo; por exemplo, um jovem sonha em se tornar um engenheiro, arquiteto ou ter uma outra formação acadêmica, algo inédito em sua família, já que todos os familiares restantes não passam por motivos justos ou não, do ensino médio ou fundamental, mesmo assim ele está passando e repetindo o mesmo processo que outro já passou, e que outro nascerá e também desejará passar. Alguém que sonha em escrever um livro, para ele isso será inédito, mas existem milhões de escritores ao redor do mundo que também um dia sonharam como ele. A sensação é de que vivemos em um ciclo sem fim, em que tudo está a se repetir...

Me parece que nada na vida de fato traz sentido real à vida, nada traz novidade. Logo que realizamos algo, já estamos almejando outro, nunca estamos satisfeitos. Nos falta o verdadeiro novo.

Imagem relacionada

''Eis que faço nova todas as coisas''

O Messias ao dizer essas palavras, estava nos apresentando a possibilidade de encontrarmos nEle a fonte do novo. Então por assim dizer, o novo para as nossas vidas, está nEle e unicamente nEle, independente dos objetivos e conquistas que tivermos. Se Ele não for o nosso novo de cada dia, tudo será velho e repetido. Isto não quer dizer que não devamos nos esforçar para conquistar o que se deseja, de maneira alguma; o ponto aqui, é a reflexão em cima do fato de que mesmo que se faça tudo o que se imagina aqui na terra, sentiremos falta do verdadeiro novo na vida e que tudo é passageiro e repetitivo.

Vivemos neste ciclo e neste ciclo morreremos. Ouvi uma canção que retrata muito bem a ideia exposta aqui, há um trecho dela que diz:

''Tudo está a se repetir, nada é novo por aqui''...

Resultado de imagem para coisas novas

Então, façamos o que deve ser feito por cada um de nós, mas tenhamos sempre a convicção de que somente nEle encontraremos algo verdadeiramente novo para o nosso ser. A vontade de viver a novidade é o que nos impulsiona a não desistir, a querer fazer as coisas, é a perseguição ao novo, ao novo de cada dia. Mas o como Ele apresentará o verdadeiro novo para você, isto é algo entre você e ele; pois cada um de nós temos nossas próprias experiências com Deus, e a partir de uma conexão significativa com o Divino, saberemos quando encontrarmos o novo em nossas vidas. Lembremos o que foi escrito por Paulo em uma de suas cartas:

"Pelo que, se alguém está no Messias, nova criatura é''

Paulo nesta citação, encontrou a solução para a procura do novo em sua vida e na vida de todos nós. Estar no Messias, com ele andar, com ele falar, enfim, ter uma experiência real de relacionamento com ele, e isto não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Não vem de nossas conquistas materiais e físicas, vem de nosso contato com Aquele que nos criou e conhece nossa essência. Salomão enxergou que tudo o que havia vivido em seus melhores dias de luxo e riqueza, nada foi exatamente o sentido real que ele procurava ou não para a sua vida. Mas não é só vivendo uma vida luxuosa que podemos chegar à essa conclusão, os não ricos também em seus modos simples de vida, não encontram o verdadeiramente novo.

Que você e eu, possamos assim como Salomão e Paulo, chegarmos a essa conclusão, pois há uma intrínseca relação nas afirmações de ambos; é como se Paulo respondesse a Salomão, quando refletiu e percebeu, que não há nada de novo sob o sol. Porém, sobre o sol, há um Deus interessado em nos trazer o Seu novo.


Daniel Natali

Compartilhe com seus amigos...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PRECONCEITO

Imagem relacionada

O QUE É PRECONCEITO

Preconceito é uma falha do pensamento, um erro na suposição e previsão de acontecimentos futuros. Preconceito ocorre quando uma pessoa imagina que já tem informações profundas a respeito de algo ou alguém a partir de uma pequena informação de entrada. Por exemplo: uma pessoa diz que é africana e o outro a imagina negra, pobre o doente - que pode ser um erro pois existem africanos com perfis totalmente diferentes.
O problema do preconceito é que quase sempre a pessoa está errada em sua suposições.

ORIGEM DO PRECONCEITO

Acredito que a origem do preconceito venha da necessidade que o ser humano tem em saber exatamente como a outra pessoa é. A busca de informações precisas levam as pessoas a arrogâncias preconceituosas. O preconceito existe desde que o homem começou a deduzir e supor o que o outro poderia ser e fazer. Outra forma de ver a origem seria o medo do diferente, medo do desconhecido. Quando nos deparamos com algo não familiar tendemos a admirar ou a repudiar. O preconceito vem da repudia do desconhecido.

O SER HUMANO É UM SER PRECONCEITUOSO POR NATUREZA?

A natureza do ser humano é de tentar facilitar o máximo possível tudo em sua vida. E o preconceito parece oferecer uma forma rápida de conhecimento (errôneo). A mídia pode incrementar o preconceito quando passa informações muito determinantes sobre assuntos subjetivos. Por exemplo, não podemos dizer que uma pessoa “é preconceituosa”, isso já é um preconceito, mas podemos dizer que uma pessoa foi preconceituosa em determinado momento sobre aquele determinado assunto. Mas esta forma de colocar as coisas jamais serão manchetes, toda manchete afirma algo de forma categórica (pois é isto que chama atenção) mas corre grande risco de ser preconceituosa.

Resultado de imagem para preconceito racial no brasil

BASEADOS NOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NO PAÍS (NEGROS X TORCIDAS DE FUTEBOL, NORDESTINOS NAS ELEIÇÕES, AGRESSÕES AOS HOMOSSEXUAIS, HAITIANOS X EBOLA, PESSOAS ACIMA DO PESO ETC), POR QUE O PRECONCEITO É TÃO COMUM?

O ser humano gosta de “certezas”, e o preconceito oferece uma sensação de certeza (muitas vezes falsa), por exemplo quando alguém diz que todo italiano fala alto ele está sendo claramente preconceituoso mas também demonstra necessidade em saber exatamente como o italiano à sua frente irá se comportar, ele quer ter certeza, quer fazer previsões precisas sem considerar todas as variáveis possíveis como por exemplo haver italianos que se comportam de forma tranquila devido a sua personalidade, característica de família, etc.

QUE TIPO DE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS UMA PESSOA QUE SOFRE PRECONCEITO PODE APRESENTAR?

O preconceito pode limitar as possibilidades quanto a relacionamentos de forma geral, sendo assim uma pessoa pode perder oportunidade em se relacionar com outra seja de forma romântica, amizade ou profissional, por conta de preconceitos. Em formas mais intensas o preconceito pode gerar raiva e esta raiva pode destruir a saúde emocional desta pessoa fazendo-a se isolar e acreditar, erroneamente, em sua menos valia diminuindo assim sua auto estima.

E COMO ESSA MESMA PESSOA DEVE REAGIR NO MOMENTO EM QUE SOFRE O PRECONCEITO PARA MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS EM SI MESMO?

O melhor a se fazer é conhecer o que é preconceito e entender que a pessoa preconceituosa se posicionou, antes de tudo, de forma limitada.

ONDE BUSCAR AJUDA

Quando a atitude preconceituosa afetar a auto estima a ajuda de um psicólogo pode ser muito útil, pois ele pode colaborar para que esta pessoa fique ciente de suas reais qualidades independente do que outras pessoas possam achar.

PARA O AGRESSOR: QUE TIPO DE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS ELE PODE SOFRER NA VIDA POR TER ESSE TIPO DE PENSAMENTO/ATITUDE?

Creio que este pode ser o que mais sofre, pois ao permitir que pensamentos limitantes dominem seu modo de pensar ele poderá ter toda uma gama de relacionamentos e oportunidades também limitadas. A raiva que ele sente de pessoas das quais nutre preconceito poderá ser o próprio veneno para sua alma.

COMO IDENTIFICAR E COMBATER O PRECONCEITO EM SI MESMO? ÀS VEZES, A PESSOA NÃO ADMITE QUE É PRECONCEITUOSA, MAS VIVE FALANDO QUE A FULANA É GORDA, BELTRANO É FEIO ETC.

Aprendendo a pensar de forma ampla e considerando sempre todas as possibilidades. Ou seja, não tendo preguiça na hora de entender e conhecer as pessoas e o mundo. Buscar o máximo de informações sobre tudo a fará perceber que nada é tão definitivo, ninguém é uma coisa só o tempo todo. Aprender a considerar o que há de diferente no outro como uma qualidade especial e não como algo a ser desprezado. Muitas vezes o preconceito é uma auto defesa, ou seja é possível que para não se sentir mal com relação a algo que não goste em si mesmo esta pessoa ataque outras, assim ela não foca em seus próprios problemas.

O PRECONCEITO ACABA SENDO UM COSTUME SOCIAL. É POSSÍVEL REVERTER ESSA CARACTERÍSTICA NA POPULAÇÃO INTEIRA? COMO?

A forma de pensar pode ser um costume social, pode ser revertido mas eu particularmente não acredito que será algo que possa ser erradicado por completo em curto espaço de tempo. É um longo processo.

DICAS PARA OS PAIS DE COMO GARANTIR POR MEIO DA EDUCAÇÃO QUE OS FILHOS CRESÇAM MAIS TOLERANTES E MENOS PRECONCEITUOSOS?

A melhor dica é dar o exemplo, os filhos se espelham muito mais no que os pais fazem do que no que os pais dizem. Não sejam preconceituosos e isto ajudará muito para que seus filhos também não sejam. Passem sempre informações positivas sobre todo grupo de pessoas, mostre que todo mundo pode ter seu lado bom e que todos merecem respeito.

Resultado de imagem para preconceito racial no brasil

PRECONCEITO/RACISMO

Matéria sobre o caso Arouca jogador do Palmeiras que sofreu com um ato racista

- COMO O ATO RACISTA É ASSIMILADO POR QUEM SOFRE?

Cada um tem seu nível de resistência à frustração. Pessoas que já tenham tido oportunidade de elaborar outras situações de preconceito e já tenham entendido que o problema do racismo está no preconceituoso e não que ele tenha qualquer característica que merece menos valia, poderá passar por esse tipo de situação com redução no sofrimento.
Mas de forma geral ser vitima de preconceito costuma ser muito doloroso, pois é a rejeição gratuita vinda, na maioria das vezes por desconhecidos que não sabem o valor do caráter de quem está ofendendo.

- QUAIS SÃO AS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS DE QUEM COMETE O ATO RACISTA?

Creio que cada um tem sua fragilidade, o preconceituoso pode ser uma pessoa que precisa sentir-se superior a alguém, talvez em sua formação tenha aprendido que seria importante sentir-se maior as custas de reduzir outras pessoas. Talvez este preconceituoso tenha recebido este exemplo em sua formação e acredite que isto é a forma que deve lidar com pessoas que tenham características diferentes das suas. Talvez seja uma pessoa insegura, ou simplesmente uma pessoa agressiva que nem acredita que pessoas de outras etnias sejam inferiores mas usa esta forma de agressão por saber que ofende bastante. 
Preconceito beleza


PRECONCEITO DE BELEZA

Algumas garotas sofrem preconceito por não se encaixarem nos estereótipos criados pela sociedade. Como lidar com essa situação

MUITAS GAROTAS NÃO SE ENCAIXAM NO ESTEREÓTIPO DE QUE TODA MENINA GOSTA DE ROSA E DE FAZER COMPRAS COM AS AMIGAS NO SHOPPING.

Isso acontece porque as pessoas se sentem confortáveis em acreditar que existem padrões de comportamento fixos para cada faixa etária ou grupo de pessoas. É possível que um certo numero de garotas adore shopping e usar cor de rosa? Sim. Mas acreditar que este comportamento será igual para qualquer garota reflete um pouco da “preguiça mental” que costumamos ter em olhar as pessoas com todas as diferenças que possuem.

O FATO DE NÃO SE ENCAIXAR NO ESTEREÓTIPO PODE FAZER COM QUE A GAROTA NÃO SE SINTA FEMININA

É comum que adolescentes sintam grande necessidade em pertencer a algum grupo, esta fase costuma ser de autodescoberta e até chegar ao ponto de identificar o que realmente gosta e fica bem em si o processo passa por imitar e experimentar, errar e descobrir o que realmente tem a ver consigo. Mas algumas garotas não precisam desta fase e já sabem que o que costumam chamar de “feminino” não tem a ver com ela. Talvez ela já saiba que seu estilo não comporta um monte de florzinhas, mas talvez não saiba que isso não tem muito a ver com ser mulher pois todas as outras garotas ainda estão imitando os modelos prontos onde inclui muito rosa, risadas histéricas e compras em shoppings.

MUITAS GAROTAS PRATICAM ESPORTES CONSIDERADOS MASCULINOS, COMO FUTEBOL E SKATE, E SOFREM PRECONCEITO POR ISSO. COMO LIDAR?

Lendo, observando, colhendo informações para conseguir perceber que errado é quem condena e não quem gosta de esportes. Como eu já disse o preconceito é uma limitação do preconceituoso em perceber que o mundo é muito mais amplo do que seu campo de visão.

Imagem relacionada

AO NÃO SE ENQUADRAREM NO ESTEREÓTIPO CITADO, MUITAS GAROTAS SE SENTEM DIFERENTES DAS AMIGAS E FICAM DESCONFORTÁVEIS COM ISSO. COMO LIDAR COM ESSE SENTIMENTO?

Percebendo que ser diferente também pode ser positivo, que ela, por ser diferente pode ser a que mostra novidades para quem ainda não conseguiu perceber novas possibilidades em como se vestir ou o que fazer no fim de semana.

COMO FAZER A GAROTA ENTENDER/ENXERGAR QUE SER DIFERENTE E ÚNICA NÃO É RUIM?

Mostrando exemplos de pessoas diferentes bem sucedidas, dando informação e possibilitando que ela se expresse com sua criatividade e não copiando os outros.
Caso deseje um trabalho com psicólogo, este ajudará a mudar estes padrões de pensamento ampliando possibilidades de forma a ajudar a pessoa a aceitar-se e desfrutar o que ela tem de melhor.

DA MESMA FORMA, COMO EXPLICAR PARA AS GAROTAS QUE A MAIORIA DAS MENINAS TAMBÉM SE SENTE UM POUCO “PEIXE FORA D’ÁGUA” NESSA FASE DA VIDA E QUE ISSO É NORMAL?

Mostrando à ela como conversar com mais garotas de forma a trocarem “figurinhas” possibilitando a participação no universo de outras garotas. Os pais podem incentivar novas amizades com todo tipo de garota, desde as que tem o mesmo gosto que ela como as que são totalmente diferentes, pois esta diversidade ajudará a não ser também preconceituosa com quem gosta de tudo rosa com florzinhas.

POR FIM, HÁ MAIS ALGUMA DICA SOBRE QUAL A MELHOR FORMA DA GAROTA LIDAR COM O PRECONCEITO DOS DEMAIS (INCLUINDO OS AMIGOS) POR NÃO SE ENQUADRAR NOS ESTEREÓTIPOS CRIADOS PELA SOCIEDADE?

Trabalhar a auto estima ajuda demais em não se importar tanto com que o outro gosta e deixa a pessoa mais à vontade para viver de forma espontânea e confortável consigo mesmo.
Sei que muitos querem mudar os preconceituosos, querem que eles deixem de ser assim mas este é um trabalho para quem tem este problema, quem sofre preconceito pode aprender a perceber que não precisa achar que o outro está correto só porque não gosta das mesmas coisas que você.
Melhorar a auto estima ajuda a não se incomodar com o que pensam e fortalece a auto percepção para que a própria pessoa aplique mudanças quando e se considerar que deve, mas baseada em suas conclusões e não na opinião do outro.




Compartilhe com seus amigos...






Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...