domingo, 4 de dezembro de 2016

Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

Resultado de imagem para Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

O que é Fobia Social

A   Fobia Social   é um transtorno de ansiedade relacionado com a dificuldade em manter relações interpessoais. Toda   timidez   que seja tão intensa a ponto de causar sofrimento ou prejuízos em qualquer esfera, sejam pessoais, sociais, profissionais, financeiros deve ser avaliada  e verificar a possibilidade de tratar-se de  Fobia Social.

Comportamento do tímido

Considero timidez uma característica, normalmente não cabe tratamento a menos que esteja causando algum tipo de prejuízo, seja ele emocional ou não. O tímido  caracteriza-se por sentir extrema ansiedade em situações onde imagina que será percebido e avaliado, qualquer possibilidade de chamar a atenção será evitada. O tímido poderá evitará qualquer roupa que chame atenção, qualquer comportamento que o faça se sobressair aos demais.
A timidez exagerada é identificada quando a exposição à situação social, como por exemplo falar diante de pessoas, fazer perguntas, paquerar provoca uma intensa e imediata ansiedade. É comum que esta pessoa perceba ataque de pânico ligado à situação social. A interação social é evitada, embora às vezes seja suportada com pavor. O tímido evita toda e qualquer situação onde se sinta avaliado ou julgado pelos outros. Evita se expor e se esconde em si mesmo.
Poderá  ficar extremamente constrangido se ficar vermelho diante das pessoas, mas por sua característica mais introvertida, ficar vermelho é muito provável, a "solução" encontrada costuma ser a evitação de contatos com pessoas com quem ainda não tenha intimidade suficiente.

Situações onde a Fobia Social se torna mais evidente

A   fobia social pode ser percebido em situações onde a pessoa tenha muita dificuldade em se colocar em publico, apresentar trabalhos na escola, ir a festas, reuniões sociais ou de trabalho. Fóbico social costuma ser a pessoa que odeia ser o centro das atenções, mas  se sente o centro das atenções o tempo todo. Normalmente sabe que é tímido, sabe que é ansioso e acha que todo mundo percebe essa ansiedade. O incomodo pode chegar a ponto de deixar de fazer suas coisas, pode sentir que todo mundo repara nele o tempo todo,  que em qualquer momento vai ficar morto de vergonha. O interessante é que para deixá-lo morto de   vergonha não precisa de muito, o professor falando o seu nome na chamada pode provocar ansiedade,  morre de vergonha estar no inicio de uma fila devido a sensação de que todo mundo está olhando para ele. Alguns se esquivam de atividades sociais.  Não vai à festas, não fala com as pessoas, não se sentem confortáveis quando estão em sociedade.

Como os amigos e familiares lidam com os Tímidos

Quem não tem   fobia social pode  não entender,  e pergunta “e daí se alguém te olhar?”, o    tímido pode responder  “vão perceber que eu estou morrendo de vergonha, que eu estou vermelho, suando, estou sem graça, que eu não sei o que dizer”. Para o fóbico isso poderia ser a pior coisa do mundo. Alguém perceber que ele está nervoso seria como passar atestado de incompetência. É comum pensar que o pior vai acontecer, que vai gaguejar, vai tropeçar, vai passar o dia com o zíper da calça aberto, que vão rir dele, vão pensar que é esquisito.

Resultado de imagem para Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

O fóbico social deseja o contato com outras pessoas?

Nem sempre. O   fóbico social pode tornar-se cruel, pois pode pensar que estão sendo um cruéis com ele.
Porque isso? A psicologia evolucionista explica desta forma: É uma questão de sobrevivência. Para o homem primitivo sobreviver ele precisava saber que não seria atacado, e a melhor garantia de não ser atacado é saber que os outros gostam de você, então você não pode correr o risco de não gostarem de você, é questão de vida ou morte, fica muito importante não dar mancada, não errar, para ser gostado.

Perfeccionismo

Em algumas situações o fóbico social pode se tornar um perfeccionista onde só se envolve em atividades sociais se tiver certeza que será o melhor naquela atividade. Exemplos: Só lerá um texto na frente dos outros se considerar o melhor orador. Só vai até o banco se achar que ele domina perfeitamente todos aqueles botões do caixa eletrônico.
Mas quem é que consegue dominar perfeitamente tanta coisa assim? E pensando bem para qualquer pessoa aprender uma nova atividade seria necessário passar por um período treinando, errar e acertar. Mas o fóbico social não costuma se aceitar errando, quer fazer tudo perfeito desde a primeira tentativa.

Evitação

A resposta do timido pode ser fugir da situação - comportamento de evitação. Exemplo: Não vai fazer um curso porque ouviu falar que o professor faz perguntas pros alunos, e aí ele pensa “e se eu não souber responder?” Conclusão: limita sua própria vida, não se permite vivenciar coisas novas, desfrutar do simples prazer de estar vivo.
“O que? me colocar lá na frente fazendo papel de bobo na frente de todo mundo”. Este é um exemplo de pensamento catastrófico.
Em minha experiência percebi que muitos com timidez que sofre escondido, mente para família, mente pros amigos dizendo que não vai na festa de final de ano da empresa porque a avó ficou doente, ele tem medo de ficar na frente e participar da brincadeira do amigo secreto. Imagina, todo mundo olhando e percebendo que ele está nervoso  “nem pensar... vou ficar em casa mesmo...  onde ninguém me julga... ninguém olha pra mim com cara de quem está pensando que eu só faço coisa errada... que sou um atrapalhado”.
A pessoa que age assim ainda pode não perceber que isso significa fuga, esquiva, limitação da vida, prejuízo pessoal, social  e muitas vezes até financeiro. Quantos negócios, quantas oportunidades de emprego as pessoas podem perder se não tiverem uma vida social, se não se derem uma chance para conhecer gente nova.
Isso sem falar na vida amorosa, quanto mais se esconde menos chance de conhecer alguém para compartilhar.

Resultado de imagem para Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

Percepção Seletiva

Percebi que tímido pode ter uma tendência a percebe com maior enfase as coisas negativas. Se um evento negativo aconteceu com a pessoa que sofre de fobia social, com o extremamente tímido,  uma ou duas vezes na vida, para ele a coisa aconteceu o tempo todo.
Por exemplo, se um dia ele saiu de casa com o zíper aberto, ele vai dizer que toda vez que sai sempre de casa está com o zíper aberto. Isso porque ele tem tanto medo de passar vexame, que é só o que ele vê em sua frente: Vexame!

Leitura mental

O fóbico social pode considerar que sabe o que os outros estão pensando “Aquele ali está pensando que eu sou um ignorante... aquele outro está pensando que aqui não é meu lugar... que eu não devia ter vindo pra cá”.
Eu já atendi, em   psicoterapia, pessoas que deixaram a escola porque era insuportável conviver com os colegas de sala. Atendi pessoas que recusaram empregos, bons empregos, porque teriam que apresentar relatórios, ou seja falar em publico. Atendi pessoas sem amigos porque acabam metendo os pés pelas mãos quando vão falar com as pessoas, ficam retraídos de tanto medo que tem de falar besteira.

Auto - observação

Uma característica do fóbico social  pode ser o habito da auto observação. Por exemplo: Ficar o tempo todo verificando se sua postura está boa, se deve colocar a mão no bolso, se está falando a coisa certa, do jeito certo, se a sua roupa está adequada, se faz trejeitos com o rosto, se os outros estão com roupa mais sociais ou mais esportes. E caso ele considere que não está adequado o sofrimento emocional é certo.


Como perder a timidez?

Cansado de ser tachado como o tímido da escola, da família ou do trabalho? Então, veja como acabar com esse problema e ser mais confiante.Considerado um problema bastante comum na sociedade atual, a timidez é caracterizada como um estado mental temporário de pensamentos negativos e pessimismo contra si próprio, em que a pessoa apresenta-se retraída, com medo da exposição e de se socializar, ocasionando em problemas de relacionamentos na escola, no trabalho e até mesmo na vida pessoal.
Em um mundo totalmente competitivo, ser comunicativo e extrovertido conta pontos a seu favor, por isso, criar algumas estratégias para melhorar a comunicação e perder a timidez é essencial para quem sonha crescer na vida pessoal e profissional:
Resultado de imagem para Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

Como perder a timidez para falar em público?

Você é um excelente profissional, bastante produtivo e não lhe falta ideias para tornar o seu trabalho melhor, mas, na hora de expor suas ideias e apresentar seus pensamentos, a fala trava e o corpo treme? Isso é sinal de timidez, um problema bastante comum entre os adolescentes e jovens, por isso, o incentivo nas escolas é gigante, com o intuito de ensinar os adolescentes a driblar este bloqueio e falar em público.
Mas, se mesmo assim a timidez ainda persiste, a dica é encontrar o que mais lhe aflige e o porquê deste bloqueio, depois tente trabalhar esses problemas em sua cabeça e imagine pessoas à sua volta com expressão de satisfeita, amenizando a sensação de ser reprovada pelo público.
Em segundo lugar, domine o assunto, isso traz segurança e passa confiança para o público, mude seu corpo, ou seja, a timidez se manifesta com postura arqueada e movimento travado, por isso, abra os ombros, estufe o peito, respire fundo, corrija a postura e solte as mãos.

Como perder a timidez de se socializar?


Uma das maiores dificuldades dos tímidos é de se socializar em um ambiente novo, em que é cercada de pessoas novas, apresentando assim, sinais de nervosismo, suor excessivo e medo extremo.
Para perder a timidez e se socializar melhor com as pessoas é preciso seguir alguns conselhos, entre eles, ter em mente o que dizer sobre si mesmo, ou seja, quando for a algum lugar novo, pense no que as pessoas podem vir conversar com você e tenha as respostas na ponta da língua, mostre-se interessante e fale com calma, sorria porque o sorriso chama pessoas positivas e engraçadas que lhe ajudarão a ter mais confiança, seja você mesmo, mas permita com que as pessoas se aproximem, por isso, não fique isolado no canto da sala.
Mais sobre Como perder a timidez?
Resultado de imagem para Timidez / Fobia social - Como perder a Timidez.

Como perder a timidez e ser mais confiante?

A pessoa tímida passa muito tempo analisando seu nervosismo e seus momentos de bloqueio que acaba se esquecendo de observar o mundo ao ser redor e meios de como se tornar mais confiante.
Para perder a timidez e se tornar mais confiante, a dica é lembrar que você não está só, pois a maioria das pessoas prefere morrer a falar em público, mude sua forma de pensar e deixe de lado os pensamentos pessimistas e negativos em relação a ações de interação social, nunca desista de tentar se socializar ou falar em público, mesmo que passe por momentos de constrangimentos, melhore sua autoimagem, autoconfiança e autoestima e, por fim, não se leve tão a sério, aprender a rir de suas gafes e defeitos é uma maneira de se sentir melhor e se tornar interessante e muitas vezes engraçado aos olhos dos outros.
Se perder a timidez está mais difícil do que se imagina, uma opção é procurar por ajuda de profissionais, como, por exemplo, um psicólogo que irá lhe ajudar a encontrar uma maneira de melhorar a timidez.
Quer saber mais sobre como perder a timidez? 
Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

*O material deste site é informativo
Fonte: http://www.zun.com.br/
Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/


Compartilhe com seus amigos...


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...