domingo, 18 de dezembro de 2016

Nada de novo



Texto de cunho religioso

Este texto não traz uma ideia absoluta sobre o assunto abordado, mas sim uma breve reflexão aberta para novos entendimentos e horizontes.

Realmente, ''não há nada de novo debaixo do sol'', já dizia o sábio rei Salomão. Acordamos, levantamos e fazemos nossas obrigações diárias, almejando realizar algo novo, algo inédito. Trabalhamos, estudamos, planejamos sempre com o objetivo de realizar aquilo que é novo para nós, mas que na verdade, não o é para a humanidade como um todo; por exemplo, um jovem sonha em se tornar um engenheiro, arquiteto ou ter uma outra formação acadêmica, algo inédito em sua família, já que todos os familiares restantes não passam por motivos justos ou não, do ensino médio ou fundamental, mesmo assim ele está passando e repetindo o mesmo processo que outro já passou, e que outro nascerá e também desejará passar. Alguém que sonha em escrever um livro, para ele isso será inédito, mas existem milhões de escritores ao redor do mundo que também um dia sonharam como ele. A sensação é de que vivemos em um ciclo sem fim, em que tudo está a se repetir...

Me parece que nada na vida de fato traz sentido real à vida, nada traz novidade. Logo que realizamos algo, já estamos almejando outro, nunca estamos satisfeitos. Nos falta o verdadeiro novo.

Imagem relacionada

''Eis que faço nova todas as coisas''

O Messias ao dizer essas palavras, estava nos apresentando a possibilidade de encontrarmos nEle a fonte do novo. Então por assim dizer, o novo para as nossas vidas, está nEle e unicamente nEle, independente dos objetivos e conquistas que tivermos. Se Ele não for o nosso novo de cada dia, tudo será velho e repetido. Isto não quer dizer que não devamos nos esforçar para conquistar o que se deseja, de maneira alguma; o ponto aqui, é a reflexão em cima do fato de que mesmo que se faça tudo o que se imagina aqui na terra, sentiremos falta do verdadeiro novo na vida e que tudo é passageiro e repetitivo.

Vivemos neste ciclo e neste ciclo morreremos. Ouvi uma canção que retrata muito bem a ideia exposta aqui, há um trecho dela que diz:

''Tudo está a se repetir, nada é novo por aqui''...

Resultado de imagem para coisas novas

Então, façamos o que deve ser feito por cada um de nós, mas tenhamos sempre a convicção de que somente nEle encontraremos algo verdadeiramente novo para o nosso ser. A vontade de viver a novidade é o que nos impulsiona a não desistir, a querer fazer as coisas, é a perseguição ao novo, ao novo de cada dia. Mas o como Ele apresentará o verdadeiro novo para você, isto é algo entre você e ele; pois cada um de nós temos nossas próprias experiências com Deus, e a partir de uma conexão significativa com o Divino, saberemos quando encontrarmos o novo em nossas vidas. Lembremos o que foi escrito por Paulo em uma de suas cartas:

"Pelo que, se alguém está no Messias, nova criatura é''

Paulo nesta citação, encontrou a solução para a procura do novo em sua vida e na vida de todos nós. Estar no Messias, com ele andar, com ele falar, enfim, ter uma experiência real de relacionamento com ele, e isto não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Não vem de nossas conquistas materiais e físicas, vem de nosso contato com Aquele que nos criou e conhece nossa essência. Salomão enxergou que tudo o que havia vivido em seus melhores dias de luxo e riqueza, nada foi exatamente o sentido real que ele procurava ou não para a sua vida. Mas não é só vivendo uma vida luxuosa que podemos chegar à essa conclusão, os não ricos também em seus modos simples de vida, não encontram o verdadeiramente novo.

Que você e eu, possamos assim como Salomão e Paulo, chegarmos a essa conclusão, pois há uma intrínseca relação nas afirmações de ambos; é como se Paulo respondesse a Salomão, quando refletiu e percebeu, que não há nada de novo sob o sol. Porém, sobre o sol, há um Deus interessado em nos trazer o Seu novo.


Daniel Natali

Compartilhe com seus amigos...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...