terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Dia a Dia - Além da fronteira

Resultado de imagem para Metro rapido

Estava no metrô voltando pra casa, quando entrou um rapaz que parecia ser um "vendedor ambulante", ou como dizem um "marreteiro", isto, pela sua aparente desconfiança ao entrar no vagão. 
Porém, ao começar a falar, se apresentou como imigrante colombiano, falando espanhol misturado com português, e dizia que não estava ali para vender, ou pedir, mas sim, para ser visto como um trabalhador, e para receber alguma ajuda, de qualquer quantia, e em troca, entregaria um folheto para leitura de uma história relacionada ao seu país.
Vou colocar algumas coisas que guardei de seu discurso, sem opinar ou colocar algum jugo moral sobre elas, mas que penso ser interessante compartilhar.
Ele dizia:
"Eu saí da Colômbia porque lá existem grupos guerrilheiros, como a FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Eles estavam agindo com atos terroristas, na região onde eu morava, em trens, ônibus e etc".
"Sou um imigrante colombiano e digo à vocês que o Brasil é um "paraíso". Aí você que é brasileiro deve pensar, como estou falando que aqui é um "paraíso", se este lugar tem corrupção, desemprego, e etc? Então eu respondo à você que quando nós, de alguns imigrantes, dizemos isso, não estamos nos referindo ao quanto de dinheiro iremos ganhar aqui, mas sim, o quanto de paz e tranquilidade teremos para sair de casa, sem ter medo de terroristas".
Quando ele terminou seu discurso e vendas, eu o chamei e lhe perguntei acerca da FARC, para se possível, aprender algo mais sobre essa organização. Porém, ele olhou para mim e disse: "eu não entendo muito bem sobre isso; não sei se são comunistas, ou outra coisa do tipo, só sei que eles dizem ser a favor do povo, mas matam o povo para atingir o governo".
Eu apenas lhe agradeci, e ele foi chamado por outro passageiro que iria adquirir o seu folheto, em troca de algumas moedas.

Daniel Natali

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...