sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dia a Dia - Não existem super homens, nem micro homens

Resultado de imagem para inveja pessoas
 
Por Rabino Nilton Bonder

"A inveja é uma raiva. E ela é sempre deslocada do objeto de raiva: nós mesmos. Como é difícil dirigir a raiva para nós mesmos, projetamos essa raiva naqueles que, acreditamos, realizam ou possuem o que gostaríamos de realizar ou possuir. A força destrutiva da inveja está no fato de que é um sentimento que não se exaure. Nunca ficamos satisfeitos, pois essa raiva não nos mobiliza a conseguir o que queremos. Ao contrário, ela apenas nos faz desejar que todos 'usufruam', como nós, da frustração de não alcançar os objetivos invejados.

Identificar a própria inveja é parte de uma atenção que devemos cultivar. Preste atenção em sua alegria, se está satisfeito ou não. Veja se tem tendência a culpar alguém ou a se sentir desencorajado quando vê outro alcançando o que você gostaria de ter. Já o dissipar da inveja depende de uma compreensão mais refinada do mundo e da vida. Todos os seres humanos são batalhadores, sobreviventes da tentativa de gerenciar suas vidas da forma mais agradável e significativa possível. Mas não conheço ninguém que tenha terminado essa tarefa. Não há super-homens - e nem micro-homens: somos todos companheiros da mesma experiência. Todos possuímos na saúde o único bem que merece ser invejado - a vida. É irrelevante o que um tem ou deixa de ter quando se conhece e se entende a vida e os seres humanos. Conheça-os melhor, e a inveja decrescerá."

Daniel Natali

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...